[Resolvido] Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado.

Em 2020, a Microsoft descontinuou as atualizações e o suporte para o Windows 7. Por isso, algumas correções podem ser necessárias no Outlook 2010 e versões anteriores). Este artigo ensina 4 possíveis soluções para este erro em seu email.

Este erro ocorre, pois, o Windows 7 não possui suporte ao TLS 1.1 e 1.2. TLS é um tipo de protocolo seguro para envio e recebimento de emails, similar ao SSL.

Para os usuários do Windows 7, o seguinte erro pode surgir no Outlook:

Fazer login no servidor de entrada de emails (POP3): Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado. Tente alterar o método de criptografia. Contacte o administrador do servidor de email ou o provedor de serviços de Internet para obter mais assistência.

A seguir, um print demonstrando este erro no Outlook:

Solução 1: Instalar uma atualização para o Windows 7

A forma mais simples é instalar esta atualização em seu Windows 7, para habilitar as versões 1.1 e 1.2 do TLS. Recomendamos acessar este link e ler atentamente os passos para fazer a atualização. O mais apropriado é a substituição para o Windows 10 que ainda recebem atualizações de segurança da Microsoft.

Solução 2: Upgrade para o Outlook 2013

As versões do Outlook 2010 e 2007 possuem brechas de seguranças conhecidas. O Outlook 2013 ou já possui as versões 1.1 e 1.2 do TLS implantadas e ainda recebem atualizações de segurança da Microsoft.

Solução 3: Migrar para o Thunderbird

O Thunderbird é um aplicativo gratuito e bastante usado atualmente. Ele possui atualizações automáticas, e possui total suporte a todas as versões do TLS. Além disso, o Thunderbird possui uma ferramenta que lhe ajuda a migrar seus emails e contatos do Outlook 2010.

Solução 4: Usar o Webmail

O Webmail funciona a partir do servidor de hospedagem de sites. Dessa forma, não depende do uso do protocolo TLS. Além disso, é compatível com qualquer sistema operacional e qualquer navegador.

Através deste artigo você pode ver maiores instruções sobre como usar seu Webmail.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!