PHP Isset: Tudo sobre essa função nativa do PHP

PHP Isset

Neste artigo vamos explorar a função PHP Isset. Portanto, teremos os seguintes tópicos:

O que é o PHP Isset

O PHP Isset é um função nativa do PHP que serve para saber se uma variável está definida. Ela basicamente verifica a existência de uma variável, e assim, retorna um valor boleano (true se for verdadeiro, e false se for falso).

15% OFF

Ou seja, caso uma variável não esteja definida, ela possui o valor nulo (null). Portanto, através da função php isset, ela irá retornar como falso.

Já se uma variável foi previamente definida, ela irá retornar o valor verdadeiro.

Geralmente a função php isset é utilizada em conjunto a um laço de repetição, como, por exemplo, a função if.

Vamos então ao exemplo abaixo:

Observe que nesse caso, a variável $var foi definida. Portanto, ao utilizar o PHP isset, retornaremos um valor boleano verdadeiro (true). Utilizando o var_dump() para poder imprimir no nosso navegador, teremos então o resultado: bool(true).

Ainda não tem um www

Vejamos agora o próximo exemplo, porém nesse caso não vamos definir a variável:

Nesse caso, a função isset() irá retornar o valor boleano falso. Portanto o resultado impresso na tela pela função var_dump() será bool(false).

Utilizando o PHP isset em um laço de repetição IF

Como explicado anteriormente, é muito comum que a função PHP isset seja utilizada dentro de laços de repetições, como, por exemplo, a função IF. Portanto, caso não conheça muito sobre o PHP e sobre o básico desta linguagem recomendamos a leitura do nosso artigo o que é PHP e também do nosso curso introdutório de PHP. Vamos utilizar agora um exemplo utilizando o laço de repetição if. Com a função IF precisamos criar uma condição boleana, que no nosso caso, usaremos o isset para retornar um valor boleano. Vejamos o exemplo abaixo:

Nesse caso, como definimos uma variável $var, teremos como retorno da função isset o valor boleano verdadeiro (true). Portanto, estará atendendo a nossa condição IF, então o bloco de comandos será executado normalmente. Dessa forma teremos como resultado impresso em nossa tela: minha variável existe.

Vamos ver outro exemplo da função php isset usando o IF e ELSE:

Dessa forma, observe que teremos como resultado impresso em nossa tela o mesmo que no exemplo anterior. Porém, vejamos no exemplo abaixo, onde não iremos declarar a variável:

Agora, a função php isset irá responder com o valor boleano falso (false), pois a variável não existe. Dessa forma, não atenderá a nossa condição if, portanto, o resultado será o bloco de comando contidos em else. Diante a isso, o nosso resultado impresso em tela será: a variável não existe.

Utilizando o isset em conjunto a um formulário HTML

Neste novo exemplo vamos criar um Formulário HTML e criaremos uma condição IF para verificar se o botão de enviar foi acionado. Portanto, utilizando o método POST, podemos recuperar informações dos campos do formulário através da variável $_POST[‘nomedocampo’]. Vejamos então a seguinte estrutura HTML e logo abaixo nosso código contendo nossa condição IF com o PHP Isset, que verificará a existência da variável $_POST[‘enviar’] e só assim, executará o bloco de comandos da condição.

Dessa forma, teremos, inicialmente, no nosso navegador o formulário html conforme a imagem abaixo:

Exemplo de PHP Isset no formulário HTML

Vamos então preencher os campos do formulário como no exemplo abaixo:

Exemplo de preenchimento do formulário

Finalmente, vamos clicar no botão enviar. Com isso, executaremos uma ação que irá gerar o valor da $_POST[‘enviar’], portanto, nossa função isset passará a ter o valor boleano verdadeiro (true). Dessa forma, nossa condição IF será atendida e executará o bloco de comandos. Utilizando os dados preenchidos conforme acima, teremos então como resultado impresso em nosso navegador:

Resultado final do nosso código utilizando if e php isset

Conclusão

Com tudo que foi apresentado anteriormente, provavelmente já está claro a vocês como funciona a função PHP isset e diversas formas que ela nos pode ser útil durante o desenvolvimento web de uma página profissional. Você pode estar estudando mais sobre o PHP através do W3C Schools ou através dos nossos artigos. Recomendamos a leitura dos seguintes artigos do nosso blog:

Aproveite também o nosso artigo sobre criar site profissional e descubra todas as vantagens de ter um site. Adquira agora mesmo seu Plano de Hospedagem na HomeHost e coloque seus projetos no ar!

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Web especialista em Front End apaixonado por tecnologia! www.instagram.com/rafaelmarquesdev/ linkedin.com/in/rafamarquesrmb/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat