Como instalar o Magento usando cPanel

Nesse tutorial você vai aprender como instalar o Magento. Uma das mais conhecidas e melhores plataformas de e-commerce (loja virtual) disponíveis no mercado.

O primeiro passo é acessar o painel de controle e clicar para entrar no cPanel.

Desça até o final da tela até localizar a opção “Softáculos”. Aqui você poderá ver todas as opções disponíveis de aplicativos para instalar pelo Softáculos. Navegue pelo menu lateral (seta da direita) até localizar o ícone “Magento” e clique nele.

Na sequência localize e clique no botão “Instalar”.

Você pode escolher a versão que deseja instalar. Por exemplo ele dá opções como as versões 1.9.2.2, 2.0.0 e assim por diante. Nós vamos escolher a versão 1.9.2.2 que é a versão mais estável hoje disponível. (Se estiver vendo esse tutorial muitos meses após a sua publicação, verifique na internet se já há versões mais recentes que sejam bastante estáveis).

Na opção “Directório” você pode escolher a pasta onde será instalado o Magento. Se você por exemplo não colocar nada ele será instalado na raiz do seu site, ou seja, em seudominio.com. Se você escrever “Magento”, ele irá instalar a sua loja em seudominio.com/Magento.

Como trata-se de um testes vamos manter a pasta “Magento”.

Agora desça a tela até “Site Settings”. Na opções “Asmin Path” coloque o link do administrativo dele, ou seja, por padrão ele será instalado “admin123”. Isso significa que ele será instalado em seudominio.com/magento/admin123. Você pode alterar livremente isso.

Agora desça até “Admin Account”.Aqui você irá configurar o login e senha do administrador. Escolha os seus.Logo abaixo insira o primeiro e último nome do administrador.E depois o email do administrador. É muito importante que ele esteja correto pois ele será usado em caso de recuperação de senha.Antes de finalizar a instalação, logo abaixo do botão “Instalar”, insira o seu email. Este será o email que receberá os detalhes de login e senha do seu Magento. Guarde esse email com cuidado.Clique em “Instalar”.Agora ele está instalando os arquivos da sua loja virtual. Aguarde o término da instalação.
Após aparecer na tela a mensagem “Sotware instalado com sucesso”, note que logo abaixo ele informa o caminho da loja (o endereço escolhido por você) e o endereço do administrativo da sua loja virtual.

Agora abra uma nova aba no seu navegador, digite o endereço da sua loja e clique em “ir” para fazer um teste e verificar se ela já está funcionando.

Agora você precisa entrar no administrativo para configurar o template, inserir os produtos, preços e todas as demais informações.Para isso basta você copiar e colar o link do administrativo do Magento (ver timecode 4:49) no seu navegador. Agora digite o seu login e senha.Agora você já está dentro do painel de administração da sua loja virtual, onde poderá fazer todas as suas personalizações e inserir seus produtos.
A instalação do Magento já está concluída!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!