Para Que Serve o Favicon?

Dentre todos os serviços prestados no mundo digital, a construção de sites é um dos mais complexos, pois envolve programação, códigos, arquitetura da informação, design, estudo das cores, SEO, entre vários outros fatores, e um deles é o Favicon. Aprenda o que é e para que serve essa ferramenta.

O que é o favicon?

Você está navegando pelo computador ou notebook? Reparou no íconezinho com o formato do nosso logotipo na parte esquerda da nossa aba? Aquele pequeno símbolo azul e laranja na parte superior da página.

Sabe aquele F azul do Facebook? Ou o G colorido do Google? Todos eles são favicons, que auxiliam na customização da aba, navegação e identificação do site.

Os favicons são pequenas imagens, normalmente no formato 16×16 pixels, compostas por letras, ícones ou logotipos que identificam o site da empresa.

A palavra favicon é de origem inglesa, oriunda da junção dos termos favorite e icon, ou seja, ícone favorito. Entendeu?

Qual é a função do favicon?

Os favicon não servem apenas para sinalizar uma aba, eles identificam a alma de um site, além de transmitir uma mensagem simbólica de branding para aquele domínio.

Resumindo, os favicons são parte integrante do branding digital das empresas, personalizando a navegação nos browsers.

Como criar um favicon

Normalmente, eles são compostos pelo logotipo da empresa ou algo que remeta à identidade visual do negócio. Portanto, parta desse princípio e não sofra riscos de errar.

Evite os favicons animados, pois não são nada funcionais e costumam apresentar falhas, ao invés disso salve o seu pequeno ícone em formatos .ico. Porém, com o avanço dos navegadores, já é possível salvar o seu favicon em formatos PNG., JPEG., entre vários outros.

O formato tradicional é o quadrado, de 16×16 pixels, porém alguns navegadores utilizam o formato 32×32 e, em raros casos, como na GoogleTV e no Chrome Web Store, os formatos podem variar para 96px ou 128px.

Para implementar o seu favicon basta acessar o painel de controle do seu serviço de hospedagem, acessar a barra de design e alterar o arquivo do favicon.

Entendeu o que é e para que serve essa ferramenta? Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da programação e construção de sites aqui no nosso blog. E caso precise de hospedagem conte com a especialista no assunto, conte com a Homehost.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat