Dicas de como fazer um site responsivo

Aqui na Homehost nós nos preocupamos com vários pontos de performance do seu site. Prova disso foi criar um artigo inteiramente dedicado para os 8 erros que você nunca deve cometer ao criar um site. Dentre todos os erros, um dos mais graves é não fazer um site responsivo. Portanto, aprenda hoje como e quais são as nossas dicas para você arrasar neste quesito.

O que é um site responsivo?

Segundo vários estudos realizados nos últimos anos, a cada dia que passa mais pessoas acessam sites via conexões móveis no Brasil e no mundo. Sendo que estes números só crescem, pois várias tecnologias estão cada vez mais acessíveis, como por exemplo smartphones populares custando bem pouco, maior cobertura de sinal 3G das operadoras, além da popularização da banda larga.

Mas afinal, o que tudo isso tem a ver com o seu site? Simples, o seu site precisa ser responsivo para contemplar todos os públicos, principalmente quem acessa via smartphones.

Um site responsivo tem o seu layout e conteúdos adaptado para múltiplas telas, sejam elas em PC, notebook, celular, tablet, etc. Com esse efeito o conteúdo muda de posição, tamanho, cor e o que mais você precisar, tudo isso para maximizar a experiência de navegação do usuário.

Mas como você pode fazer tudo isso? Confira a seguir!

Como fazer um site responsivo?

Entenda que, seu site é composto por colunas e, quanto maior a tela mais colunas ele pode conter. Portanto, quanto menor a tela, você precisa criar layouts com menos colunas, facilitando a construção mobile.

Resuma também os conteúdos e contemple apenas o que for extremamente essencial. Por exemplo, sua história completa e uma linha do tempo da empresa é muito legal, mas para dispositivos menores você pode criar uma versão pocket de tudo isso.

Repense o uso de imagens e vídeos, pois um site responsivo deve ser sucinto, direto, leve e fácil de carregar!

Pense também em uma navegação confortável, com fontes não muito pequenas e nem muito grandes. Além disso, os botões devem ser bem localizados e visíveis, pois pontos de interação escondidos podem ser bem chatos de operar via mobile.

Vantagens de fazer um site responsivo

– Melhora experiência do usuário;
– Otimiza marketing e SEO;
– Permite melhor posicionamento no Google;
– Atrai mais pessoas;
– Agrada todos os públicos.

Entendeu a importância e como você pode fazer um site responsivo? Agora que você já sabe todos os detalhes desta sacada conte com a Homehost para criar, hospedar e registrar o seu site!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!