Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada: 13 dicas para 2024

Ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada é um tema que está em alta nos últimos tempos. Hoje em dia é bem possível ter independência financeira e renda extra na internet. A internet oferece uma gama de oportunidades.

Este artigo dá exemplos práticos, indicando sites e métodos para se ganhar dinheiro na internet.

Entretanto, como podemos diferenciar o legítimo da fraude em meio ao vasto oceano digital? Vamos dar aqui várias dicas práticas, com exemplos e casos reais para você ganhar dinheiro de verdade.

Em suma, os tópicos de 1 a 9 deste artigo vão inicialmente apresentar 9 ideias de negócios. A maioria delas não exige nenhum investimento. E após isso, os tópicos 10 a 13 vão indicar estratégias práticas – que são quase “receitas de bolo” para empreender na internet.

Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada
Foto: Freepik

A internet pode ser uma terra de oportunidades. Contudo, ela é igualmente um campo minado de “esquemas” de dinheiro rápido e fácil. Afinal, quem nunca se deparou com uma promessa de ganhar dinheiro rápido com apenas alguns cliques?

Muitas dessas histórias terminam em um golpe. Mas não se desespere! Neste artigo, vamos oferecer um guia para ajudá-lo a navegar por essas águas incertas.

Aqui, você irá aprender gerar renda com honestidade e ganhos reais.

autor gustavo

Gustavo Carvalho

“Esse é um dos artigos mais inspiradores no blog da Homehost. Ele traz exemplos reais e práticos. Minha primeira dica é fugir de propostas de ganhos rápidos e fáceis demais. Todo ganho virá do seu trabalho e conhecimento. Leia muito.”

Lembre-se de que a segurança vale mais do que qualquer promessa vazia.

Portanto, abordaremos as principais tendências e setores para começar a trabalhar online e criar uma renda extra. Tudo sem precisar sair do conforto do seu lar.

Agora, é hora de arregaçar as mangas e mergulhar no universo das oportunidades online! Afinal, este é apenas o começo da sua jornada para ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada. Pronto (a) para embarcar nesta viagem conosco e transformar sua vida financeira? Então, vamos lá!

Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada: ideias para começar

Por exemplo, vários sites apresentam vários trabalhos para profissionais de diferentes áreas.

Entretanto, se você preferir outra forma de gerar renda comprovada pela internet, existem também sites de pesquisas remuneradas e muito mais.

Redatora trabalhando no notebook , explicando como ganhar dinheiro na internet
Foto: Freepik

Essas são apenas algumas ideias do que a internet tem a oferecer para aqueles dispostos a obter ganhos extras. Cada caminho tem suas dicas, mas todos eles têm algo em comum. A promessa de ganhar dinheiro na internet de maneira honesta e comprovada.

Contudo, lembre-se: a chave para o sucesso é a pesquisa, o planejamento e a perseverança.

Portanto, vamos poupar seu trabalho e ir direto ao ponto. Fizemos um apanhado de ideias para você aprender como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada. Vamos lá?

1 – Plataformas para trabalhos freelancer

Para muitos profissionais, a liberdade de trabalhar como freelancer é um sonho.

E a internet é a ferramenta que torna isso possível. Em sites como Upwork, GetNinjas, 99Freelas e outros similares, você pode conectar-se a um universo de oportunidades.

Essas plataformas unem vagas de freelancer a pessoas e empresas buscando por serviços. Eles abrangem uma ampla gama de habilidades, de programação a design gráfico, de redação a consultoria. Seja qual for o seu talento, existe um mercado para isso.

Trabalhar como freelancer é uma excelente opção para quem busca como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada. Além disso, você tem a liberdade de definir sua própria carga horária. Dessa forma, pode escolher projetos que lhe interessam e, mais importante, trabalhar de onde quiser.

Trabalhos para freelancer

Se você está pensando em se aventurar no mundo do trabalho freelancer, há várias opções para considerar. Por exemplo, se gosta de escrever, pode se tornar um redator ou revisor, criando conteúdo para blogs e redes sociais. Se tem habilidades de design gráfico, pode criar logotipos, banners e ilustrações atraentes.

Para os que entendem de programação, projetos que envolvem a criação de websites e aplicativos são uma opção. Além disso, se possui conhecimentos em marketing digital, pode oferecer consultoria em áreas como SEO e redes sociais. Se fala mais de um idioma, oferecer serviços de tradução é uma possibilidade.

E se é um bom professor, aulas particulares online em várias disciplinas são uma alternativa. O mundo do trabalho freelancer oferece diversas oportunidades para explorar suas habilidades e paixões.

2 – Sites de Pesquisas Remuneradas

Nunca subestime o poder da sua opinião, especialmente na era digital. As empresas valorizam imensamente os insights dos consumidores e, frequentemente, estão dispostas a pagar por eles. 

pesquisas google

Isso mesmo, sua opinião pode se transformar em uma forma honesta e comprovada de ganhar dinheiro na internet. Mas, como?

Existem várias plataformas online que oferecem recompensas em troca de participação em pesquisas. Vamos conhecer algumas delas:

  • Google Opinion Rewards: Neste programa, suas opiniões resultam em créditos para gastar na Play Store. Quanto mais pesquisas responder, mais você ganha!
  • LifePoints: A partir do momento do cadastro, você pode começar a somar pontos respondendo a pesquisas enviadas diretamente para o seu e-mail. Estes pontos podem ser convertidos em dinheiro ou vales-presente, com a opção de pagamento até mesmo em dólar.
  • PiniOn: Oferece a chance de ganhar dinheiro avaliando marcas, produtos e serviços pelo seu smartphone. Cada análise realizada pode render uma média de 25 centavos, contribuindo para uma renda extra.

Então, está pronto para transformar suas opiniões em lucro? Além de gerar uma renda extra, você terá a chance de impactar os produtos e serviços que empresas ao redor do mundo oferecem.

3 – Vender Produtos Usados Online

Você sabia que pode haver tesouros escondidos na sua casa? A internet pode transformar o que você não usa mais em dinheiro! 

Na era digital, o comércio de itens usados cresce a cada dia. Agora, contamos com o equivalente a brechós online, mas que vão além das roupas e calçados. Gadgets e outras utilidades também entram na lista.

Essa é uma tática inteligente para ganhar dinheiro na internet. Afinal, você pode lucrar com o que já não usa mais. Mas, as possibilidades não param por aí. Se você é do tipo que adora negociar e vender, pode expandir o negócio.

Em outras palavras, você pode financiar novas aquisições para sua loja virtual.

Se a ideia de ter um e-commerce te assusta, tenha calma! Plataformas digitais podem te ajudar. Elas ficam com um percentual das vendas, mas dão todo o suporte necessário.

Veja algumas opções de plataformas:

  • Enjoei
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Facebook Marketplace
  • Instagram

4 – Crie um canal no YouTube com ajuda de bancos de vídeos gratuitos

Na era da informação visual, o vídeo tornou-se o rei do conteúdo. Com um pouco de criatividade e os recursos certos, você pode criar vídeos. Eles cativam, educam e entretêm, tornando-se uma fonte de renda legítima na internet. Mas como?

criar um canal no youtube e monetizar

O YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, oferece uma oportunidade incrível de ganhar dinheiro na internet. Ao criar e compartilhar conteúdo atraente, você pode atrair uma base de seguidores. Com ela, pode monetizar seu canal através de anúncios, parcerias e muito mais.

Mas você pode estar pensando: “Eu não tenho equipamento ou habilidades de gravação de vídeo”. Aqui é onde os bancos de vídeos gratuitos entram em jogo. Sites como Pixabay e Pexels fornecem uma vasta biblioteca de clipes de vídeo gratuitos. Eles são de alta qualidade, e você pode usar para criar seu próprio conteúdo.

Então, esteja você ensinando habilidades, compartilhando opiniões ou apenas fazendo as pessoas rirem, temos uma ótima dica. O YouTube e os bancos de vídeos gratuitos podem ser o seu trampolim para ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada.

autor gustavo

“O YouTube demanda muita dedicação e constância nas publicações. Para ganhar assinantes e mais visualizações, recomendo seguir um calendário de publicações. Por exemplo, criar toda semana ou todo mês ao menos um vídeo novo.” – comenta Gustavo Carvalho

5 – Ganhe Dinheiro com Fotografias Online

Se você tem uma paixão por fotografia, seja profissional ou amador, pode transformar essa habilidade em dinheiro de verdade na internet. 

Como? Vendendo suas fotos online, e o melhor, você pode gerar uma renda passiva com isso!

Há diversas plataformas reconhecidas onde você pode vender suas fotografias. Por exemplo, o Shutterstock é um site popular para venda de imagens e vídeos. Ele permite que você ganhe uma porcentagem das vendas, que varia de 15% a 40%.

Outra plataforma valiosa é o Getty Images. Esta plataforma é conhecida por suas imagens de alta qualidade, usadas amplamente por jornais e grandes empresas. Nele, você pode ganhar até 20% do valor de venda das suas fotos.

Além disso, não podemos deixar de mencionar o Adobe Stock. Ele paga 33% em royalties ao fotógrafo, e permite que você venda a mesma foto em outros sites, já que não exige exclusividade.

6 – Programas de Marketing de Afiliados

Programas de marketing de afiliados são uma maneira comprovada de ganhar dinheiro na internet. Você promove produtos ou serviços de terceiros e recebe comissões por vendas realizadas através dos seus links.

Por exemplo, ao divulgar um curso online, a cada inscrição feita através do seu link, você recebe uma comissão. Quanto mais pessoas você atrair, maior será o potencial de ganhos.

Da mesma maneira, nós contamos com um programa de afiliados muito rentável. Ele pode auxiliá-lo a ter a renda extra que você tanto deseja.

Portanto, ao se cadastrar, você terá acesso aos nossos serviços para promover.

É recomendável aderir a um programa de afiliados que ofereça suporte e ferramentas. Como o nosso, onde você pode promover serviços de hospedagem, registro de domínio, entre outros.

Após o cadastro, você recebe um link exclusivo para compartilhar em seus canais de comunicação. Cada vez que uma compra é feita através do seu link, você recebe uma comissão.

7 – Venda de cursos online

No universo digital, os cursos online se destacam como uma oportunidade lucrativa e em alta demanda.

Seja você um especialista em qualquer área, existe um público ansioso para aprender com você. Por exemplo, inglês, personal trainer ou professor de disciplinas de concursos públicos.

vender um curso na udemy para ganhar dinheiro

Se você possui expertise em uma área específica, por que não compartilhar seu conhecimento e lucrar com isso? Criar e vender cursos online em um sistema EAD (Ensino a Distância). É uma excelente maneira de ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada.

Ao criar um curso online, escolha um tema que desperte o interesse do público.

Dessa forma, você poderá entregar um conteúdo de qualidade e relevante para seus alunos. Dessa forma, você poderá entregar um conteúdo de qualidade e relevante para seus alunos.

Existem várias plataformas onde você pode publicar seus cursos online e alcançar um público amplo. Alguns exemplos populares são Udemy, Coursera, Teachable e Hotmart. Essas plataformas oferecem ferramentas para criação, hospedagem e venda de cursos, além de permitir que você alcance potenciais alunos em todo o mundo.

autor gustavo

“Para criar cursos online, é importante também ter um bom perfil nas redes sociais. Você precisará demonstrar ser especialista no assunto. Fale sobre seu curso também fora das plataformas. Faça lives no YouTube e Instagram falando sobre seu infoproduto. Entregue alguma parte pequena do seu conteúdo de forma gratuita nessas lives.” – comenta Gustavo Carvalho

8 – Venda de um site pronto (com domínio próprio)

A venda de sites prontos é uma opção lucrativa na internet, incluindo design, conteúdo e ferramentas para revenda. Pessoas e empresas compram sites prontos para iniciar ou expandir sua presença online.

Ao criar um site para vender, é crucial escolher um nicho de mercado relevante e em demanda. Invista em um design profissional e responsivo, adaptado para diferentes dispositivos e telas. Um site atraente e fácil de navegar tem mais chances de atrair interessados.

Produza conteúdo de qualidade para a plataforma, como artigos, imagens, vídeos ou outros formatos relevantes para o nicho. Isso atrai visitantes e valoriza o site para compradores em potencial.

A Homehost pode ser sua aliada na venda de sites prontos com domínio próprio. Oferecemos suporte técnico e recursos para garantir o bom funcionamento do site e domínio.

Com nossa infraestrutura robusta, o seu site estará em boas mãos, com alto desempenho. Isso é fundamental para conquistar a confiança dos compradores e aumentar o valor do seu site ao vendê-lo.

9 – Como criar seu próprio site ou blog usando o WordPress

Um site oferece uma sólida presença digital e diversas oportunidades de renda. Com apoio, você pode registrar um domínio e hospedar seu site de acordo com seu nicho de mercado. Controle seu conteúdo e estratégia.

O WordPress é uma das ferramentas mais populares para criar sites, adequada tanto para iniciantes como para desenvolvedores.

Com seus plugins, o WordPress permite personalizar seu site. Tudo de acordo com suas necessidades, tornando-o uma escolha sólida para quem busca formas honestas e comprovadas de ganhar dinheiro na internet.

Como monetizar um site ou blog

Agora, vamos ao que interessa: como monetizá-lo? Existem várias estratégias eficazes. Por exemplo, uma delas é a venda de produtos ou serviços próprios. Seja você um artesão vendendo peças únicas, um consultor oferecendo seus dotes ou um famoso que compartilha suas dicas em um blog.

temas de wordpress, ganhar dinheiro montando um site

Outra estratégia comum é a colocação de anúncios em seu site. Dessa forma, através de plataformas como o Google AdSense, você pode ganhar dinheiro cada vez que um visitante clica em um anúncio em seu site.

Também existe a possibilidade de criar conteúdo exclusivo para membros premium. Os usuários pagam uma taxa para acessar esse material. O conteúdo pode ser qualquer coisa, desde artigos, webinars, podcasts, até cursos online.

plugins wordpress

Essas são apenas algumas das inúmeras formas de ganhar dinheiro com seu site. Lembre-se, o importante é encontrar o que funciona melhor para você e para o seu público-alvo.

Este artigo explica em detalhes como criar um site em WordPress.

10 – Como criar uma loja virtual, usando o Woocommerce, do WordPress

A alavancagem de seu negócio online pode estar a um passo de distância com o WooCommerce. Essa extensão do WordPress pode transformar seu site em uma loja virtual.

O que você vende? Pode ser qualquer coisa! Por exemplo, produtos físicos, infoprodutos ou assinaturas de conteúdo – o WooCommerce é a escolha certa!

Com esse plugin, você tem uma gama de opções para pagamento. Cartão de crédito, débito, boleto bancário ou PIX.

Ou seja, seus clientes terão liberdade de escolha. Então, suas preferências de pagamento não serão um obstáculo.

Passo a passo para criar seu e-commerce com o Woocommerce

Criar uma loja virtual com WordPress é simples e rápido. Além disso, é econômico, pois permite o uso de plugins gratuitos.

  1. Instale o plugin WooCommerce no seu site
  • Acesse a página principal do seu site WordPress e vá para “Plugins” > “Adicionar Novo”.
  • Procure por “WooCommerce” e instale o plugin.
  • Ative o plugin.
instalar plugin no wordpress
  1. Configure o WooCommerce
  • Acesse a opção WooCommerce na barra lateral.
  • Configure as informações gerais, como região do negócio, frete e moeda.
  • Personalize as opções de medidas, controle de inventário e cupons de desconto.
montar uma loja online com o woo commerce
  1. Cadastre seus produtos
  • Na aba de produtos, crie categorias e cadastre os produtos com descrição e estrutura de URL.
  1. Defina opções de pagamento e envio
  • Escolha as opções de pagamento, como cartão de crédito e boleto.
  • Utilize plugins para adicionar opções de pagamento, como o Stripe ou PayPal.
  • Use o WooCommerce Correios, para configurar as opções de envio com os Correios.
formas de pagamento woocommerce

Com esses passos simples, você estará pronto para começar a vender seus produtos online de forma eficiente e integrada ao seu site WordPress.

11 – Como vender seus cursos online

No vasto universo digital, há um nicho que se destaca pela crescente demanda e potencial de lucro: os cursos online. Seja você especialista em inglês, personal trainer ou professor de disciplinas de concursos públicos: existe um público ansioso para aprender com você.

Os cursos online abrangem todos os setores. De finanças pessoais a saúde, de gastronomia a jardinagem. E para aqueles focados no mundo acadêmico, conteúdos voltados para o Enem e vestibulares estão sempre em alta.

Possui expertise em uma área específica? Então, por que não compartilhar seu conhecimento e ainda lucrar com isso? Criar e vender cursos online em um sistema EAD é um excelente caminho para ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada.

Mas lembre-se, escolha um assunto que não apenas desperte o interesse do público. Opte por algo que também esteja alinhado ao seu próprio conhecimento e habilidades. Dessa forma, você garante a entrega de um conteúdo de qualidade e relevante para seus alunos.

Como fazer upload de curso na Hotmart

Com sua ampla gama de recursos e sua popularidade no mercado, a Hotmart se destaca. Ela é uma das principais opções para aqueles que desejam ingressar no mercado de cursos online.

Agora, confira um passo a passo para subir seu curso online e começar a ganhar dinheiro de forma honesta e comprovada pela internet.

  1. Acesse sua conta na Hotmart através do link: https://app.hotmart.com/login.
  2. No menu lateral, clique em “Produtos” e, em seguida, em “Sou produtor(a)”.
  3. Selecione o produto desejado.
  4. Acesse a “Gestão do curso”.
  5. Clique em “Acessar a gestão do curso pela Hotmart”.
  6. No menu lateral esquerdo, clique em “Conteúdo”.
  7. No canto superior direito, clique no ícone de “subir arquivos”.
  8. Selecione os arquivos que deseja fazer o upload.
  9. Os arquivos serão salvos na biblioteca.
vender um curso no hotmart

12- Como vender espaço publicitário em site ou blog

Quando se trata de aprender como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada, os sites são verdadeiras minas de ouro. Sabe por quê? 

Você pode vender espaços publicitários no seu portal ou blog e gerar uma renda interessante para a sua conta bancária.

Estratégias para monetizar seu site

A seguir, confira algumas estratégias práticas para monetizar a sua plataforma online.

  • Alocação de banners: Essa é a forma mais tradicional. Os anunciantes enviam códigos ou imagens com links para serem adicionados em locais acordados. Há diferentes formatos de banners, como 468×60, 728×90, 300×250, 336×280 pixels, entre outros.
  • Venda de links: Nessa modalidade, os anunciantes compram links que podem ser inseridos no menu de navegação ou dentro do conteúdo do site. Eles escolhem palavras-chave relevantes para associar aos links. É importante estar ciente de que a venda de links pode levar a penalizações por parte dos mecanismos de busca.
  • Resenhas patrocinadas: Nesse formato, o próprio anunciante ou o dono do site escreve um artigo falando sobre um site ou produto específico. Normalmente, as resenhas patrocinadas são mais comuns em blogs.

13 – Como criar seu canal no Youtube

O YouTube se tornou uma plataforma incrível para compartilhar vídeos e também uma fonte lucrativa de renda para muitas pessoas.

Descubra como monetizar seu talento, alcançar um público global e criar uma fonte de renda sustentável através do YouTube.

Passo a passo para criar um canal no YouTube e postar seu primeiro vídeo

  1. Acesse o site do YouTube e faça login na sua conta do Google. Se você não tiver uma conta do Google, clique em “Criar conta” e siga as instruções para criar uma.
  2. Após fazer login, clique no ícone do seu perfil, localizado no canto superior direito da página. No menu suspenso, clique em “Criar um canal”.
  3. Na próxima tela, você terá a opção de criar um canal pessoal. Pode também usar uma conta existente para criar um canal de marca ou negócio. Escolha a opção desejada.
  4. Insira o nome do canal e faça algumas configurações adicionais como foto de perfil e uma imagem de capa.
  5. Após definir as configurações iniciais, o seu canal estará criado. Agora é hora de personalizá-lo. Clique no ícone do seu perfil novamente e selecione “Seu canal” no menu suspenso.
  6. Na página do seu canal, clique em “Personalizar canal”. Aqui você pode editar e adicionar informações sobre o seu canal, como descrição, links para redes sociais e tags relevantes.
  7. Agora é hora de adicionar vídeos ao seu canal. Clique em “Criar” no canto superior direito da página e selecione “Fazer upload de vídeo”. Selecione o vídeo que deseja enviar do seu computador e aguarde o processo de upload ser concluído.
  8. Adicione um título, descrição, tags e miniatura.

autor gustavo

“Leia muito. Invista pelo menos 5% do seu dia em leitura. O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você. O conhecimento é essencial para se ganhar dinheiro, em qualquer área. Seja um eterno curioso. Se alie a pessoas que lhe tragam valor.” – conclui Gustavo Carvalho

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Camila Costa

Camila Costa

Publicitária, tem dedicado mais de 8 anos de sua carreira à paixão pela redação. Especialista em diversos temas, destaca-se por sua predileção pelo empreendedorismo. Quando não está imersa no universo das palavras, Camila gosta de se perder em um bom filme, maratona de séries ou curtir uma boa música, sempre acompanhada de Baloo, seu Labrador, com quem adora aproveitar cada momento livre.

Contato: camila.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!