Protegendo uma pasta de seu site com senha (sem usar htpasswd e htaccess)

O painel de controle cPanel possui uma ferramenta para criar uma área restrita em seu site. Ou seja, proteger uma pasta com login e senha. Essa ferramenta usa o htaccess e htpasswd do servidor web. Contudo, de forma muito mais fácil e simples.

Acessando o painel de controle

Primeiramente, acesse o painel de controle Homehost. Em seguida, clique em cPanel.

Em nosso teste, iremos proteger a pasta protegido em nosso site. No momento, essa pasta não possui proteção alguma, e pode ser acessada por qualquer usuário na internet. Neste exemplo, não há htaccess ou htpasswd configurado.

Protegendo uma pasta com login e senha em seu site

Primeiramente, no painel de controle cPanel, clique em Privacidade do diretório.

No cPanel, todo o conteúdo do site fica dentro de uma pasta principal, a public_html. Por isso, clique sobre public_html, para acessá-la.

Neste tutorial o nosso objetivo é proteger a pasta “protegido”. Dessa forma, vamos clicar em Editar ao lado do nome desta pasta.

Agora, marque a opção A senha protege este diretório. Em seguida, clique Salvar.

Após isso, você irá ver essa mensagem de sucesso. Clique em Voltar.

Configurando um login e senha para o diretório

Em seguida, defina um usuário e senha para esta pasta. Após isso, clique em Salvar.

Em seguida, você irá ver esta mensagem de sucesso. Clique em Voltar.

Nesta área você poderá ver os usuários autorizados. Caso necessite, pode excluir ou criar um novo usuário. Por fim, clique em Voltar.

Na lista de pastas, dentro da public_html, você agora pode ver um cadeado. Isso significa que a pasta já está protegida com login e senha.

Por fim, vamos testar a nossa pasta protegida. Sendo assim, vamos acessar o nosso site, e agora já podemos ver uma caixa de diálogo solicitando o login e senha. Somente usuários com login e senha poderão acessar este conteúdo.

Conclusão

Esse método explicado é uma forma fácil para proteger seu site. Ele protege pastas com login e senha, usando os métodos htpasswd e htaccess. Contudo, não são necessários conhecimentos técnicos.

Concluindo, somente pessoas com login e senha poderão acessar o conteúdo da pasta protegida.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!