Solucionando o “Warning: Cannot modify header information” [2021]

Solucionando o Erro "Warning Cannot modify header" no Servidor, Aplicação Web ou Wordpress

Um erro muito comum em servidores de hospedagem é o “warning: Cannot modify header information”. Isso significa um aviso que “Não é possível modificar as informações do cabeçalho“. A mensagem costuma aparecer como no nosso exemplo abaixo:

“Warning: Cannot modify header information – headers already sent by (output started at /home/usuario/public_html/arquivo.php:11) in /home/usuario/public_html/arquivo.php on line 26”

Observe que no exemplo acima, você consegue identificar algumas informações, em especial os diretórios e arquivos onde o erro esta ocorrendo. No caso do nosso exemplo, o diretório é o “/home/usuario/public_html/arquivo.php”. Além disso, o aviso nos informa o arquivo que está gerando o erro, que nesse caso é o “arquivo.php”, localizado dentro do diretório public_html, o diretório raiz do nosso servidor.

Basicamente, isto significa que o nosso arquivo está causando um erro que impede a aplicação de rodar corretamente.

Além disso, no final do aviso, ele também informa uma linha (on line…), que no exemplo acima, seria a linha 26. Ou seja, o erro iniciou-se a partir desta linha. Muitas vezes, essa informação pode nos poupar muito tempo, pois você consegue identificar onde está o erro, ou, pelo menos, onde ele se iniciou.

Sabendo disso, vamos então entender como solucionar esse erro! E, se você utiliza WordPress, separamos um tópico para você, então vá direto para nosso segundo Tópico!

Como solucionar o erro “Warning: Cannot modify header information”

De forma geral, existem algumas coisas que podem estar gerando esse problema. Portanto, abaixo você encontra as principais soluções possiveis para esse erro. Porém, recomendamos que antes de realizar qualquer alterações, você faça um backup dos arquivos, principalmente se não possui muita experiência em desenvolvimento. Mas vamos para nossa solução:

Primeiramente, verifique se há algum “enter”, “espaço”, outro comando ou caractere, antes do primeiro <?php. Esta é uma das causas mais comuns para originar esse erro.

Uma ótima dica para vocês:

A maioria dos editores de código/texto atuais possuem uma opção que remove espaços em branco automaticamente. Portanto, você pode poupar muito tempo utilizando isso. No editor ATOM, por exemplo, você pode selecionar todo o código e utilizar a opção: Packages -> Whistespace -> Remove Trailing Whitespace. Dessa forma, você não precisa ficar procurando por espaços em branco, e ainda lhe poupa tempo.

Mas, se ainda assim, a mensagem “warning: Cannot modify header information” continuar aparecendo, então verifique as possibilidades abaixo:

Verifique se em seu php.ini voce possui a opção output_buffering habilitada. Caso sim, então recomendamos usar a seguinte configuração no php.ini:

output_buffering = 4096

Verifique se há alguma saída para o navegador antes da execução do session_start(). Pois, ele só funciona se não houver nenhuma saída (echo ou print) antes do comando. Caso haja, remova.

Apesar de ser um caso raro, alguns sistemas possuem um php.ini personalizado. Nesse caso, pode ser que ele esteja desativando as configurações de session. Portanto, se o primeiro passo não resolver, analise o php.ini contido no diretório de execução do PHP procurando por alguma linha que possa desabilitar ou limitar as sessões e altere-as.

Solucionando o erro “Warning: Cannot modify header information” no WordPress

Se você utiliza WordPress no seu site, o erro “warning: Cannot modify header information” costuma ocorrer quando algum arquivo é corrompido, geralmente durante a instalação de um plugin ou tema.

Portanto, existem formas mais simples de resolver esses erros se você utiliza o WordPress.

A forma mais básica de todas é removendo e reinstalando o plugin ou tema. Ao fazer isso, geralmente, você já resolverá o problema.

Porém, se ainda assim o aviso persistir, significa que o erro se encontra em algum arquivo principal do próprio WordPress. Portanto, a melhor solução é conseguir uma cópia original do WordPress e substituir os arquivos corrompidos em sua instalação por esta nova versão. Porém, tenha certeza de que está utilizando um cópia da mesma versão do WordPress que está instalado em seu servidor, caso contrário, o erro pode persistir.

Fazendo as etapas acima, você certifica que está restaurando os arquivos corrompidos pelos arquivos no seu estado original, sem perder o restante de sua instalação do WordPress.

Porém, se preferir, você também pode tentar solucionar utilizando as técnicas do tópico anterior, buscando os erros diretamente no código.

Conclusão

Seguindo o tutorial acima, você provavelmente conseguirá solucionar o problema e o erro “warning: Cannot modify header information” não será mais mostrado.

Porém, caso o problema persista, recomendamos que você busque ajuda com o suporte do seu Servidor de Hospedagem ou o Desenvolvedor responsável pelo seu site.

Observação: Atualizado em Dezembro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat