Como instalar o filtro anti-spam SpamAssassin usando cPanel

Nesse vídeo a gente vai ensinar a usar o filtro de SPAM do Cpanel. O Spam Assassin.

Primeiramente a gente vai acessar o painel do cliente HomeHost, e em seguida vamos acessar o painel de controle Cpanel.

Dentro do Cpanel a gente vai descer um pouco a tela até encontrar essa opção: “Apache SpamAssassin”.

Dentro dessa opção, pra gente habilitar o filtro de SPAM a gente vai clicar em “Habilitar Apache SpamAssassin”.

Pronto. O nosso filtro de SPAM está habilitado.

A gente vai clicar em voltar.

O filtro de SPAM trabalha sempre com pontuação. A pontuação vai de 1 a 10. Se a pontuação for baixa ele vai tratar como SPAM qualquer tipo de mensagem com risco baixo, se a pontuação dor alta ele vai só considerar SPAM apenas as mensagens que possuam conteúdo muito ofensivo.

Aqui nessa opção a gente pode configurar para ele excluir automaticamente tudo que seja SPAM. Por padrão, o sistema não vai excluir as mensagens que sejam consideradas SPAM. Ele vai colocar antes do assunto o texto de identificação “SPAM”, ou seja, apontando que provavelmente trata-se de um SPAM.

Aqui nessa opção a gente pode selecionar o grau de severidade para excluir essa mensagem ou não. Por exemplo, valores baixos como 1 ou 2, tornam o SpamAssassin mais agressivo, ou seja, com apenas poucos critérios um email já é considerado Spam. A probabilidade de uma mensagem ser considerada Spam fica muito alta. Se a gente colocar uma pontuação de 9 ou 10, o filtro torna-se menos eficaz, ou “conservador”, considerando um número muito menor de mensagens como Spam.

Então a gente recomenda sempre que se coloque a pontuação em 5.

Em seguida a gente pode clicar em “excluir spam automaticamente”, ou seja ele vai automaticamente deletar as mensagens que sejam consideradas por ele como spam.

Vamos clicar agora em voltar.

A gente tem a exclusão automática habilitada. Podemos vir a desabilitar essa exclusão automática clicando aqui em “desabilitar spam automaticamente”. Ou seja: ele vai desabilitar a exclusão desse spam. Vamos voltar agora.

Uma outra opção muito interessante que ele tem também, é a configuração avançada do SpamAssassin, nessa opção a gente pode colocar automaticamente alguns emails na blacklist, ou seja, email de alguns destinatários que a gente não quera receber. E também a gente pode colocar emails de whitelist. Ou seja: algumas contas de emails que sempre mandem mensagem pra gente e a gente queira autorizar sempre. Ou seja, algum destinatário que possa estar sujeito a ser considerado spam, e a gente queira confiar neles. Basta que a gente coloque aqui.

Por exemplo. Vamos colocar aqui o email da homehost. comercial@homehost.com.br e vou salvar. Pronto, a configuração básica do antisspam é essa.

Apenas resumindo. Nessa seção você habilitar ou desabilitar o antisspam, e na opção filtro você pode configurar a exclusão automática de mensagens.

Muito obrigado por terem assistido. Esperamos que tenha sido útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat