Como criar um site de classificados no WordPress

Como Criar uma Página de Classificados no Wordpress

Nesse tutorial você poderá aprender como criar um site de classificados em WordPress, ou um site de anúncios em WordPress, e como administrá-la de forma rápida e simples. Antes de iniciar esses estudos é importante que você tenha pelo menos noções básicas de WordPress. Caso ainda não conheça e não saiba como utilizar o WordPress, recomendamos a leitura do artigo “Como Instalar o WordPress“, assim como “o que é CMS?“.

Você encontrará neste artigo os seguintes tópicos:

Preparando o Ambiente do site de Classificados WordPress

Inicialmente, é importante que você tenha instalado corretamente o CMS WordPress no seu servidor de Hospedagem.

Nesse tutorial utilizaremos a versão gratuita do tema “Astra”, porém, você pode estar utilizando outros temas de sua preferência. Não utilizaremos nenhum page builder, porém você pode estar utilizando page builders como o Elementor, Beaver Builder e outros.

Usaremos como objetivo criar uma página inicial com um site de classificados de profissionais. Nossa site receberá o nome de “Classificados WP”.

Instalação do Tema WordPress

Após finalizar a instalação do WordPress, ao entrar no painel de controle, através da url /wp-admin, você deverá realizar a instalação do tema. Para isso, vá ao menu Aparências e posteriormente selecione Temas.

Preparando o Ambiente do Classificados WordPress

Posteriormente clique em Adicionar Novo.

Instalação de Tema para o site de Classificados WordPress

Neste momento, você pode estar enviando o tema, através de um arquivo compactado, ou pode estar buscando pelo tema na base de dados do WordPress. No nosso caso, vamos estar buscando diretamente o tema. Basta digitar no campo “pesquisar tema…” o nome do tema que deseja. No nosso caso, estamos utilizando o tema Astra, porém fique a vontade para utilizar o que preferir.

Pesquisa de Tema para o site de Classificados WordPress

Clique então no botão “instalar” e aguarde. Assim que a instalação for concluída, clique em “ativar” para ativar o seu tema WordPress que utilizaremos no site de anúncios.

Instalação do tema Astra

Observe que agora, nosso site WordPress já passa a ter um novo visual.

Nesse tutorial, vamos fazer apenas algumas configurações básicas, porém, usuários que já conheçam bem o WordPress, poderá estar fazendo as modificações que desejarem em seu tema e no visual de sua página.

Instalação do Plugin de Classificados WordPress AWPCP

A instalação de Plugins no WordPress é constantemente utilizado para adicionar novas funcionalidades ao site. Portanto, para adicionar a funcionalidade de um site de classificados em WordPress, vamos utilizar um plugin. Existem diversos plugins que podem estar realizando bem as funções de um site de anúncios em WordPress. No nosso tutorial, escolhemos o Plugin AWPCP para isso, pois sua versão gratuita já disponibiliza de diversas funcionalidades, além de possuir uma interface fácil de entender mesmo por usuários inexperientes.

Para instalar um plugin, no painel do WordPress vamos em “Plugins” e posteriormente selecionamos “adicionar novo”.

Instalação de Plugin no WordPress

O processo é bem similar ao de instalação do tema. Pesquise por AWPCP e posteriormente clique em “instalar agora”

Instalação do plugin AWPCP - Classificados WordPress

Por fim, basta clicar em “ativar”. É possível que o plugin lhe ofereça algum conteúdo extra, solicitando que cadastre seu e-mail. Você não é obrigado a aceitar, porém, fica a seu critério.

Observe que agora, ao acessar a seção “Páginas” você perceberá que o plugin de Classificados WordPress criou automaticamente uma séria de páginas referente aos classificados.

Instalação do plugin AWPCP - Classificados WordPress

Só com a instalação do plugin, a página de classificados já está praticamente pronta. Porém, vamos entender melhor as funcionalidades do mesmo ao longo desse artigo.

Pagina Inicial de Exemplo de Classificados WordPress

Configurações Gerais do Site Classificados WordPress

Ao instalar o WordPress, muito provavelmente você já tenha realizados boa parte das configurações do mesmo, porém, vamos apresentar aqui algumas das modificações que fizemos:

No menu Configurações, há a opção Geral. Nas configurações Gerais, podemos alterar informações como o título da página, descrição, fuso horário utilizado, formato de data e hora, entre outros.

No caso da nossa página, utilizamos o título “Classificados WP” e a descrição “Site de Classificados de Profissionais” . Também alteramos o fuso horário para o fuso de São Paulo e os formatos de data e hora para os padrões brasileiros. Por fim, também deixamos marcado a opção “Qualquer pessoa pode se registrar” para permitir que as pessoas se cadastrem e criem seus próprios anúncios em nosso classificados.

Ao finalizar basta clicar em “salvar alterações”.

Configurações

Nas configurações de escrita não realizamos nenhuma alteração.

Em configurações de Leitura, fizemos uma alteração: queremos que nossa página inicial seja a do classificados. Como o próprio plugin já criou essa página, vamos então utiliza-la como página inicial.

Configurações de Leitura

Dessa forma, em “sua pagina inicial exibe” selecionamos a opção “uma página estática” e posteriormente selecionamos a página classificados. Você também pode alterar a página de posts (geralmente aplicada na página blog), assim como outras informações relacionada a postagens e indexação do site. Recomendamos não marcar a opção “Evitar que mecanismos de busca indexem este site”, pois isso pode fazer que seu site não seja encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Também não realizamos nenhuma alteração nas configurações de “Discussão” e de “Mídia”.

Nas configurações de Links Permanentes utilizamos a estrutura personalizada com a seguinte informação:

Configurando a URL do Site WordPress

Também não alteramos nada nas configurações de privacidade. Porém, recomendamos a utilização e criação de uma página contendo as políticas de privacidades do site.

Configurações de aparência do Site Classificados WordPress

Vamos agora fazer apenas algumas alterações simples na aparência do nosso site. Lembre-se que essas configurações e opções podem variar entre os diversos temas existente. No nosso caso, estamos usando o tema Astra na sua versão gratuita para configurar a aparência do nosso site.

Ainda assim, a maioria dos temas possui algumas configurações básicas similares. Portanto, vamos alterar apenas algumas informações básicas.

Para isso, no menu “aparência”, selecionamos a opção “personalizar”.

Personalizar Aparência Tema WordPress

Perceba que abrirá um novo menu de configurações e ao lado o visual da sua página.

Personalizar Aparência Tema WordPress

Portanto, vamos nas opções globais. Nesse menu você pode estar alterando a tipografia, cores, opções de contêiner e botões.

Em tipografia, alteramos nossa tipografia Base para a fonte “montserrat” e com tamanho de 16.

Alterando Tipografia Base

Na tipografia de Títulos, deixamos todos os títulos com a fonte “Josefin Sans” e com peso 500.

Alterando Tipografia Base Titulos

Vale ressaltar que a tipografia escolhida não é obrigatório, você pode escolher a tipografia que mais lhe agradar.

Voltando para as opções globais, alteramos também o tipo de contêiner. A princípio alteramos o conteiner para ter até 1200px de largura, porém, em layout, utilizamos a opção largura total/contida em todas as opções.

Largura de Conteiner do site Classificados WordPress

Dessa forma temos um controle melhor do background das páginas. Após fazer as alterações, clique na opção Publicar para que elas sejam realizadas. Observe que, com isso, agora nossa página possuí um comportamento um pouco diferente no seu visual:

Largura de Conteiner do site Classificados WordPress

Configurando Cabeçalho e Rodapé do Site

Voltando ao início do menu de configurações de personalização do nosso site de anúncios em WordPress, vamos agora alterar algumas informações do cabeçalho.

Configurando Cabeçalho do Site

Portanto, a primeira coisa que faremos é alterar a “identidade do site”. No nosso exemplo nós não utilizaremos nenhuma imagem como logomarca ou logotipo. Também não utilizaremos nenhum ícone. Porém, você pode estar inserindo essas informações, caso deseje. Por conta disso, também manteremos as opções de Exibir o título do Site Marcada. Porém, recomendamos que, caso utilize uma logomarca, desmarque essa opção.

Identidade do Classificados WordPress

Nas demais opções de Cabeçalho não realizamos nenhuma alteração, mas você pode adaptar o seu cabeçalho para o visual que mais lhe agradar.

No nosso rodapé alteramos o texto da “barra de Rodapé” para:

Identidade do Classificados WordPress

Por fim, também alteramos a cor de borda do rodapé para branco e a cor de Fundo da nossa barra de rodapé para o azul de código hexadecimal: #1e73be.

Identidade do Classificados WordPress

Agora, ao publicarmos, nosso site ficará com um rodapé como na imagem abaixo:

Rodapé do Site

A principio, essas são as únicas alterações visuais que faremos no nosso tema, porém você pode explorar para encontrar as opções que mais lhe agradarem.

Configurações iniciais do nosso plugin de Classificados WordPress AWPCP

Na nossa barra lateral de administrador do WordPress, após a instalação do plugin AWPCP você pode ter percebido que surgiram duas novas opções. São elas: “Anúncios Classificados” e “Admin Classificado(s)”. Portanto, em admin classificados você pode encontrar diversas opções de configurações do plugin. Porém, a princípio vamos apenas fazer algumas coisas básicas.

Vá até à opção Configurações.

Configurações iniciais do nosso plugin de Classificados WordPress AWPCP

Alterando as Configurações Gerais do AWPCP

Na aba geral / Configurações Gerais, iremos marcar a opção “mostrar anúncio de lista na página principal”. Também vamos alterar o número de colunas das categorias para 3.

Por fim, vamos também marcar a opção “Ativar Usuário Painel de gerenciamento de anúncios” para que nosso futuros usuários registrados possam estar gerenciando seus próprios anúncios.

Outra alteração que você deve fazer é na “Mensagem de boas-vindas na página Classificados”. Portanto, nossa mensagem será:

Alterando as Configurações Gerais do AWPCP no site de anúncios em wordpress

Por fim, vamos clicar em salvar alterações para que essas configurações sejam aplicadas em nosso site de Classificados WordPress.

Alterando as Configurações Gerais do AWPCP

Ainda na aba Geral, podemos estar alterando outras configurações. Na opção “format Data e Hora” alteramos para a configuração igual à utilizada no WordPress.

Na opção formato da Moeda, alteramos o código da moeda para “R$”, o código da moeda brasileira Real. Também alteramos nosso “Separador de milhar” para “.” e o Separador de ponto decimal para “,”. Mantivemos a opção “Mostrar símbolo de moeda na esquerda” selecionada.

No menu Inscrição apenas marcamos a opção “Somente usuários registrados terão permissão para postar anúncios”. Portanto, agora apenas usuário que se registem em nosso site poderão criar e gerenciar seus anúncios.

Configurações de Páginas

Na aba Páginas apenas alteramos a “página Ver Categorias” para o nome “categorias”. Dessa forma o próprio plugin vai criar uma página chamada “categorias”, ou como desejarmos chamar, para as categorias.

site de anúncios em wordpress

Com isso nossa página de classificados WordPress já possuí boa parte de suas configurações funcionando. Vale a pena estudar a documentação do plugin AWPCP e fazer as demais configurações conforme sua necessidade. Nesse tutorial veremos ainda algumas outras configurações que você pode estar aplicando a sua página de Classificados no WordPress com este plugin. Porém, a princípio, nossa página já está pronta para ser utilizada. Vamos então entender como funciona o site, na prática.

Criando Categorias para nosso Classificados WordPress

Agora que já realizamos todas as configurações básicas do nosso Site, assim como algumas configurações do plugin, vamos então iniciar a criação de algumas Categorias para nosso classificado. Lembre-se que não é obrigatório o uso de categorias, porém isso torna muito mais interessante e mais fácil para os usuários visitantes navegarem pela sua página de classificados. Portanto, recomendamos que você sempre acrescente as categorias que poderão ser utilizadas para melhor filtragem e organização dos anúncios do classificados.

Como nossa página de exemplo Classificados WP se trata de um classificados de profissionais, vamos então acrescentar as categorias referente a profissões.

Inicialmente, no menu Admin Classificado(s) selecionamos a opção “categorias”.

Criando Categorias para nosso Classificados WordPress

Observe que abrirá uma página contendo todas as categorias já existem assim como as opções para adicionar uma nova categoria. Até então, temos apenas a categoria “geral” adicionada, que já veio como padrão na instalação do plugin.

Criando Categorias para nosso Classificados WordPress

Portanto, vamos então criar novas categorias. Observe que é bem simples, basta adicionar um nome e uma descrição. Caso você deseje criar uma categoria filha, pode estar selecionando qual a “categoria principal” da mesma. Em nossos exemplos criaremos as categorias principais “marceneiros”, “engenheiros”, “advogados” e “contadores”.

Criando Categorias para nosso Classificados WordPress

Também criaremos as categorias filhas “engenheiro civil” e “engenheiro eletricista”. Por enquanto não vamos adicionar nenhuma descrição, portanto basta colocar o título da categoria.

Hierarquizando as categorias dos classificados

Posteriormente, caso necessário, podemos realizar as alterações a essas categorias editando-as.

Imagem 31Hierarquizando as categorias dos classificados

Finalmente, nossas categorias já estão criadas e prontas para serem utilizadas.

Alterando o Menu do Nosso Classificados WordPress

Para deixar nosso site mais organizado, agora que já cadastramos as categorias, vamos então modificar algumas coisas na estrutura dele. A primeira coisa que vamos fazer é criar um novo Menu, agora contendo nossa página inicial e mais duas opções: um item chamado “Meus Anuncios” e um item com “anuncie aqui”.

Para o item “minha conta” vamos redirecionar para a página “Editar anúncio”. Em Anuncie aqui vamos redirecionar para a página “Colocar anúncio”.

Portanto, vamos até aparência e localizamos a opção “menus”.

Alterando o Menu

Posteriormente, vamos então dar um nome ao nosso menu. Em nosso exemplo, utilizamos o nome “menu principal”. Após isso, clicamos em criar menu.

Alterando o Menu

Agora, você pode adicionar itens ao seu menu. Vamos escolher as páginas mencionadas anteriormente. Observe que ainda não acrescentamos o item de categorias.

Alterando o Menu

Também vamos alterar o nome desses itens. Para isso basta clicar no item e depois modificar o seu nome.

Alterando o Menu do Nosso Classificados WordPress

Para finalizar, vamos então selecionar a opção de “Adicionar páginas automaticamente” ao “Menu Principal” e, por fim, clicar em salvar menu.

Alterando o Menu do Nosso Classificados WordPress

Pronto, agora nosso menu está pronto e configurado! Portanto, observe que no nosso site agora o menu aparece conforme configuramos.

Menu do Nosso Classificados WordPress

Alterando os widgets da Barra Lateral

Nossa Barra Lateral ainda está conforme o padrão do WordPress, sem nenhuma alteração. Porém, não podemos deixa-la assim. Ao instalar o plugin AWPCP, ele automaticamente gera alguns widgets para utilizarmos. Portanto, no menu de “aparência”, vamos selecionar a opção “widgets”.

Alterando os widgets da Barra Lateral

Observe que na página de Widgets, na nossa lateral, podemos encontrar as configurações de widgets da nossa Barra Lateral Principal, cabeçalhos , etc., portanto, inicialmente, vamos remover todos os widgets que estão na Barra Lateral Principal. Basta clicar no widget para ampliá-lo e posteriormente clicar na opção “excluir”.

Alterando os widgets da Barra Lateral

Repita o processo anterior para todos os widgets da Barra Lateral Principal. Posteriormente, vamos agora adicionar apenas os widgets que são de nosso interesse manter no site de Classificados WordPress.

No caso, escolhemos os widgets “AWPCP Categorias” e “AWPCP Anúncios de Pesquisa”. Para adicionar um widget você pode arrasta-lo e solta-lo dentro da categoria onde deseja inseri-lo, ou pode apenas clicar no widget, selecionar o local onde quer inseri-lo e clicar em adicionar Widget.

Alterando os widgets da Barra Lateral

Após isso, você pode organizar os widgets como preferir, arrastando e soltando para a posição que desejar. Também pode alterar as configurações dos mesmos, ao clicar neles. No nosso widget “AWPCP Anúncios de Pesquisa”, nós deixamos marcado apenas a opção de “mostrar o campo palavra-chave”. No widget “AWPCP Categorias” marcamos a opção de esconder categorias vazias.

Ao fim da configuração de cada widget, você deve clicar na opção “salvar”.

Após as modificações do nosso widget, podemos perceber que a barra lateral do nosso site foi modificado. Em nosso exemplo, o visual da página agora ficou conforme na imagem abaixo:

Resultado da nova Barra Lateral do Site de Classificados WordPress

Adicionando Anúncios de Classificados em nosso Site

Para adicionar os anúncios, existem duas formas principais. A primeira que iremos explorar é adicionar o anúncio pelo próprio painel de Administrador do WordPress, ou seja, nosso WP-Admin.

O segundo formato é o formato de adicionar anúncio pelo próprio site. Ou seja, seria o formato em que o seu público poderá adicionar ou editar seus próprios anúncios diretamente pelo site, sem a necessidade de acessar o Painel WordPress.

Cadastrando Anúncio de Classificados pelo Painel WordPress

Continuando então, no nosso painel de administrador do WordPress, podemos gerir todos os anúncios de classificados através da opção “anúncio Classificados”. Observe que nele você encontrará duas opções: “todos os classificados, onde você poderá visualizar e administrar todos os classificados do site, e “adicionar novo”, que servirá para adicionar um novo classificado.

Cadastrando Anúncio de Classificados pelo Painel WordPress

Portanto, selecione a opção adicionar novo. Nesta nova página, você encontrará diversos campos para acrescentar ao seu novo classificado.

Cadastrando Anúncio de Classificados pelo Painel WordPress

A princípio, vamos acrescentar um título. Neste exemplo, colocamos o título “Advogada Maria”. Colocamos também uma descrição geral do anúncio. No caso, utilizamos um texto de “Lorem Ipsum” como exemplo. Selecionamos a categoria Advogado. No Resumo, colocamos apenas “Advogada Especialista em Direito Civil”.

Exemplo de Anuncio sendo Cadastrado

Não fizemos nenhuma alteração nas configurações do Astra, deixando tudo como padrão. Porém, em informações do Classificado, em termo de pagamentos, editamos para “anúncio Gratuito”. No caso, nesse campo, podemos utilizar os termos que tivermos criados. Como, até o momento, não criamos nenhuma forma de pagamento, vamos utilizar o padrão “anúncio gratuito”.

Exemplo de Anuncio sendo Cadastrado

Após isso, em campo do classificado você deve preencher com as informações que deseja conter no anúncio. Em nosso exemplo, preenchemos com dados fictícios.

Exemplo de Anuncio sendo Cadastrado - Classificados WordPress

Nas configurações de Data de inicio e fim você pode indicar o período ao qual deseja que o anúncio fique exibido no site.

Em imagens, você deve acrescentar as imagens desejadas para o anúncio. Basta arrastar a imagem para o campo ou selecionar manualmente, clicando em “selecionar arquivos”.

site de anúncios em wordpress sendo cadastrado

Após isso, basta publicar seu anúncio.

Publicando Anuncio

Observe que, agora, ao acessar o seu site de Classificados WordPress, você já poderá visualizar seu anúncio na página de classificados.

Site de Classificados WordPress com primeiro Anúncio

Adicionando Anúncio de Classificados pelo Site

Outra forma de estar adicionando e gerindo seus anúncios é através do próprio site. Lembrando que, caso habilitado, o administrador do site deverá posteriormente aceitar ou recusar o anúncio.

A príncipio, basta acessar o site e clicar me colocar anúncio. No nosso exemplo, ele também pode clicar no “anúncie aqui” do nosso menu.

Adicionando Anúncio de Classificados pelo Site

Após isso, a depender das configurações, poderá ser necessário efetuar um login ou cadastrar um nova conta. Você pode usar sua conta de administrador. Porém, vamos simular como seria caso fosse um outro usuário cadastrado em nosso site.

Após efetuar o login, ele deve então selecionar a categoria.

Adicionando Anúncio de Classificados pelo Site

Posteriormente, basta realizar o preenchimento dos campos com os dados do anúncio. Resumidamente, funciona parecido com o efetuado na forma anterior. Para finalizar, basta clicar em completar anúncio.

Adicionando Anúncio de Classificados pelo Site

Portanto, o anúncio será publicado ou ficará pendente a aprovação do administrador.

Site de Classificados WordPress com segundo Anúncio

Configurações Referente a Moderação dos Classificados do WordPress

Até então, em nosso exemplo, não alteramos nada quanto a moderação dos classificados. Porém, é importante que você conheça e saiba utilizar tais configurações.

No painel de adminsitração WordPress, nas configurações de classificados, acesse a aba classificados. Assim, você poderá editar as configurações de moderação.

Configurações Referente a Moderação dos Classificados do WordPress

Caso deseje que apenas o Administrador do site possa estar anunciando seus classificados, você pode ativar esta opção “Se os usuários de administrador Só verificados serão autorizados a publicar os anúncios.”

Caso deseje que os anúncios necessitem da aprovação do moderador para poder serem exibidos, basta selecionar a opção “Desativar anúncios até que o administrador aprova”.

Esses são os principais, porém, você pode observar que há outras opções que você pode configurar conforme sua necessidade.

Adicionando Opções de Anúncios Pagos ao Site de Classificados WordPress

Caso você deseje acrescentar opções de anúncios pagos, ou seja, cobrando para que os usuários possam anunciar ou por alguma funcionalidade dos anúncios, você pode estar configurando isto diretamente pelo plugin.

Para isso, nas configurações dos classificados, selecione a aba “pagamento”. A primeira coisa que você precisa fazer é marcar a opção “Cobrar taxa de anúncio?”.

Adicionando Opções de Anúncios Pagos ao Site de Classificados WordPress

Posteriormente, você pode selecionar as opções que melhor antederem as suas necessidades. Para o checkout, ou seja, forma de pagamento, o plugin AWPCP já traz por padrão dois métodos: utilizando o paypal e utilizando o 2checkout.

Agora, você deve então criar os seus planos. Portanto, busque em Admin Classificados a opção de “Honorários”. Vamos então criar nossos planos clicando em “adicionar plano Fee”.

Honorários

Basta então inserir um nome, uma descrição, definir a duração do plano e o valor.

Criando Planos de Pagamento

Caso deseje, pode também colocar limites de caracteres para título e descrição ou ainda ativar opção de utilizar em uma lista privada. Também é possível limitar o número de imagens. Caso você deseje criar uma opção de plano gratuito, basta deixar o valor em 0.

Criando Planos de Pagamento

Observe que agora, na página de colocar anúncio, o usuário precisará selecionar o plano desejado para poder prosseguir com o cadastro do anúncio.

Adicionando Opções de Anúncios Pagos ao Site de Classificados WordPress

Desta forma, pode-se realizar a cobrança pelo anúncios realizados. Lembre-se que você também pode utilizar a função de créditos.

Conclusão

Com isso, finalizamos nosso tutorial básico para a criação de um site de Classificados WordPress. Aprendemos como realizar as configurações básicas do site, assim como de seu tema. Posteriormente exploramos as diversas funcionalidades permitidas através do Plugin AWPCP, um plugin muito poderoso e gratuito para o gerenciamento de classificados.

Claro que esse tutorial é apenas uma introdução ao assunto, porém seguindo esses passos, você já será capaz de criar sua própria página de anúncios em WordPress sozinho. Ainda assim, recomendamos que você tenha um conhecimento maior sobre o WordPress, para poder realizar as alterações que desejar com maior segurança.

Recomendamos a leitura da Documentação Oficial do plugin AWPCP, dessa forma, você pode encontrar soluções para diversas outras funcionalidades do plugin.

Lembre-se que uma página de classificados pode necessitar de muito espaço em disco. Também será importante ter um bom poder de processamento para garantir o perfeito funcionamento do site. Portanto, é importante hospedar o seu site em servidores com excelente desempenho e com ótimas configurações! E quando se trata de hospedagem, nada melhor do que confiar em quem já domina do assunto e é referência Nacional! A Home Host possui os melhores planos de Hospedagem otimizadas para o WordPress para você escolher! Aproveite a oportunidade e comece agora mesmo o seu site de Classificados!

Aproveite e conheça também os “15 melhores plugins” de wordpress, “o que é SEO?“, “o que é CMS” e muitos outros artigos do nosso blog!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Indie, Investidor e Escritor apaixonado por tecnologia e empreendedorismo! Atual Co-Fundador e CTO da ERM Produções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat