Como Criar um Site com Cadastro de Clientes em WordPress

Como Criar um Site com Cadastro de Clientes em Wordpress

Nesse tutorial você poderá aprender como criar um site de com a possibilidade de Cadastro de Clientes em WordPress. Além disso, aprenderá ainda como administrá-lo de forma rápida e simples.  Antes de iniciar esses estudos é importante que você tenha pelo menos noções básicas de WordPress. Caso ainda não conheça e não saiba como utilizar o WordPress, recomendamos a leitura do artigo “Como Instalar o WordPress“, assim como “o que é CMS?“.

Você encontrará neste artigo os seguintes tópicos:

Preparando o Ambiente do site de Cadastro de Clientes WordPress

Inicialmente, é importante que você tenha instalado corretamente o CMS WordPress no seu servidor de Hospedagem.

Nesse tutorial utilizaremos a versão gratuita do tema “Astra”, porém, você pode estar utilizando outros temas de sua preferência. Não utilizaremos nenhum page builder, porém você pode estar utilizando page builders como o Elementor, Beaver Builder e outros.

Caso você já seja usuário do WordPress, provavelmente sabe que é possível utilizar o próprio sistema do WordPress para criar e gerenciar clientes. Porém, infelizmente, esse sistema ainda possui algumas limitações e, a menos que seja um usuário avançado, não conseguirá fazer muitas personalizações, como campos extras de informações. Portanto, nesse tutorial, estaremos utilizando um plugin que será nossa base para a criação do site de Cadastro de Clientes com WordPress.

Usaremos como objetivo criar uma página inicial com um site simples contendo o cadastros de clientes. Nossa site receberá o nome de “Cadastro de Clientes WordPress”.

Instalação do Tema WordPress

Após finalizar a instalação do WordPress, acesse o painel de controle, através da url /wp-admin. Posteriormente, você deverá realizar a instalação do tema. Portanto, no menu Aparências, selecione a opção “Temas”.

Preparando o Ambiente no WordPress

Posteriormente seleciona a opção “Adicionar Novo”, como na imagem a seguir.

Instalação de Tema para o site WordPress

Neste momento, você pode estar enviando o tema, através de um arquivo compactado, ou pode estar buscando pelo tema na base de dados do WordPress.

No nosso exemplo, vamos estar buscando o tema diretamente no repositório do WordPress. Portanto, basta digitar no campo “pesquisar tema…” o nome do tema que deseja. Para o nosso exemplo, utilizaremos o Tema Astra, mas você pode escolher o tema que mais lhe agrade.

Pesquisa de Tema para o site WordPress

Posteriormente, clique no botão “instalar” e aguarde. Assim que a instalação for concluída, clique em “ativar” e seu tema será ativado no seu site de cadastro de clientes em WordPress.

Instalação do tema Astra

A partir do momento que você modifica o tema, é possível perceber diversas mudanças no visual do site imediatamente.

Configurações Iniciais do Site de Cadastro de Clientes no WordPress

Ao instalar o WordPress, provavelmente você já realizou boa parte das configurações do mesmo, porém, vamos apresentar aqui algumas das modificações iniciais que realizamos no nosso site.

Portanto, utilizaremos o menu Configurações, onde há a opção Geral. Nas configurações Gerais, podemos alterar informações como o título da página, descrição, fuso horário utilizado, formato de data e hora, entre outros.

No caso da nossa página, utilizamos o título “Cadastro de Clientes WordPress” e a descrição “Site de Cadastro de Clientes utilizando o WordPress”. Esse título é o nome do seu site, ou seja, o nome que aparecerá para o seu site ao abri-lo em uma aba do navegador, por exemplo. Já a descrição, costuma ser mais utilizada para otimizações de SEO de um site, onde será descrito do que se trata este site. Uma boa descrição, assim como um bom título são muito importantes para qualquer site que desejem se posicionar bem nos sistemas de buscas da internet (como o google). Aqui, para exemplificarmos, usamos algo simples, mas recomendamos que estudem um pouco sobre SEO antes de escolher um título e uma descrição para seu site, pois poderá aproveitar melhor esses recursos.

Também deixamos marcado a opção “Qualquer pessoa pode se registrar” para permitir que as pessoas se cadastrem em nosso site. Esse passo é muito importante, pois sem isso, o cadastro de novos clientes apenas poderá ser realizado pelos admnistradores internos do site.

Site com Cadastro de Clientes em WordPress

Por fim, também alteramos o fuso horário para o fuso de São Paulo e os formatos de data e hora para os padrões brasileiros. Ao finalizar basta clicar em “salvar alterações”.

Configurações Gerais do Site WordPress

Por enquanto, isto será suficiente.

Instalação do Plugin de Cadastro de Clientes no WordPress: O plugin “Profile Builder”

A instalação de Plugins no WordPress é constantemente utilizado para adicionar novas funcionalidades ao site. Portanto, para adicionar a funcionalidade que queremos em nosso site de Cadastro de Clientes com WordPress, vamos utilizar um plugin.

Conforme informado anteriormente, o próprio sistema do WordPress já é capaz de gerenciar usuários/clientes, porém com grandes limitações. Portanto, para possibilitar maiores personalizações e maior facilidade em gerir seu site, utilizaremos como base o plugin “Profile Builder” criado e disponibilizado pela Cozmoslab.

Para instalar um plugin, no painel do WordPress vamos em “Plugins” e posteriormente selecionamos “adicionar novo”.

Instalação de Plugin no WordPress

O processo é bem similar ao de instalação do tema. Pesquise por “Profile Builder” e posteriormente, ao encontrar o plugin desejado, clique em “instalar agora”.

Por fim, basta clicar em “ativar” para que o seu site receba as funcionalidades do Plugin Profile Builder.

Assim que você concluir a ativação, provavelmente será redirecionado para a página de Informações Básicas do Plugin. Caso não seja, basta acessa-la através do menu wordpress.

Este plugin permite a criação de 3 páginas básicas pré configuradas, sendo elas: página de login, pagina de cadastro e página de edição de cadastro. Portanto, vamos utilizar esse recurso básico, basta clicar no botão “Create Form Pages”, como na imagem abaixo:

Instalando as Páginas do Profile Builder

Observe que agora, você encontrará 3 novas páginas no seu site de Cadastro de Clientes WordPress! Vamos configura-las posteriormente.

Páginas do Site com Cadastro de Clientes em WordPress

Configurações Básicas do Layout do Site utilizando o Tema Astra

Este tópico é uma forma resumida de algumas configurações do Layout para o nosso site. Lembre-se que essas configurações e opções podem variar entre os diversos temas existente. No nosso caso, estamos usando o tema Astra na sua versão gratuita para configurar a aparência do nosso site. Ainda assim, a maioria dos temas possui algumas configurações básicas similares. Portanto, vamos alterar apenas algumas informações básicas.

Caso você já tenha conhecimento suficiente de wordpress para configurar o visual de sua página sozinho, você pode pular esse tópico.

Inicialmente, no menu do wordpress, vamos no menu Aparências e selecionamos a opção “Personalizar”.

Configurações de Aparência do Site

Perceba que abrirá um novo menu de configurações e ao lado o visual da sua página.

Configurações de Aparência do Site de Cadastro de Clientes WordPress

Portanto, vamos nas opções globais. Nessa etapa, você poderá alterar algumas características globais, como tipografia, cores, opções de contêiners, botões, etc.

Nas opções de tipografia, alteramos nossa tipografia Base para a fonte “montserrat” e com tamanho de 16.

Alterando Tipografia Base

Na tipografia de Títulos, alteramos todos os títulos com a fonte “Josefin Sans” e com peso 500.

Alterando Tipografia Base Titulos

Vale ressaltar que a tipografia escolhida não é obrigatório, você pode escolher a tipografia que mais lhe agradar.

Voltando para as opções globais, alteramos também o tipo de contêiner. A princípio alteramos o conteiner para ter até 1200px de largura, porém, em layout, utilizamos a opção largura total/contida em todas as opções.

Largura de Conteiner do site Classificados WordPress

Dessa forma temos um controle melhor do background das páginas. Após fazer as alterações, clique na opção Publicar para que elas sejam realizadas.

Configurando Cabeçalho e Rodapé do Site

Voltando ao início do menu de configurações de personalização do nosso site de Cadastro de Clientes em WordPress, vamos agora alterar algumas informações do cabeçalho.

Configurando Cabeçalho do Site

A primeira coisa que faremos é alterar a “identidade do site”. No nosso exemplo nós não utilizaremos nenhuma imagem como logomarca ou logotipo. Também não utilizaremos nenhum ícone. Porém, você pode estar inserindo essas informações e imagens, caso deseje. Por conta disso, também manteremos as opções de Exibir o título do Site Marcada. Porém, caso utilize uma imagem ou logomarca, recomendamos que desmarque essa opção.

Configurações do Rodapé do Site

Nas demais opções de Cabeçalho não realizamos nenhuma alteração, mas você pode adaptar o seu cabeçalho para o visual que mais lhe agradar.

No nosso rodapé alteramos o texto da “barra de Rodapé” para:

Identidade do Classificados WordPress

Por fim, também alteramos a cor de borda do rodapé para branco e a cor de Fundo da nossa barra de rodapé para o azul de código hexadecimal: #1e73be.

Identidade do Classificados WordPress

Agora, ao publicarmos, nosso site ficará com um rodapé como na imagem abaixo:

Rodapé do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

A principio, essas são as únicas alterações visuais que faremos no nosso tema, porém você pode explorar para encontrar as opções que mais lhe agradarem.

Configurando As páginas do Site de Cadastro de Cliente em WordPress

Agora que já realizamos as configurações básicas do site, assim como também definimos algumas características de Layout, vamos começar a alterar a estrutura do nosso site.

Vale ressaltar que nesse tutorial iremos trabalhar apenas com 4 páginas sendo elas: Página Inicial, Login, Cadastro e Minha Conta. Na nossa página inicial iremos apenas colocar uma mensagem de boas vindas e botões para as demais páginas.

Observe que, nos passos anteriores, já deixamos o plugin criar automáticamente 3 páginas para nós. Portanto, vamos apenas editar essas páginas e criar a Página Inicial.

Inicialmente vamos até o menu Páginas e selecionamos a opção Todas as Páginas, conforme na imagem abaixo.

Como alterar Páginas WordPress

Portanto, agora, basta passar o mouse por cima das páginas que aparecerão os seus respectivos menus. Para estar editando uma página, basta clicar na opção “editar”.

Como alterar Páginas WordPress

Nosso objetivo nesta etapa é apenas modificar os títulos das páginas e suas slugs, ou seja, suas urls.

Portanto, vamos alterar o título da página e na barra lateral, selecionamos a opção link-permanente e alteramos a slug para o que desejamos. Por fim clicamos no botão Atualizar ou Publicar.

Como alterar Páginas WordPress

Vamos fazer isso para todas as 3 páginas, da seguinte forma:

A página “Edit Profile” alteramos para o título “Minha Conta” e a slug para “minha-conta”. A página “Log In”, alteramos o título para “Login” e a slug para “login”. Já a página “Register” alteramos o título para “Cadastrar-se” e o slug para “cadastrar”.

Portanto, agora vamos criar nossa página Inicial.

Criando a Página Inicial do nosso Site

No menu das páginas, selecione a opção “Adcionar Nova”, conforme na imagem abaixo:

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Posteriormente, assim como fizemos nas edições das páginas anteriores, vamos adcionar o título “Página Inicial”. Porém, dessa vez, na barra lateral, nas Configurações do Astra, vamos selecionar a opção Desativar Título.

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Vamos então clicar no “+” do nosso editor de blocos, para criar um novo bloco. Posteriormente selecionamos então o tipo de bloco, no caso, vamos criar um parágrafo para deixarmos uma mensagem de boas vindas.

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Posteriormente vamos adcionar 2 botões, portanto vamos dividir nosso bloco em 2 colunas. Para isso selecionamos em blocos a opção colunas. Posteriormente, em cada coluna vamos adcionar um bloco “Botão”, basta selecionar o bloco “botões”.

Ao adcionar o botão você deve digitar o texto interno dele.  Você também poderá configurar as cores desse botão, no nosso caso, vamos manter o padrão. Após isso, vamos colocar o link da página que desejamos adcionar em Configurações de “Link”. Basta acrescentar o url da página que queremos que nosso botão redirecione.

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Para finalizar a publicação da página, basta então clicar no botão Publicar ou Atualizar. Desta forma, nossa página inicial do site de Cadastro de Cliente ficará parecido com a imagem abaixo:

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Por fim, vamos definir a página criada como página inicial do site. Para isso, vamos retornar ao menu de Configurações e selecionamos a opção Leitura. Posteriormente, no menu “sua página inicial exibe” selecione a opção de “uma página estática” e posteriormente selecione a página inicial. Depois basta salvar as alterações. Dessa forma, você acaba de configurar que ao digitar a url principal do seu site de cadastro de Clientes WordPress, ele atribua está página como a página inicial a ser mostrada.

Criar Página Inicial do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Configurando o Plugin Profile Builder

Agora que nosso site já está com suas páginas criadas e com todas as configurações básicas definidas, vamos então começar a configurar o nosso plugin para melhorar as funcionalidades de Cadastro de Clientes em nosso Site WordPress.

Portanto, vamos até o menu Profile Builder e selecionamos a opção “settings” ou “configurações”.

Nas configurações gerais do plugin ativamos algumas opções. Em nosso exemplo, optamos por enviar uma email de confirmação de cadastro. Dessa forma, o usuário, ao se cadastrar, receberá um e-mail para concluir seu cadastro. Por fim, ainda podemos selecionar uma página específica para o redirecionamento após essa confirmação. Em nosso caso, definimos que deverá ser redirecionado para página de login.

Você também pode decidir como o usuário deve fazer login, se pode ser com nome de usuário ou e-mail, somente com nome de usuário ou somente com e-mail. Pode ainda definir um tamanho minimo de caracteres para as senhas. No nosso site, escolhemos a opção de uma senha como no minimo 8 caracteres. É possível definir ainda uma força minima para a senha, porém, optamos por não utilizar em nosso exemplo.

Você pode configurar da forma que preferir. Ao finalizar basta clicar em salvar alterações.

Configurando o Plugin Profile Builder

Além das configurações gerais, você pode configurar sua barra de administração para definir quais tipos de usuários podem ver e utilizar a mesma. Também é possível ainda criar restrições de conteúdos para usuários, dessa forma, você pode criar páginas que apenas usuários logados possam acessar. Há ainda a opção de deixar o site privado, de forma que somente usuário logados podem navegar pelo site.

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site

Nesta etapa você entenderá a principal funcionalidade do plugin Profile Builder. Através dele, é possível acrescentar diversos campos para o cadastro de um usuário no seu site. Portanto, no menu do Profile Builder selecione a opção “form Fields” ou “campos de formulário”.

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site

Posteriormente, você pode observar que, por padrão, ele já vem com diversos campos pré definidos. Vamos deletar todos e criar um a um manualmente. Portanto basta clicar no botão deletar ao lado dos campos. Observe que alguns campos são obrigatórios e não são permitidos deletar, mas não tem problema, pois vamos utiliza-los.

Portanto, ao finalizar as exclusão dos campos padrões, vamos ficar apenas com 3 campos, como na imagem abaixo. Vamos então clicar em editar para editar cada um.

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site

Vamos apenas alterar o título de Username para Nome de Usuário e de Password para Senha, e manteremos e-mail exatamente como está.

Posteriormente você pode estar adcionando campos extras ao seu formulário. Portanto, basta selecionar a opção de campo que deseja, preencher as opções e clicar em Adicionar Campo,

Todos seguem um padrão parecido com o abaixo:

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

O único que pode ser um pouco diferente é o GDPR Checkbox, que será como na imagem abaixo:

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Observe que você pode arrastar e soltar os campos para poder alterar a ordem deles.

No nosso exemplo, finalizamos nosso formulário com os campos conforme na imagem abaixo:

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Portanto, ao acessar a página de cadastro, o usuário visualizará a página como na imagem abaixo:

Configurando os Campos do Formulário de Cadastro do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Dessa forma, concluimos as configurações do plugin do nosso Site de Cadastro de Clientes em WordPress.

Configurando o menu do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Configurar o menu é muito simples, basta ir no menu aparência e selecionar a opção “Menus”.

Posteriormente, basta selecionar as páginas que deseja ao seu menu e clicar em Adicionar ao menu. Por fim, você pode arrastar e soltar para alterar a ordem do menu. Ao finalizar, basta clicar em salvar menu e pronto, seu menu estará criado.

Configurando o menu do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Desta forma, ao acessarmos o site novamente, podemos ver que o mesmo terá um novo menu, como na imagem abaixo:

Configurando o menu do Site de Cadastro de Clientes em WordPress

Configurando usuários através do painel de Administrador do WordPress

Independente da utilização ou não do plugin, você pode estar gerenciando os usuários do seu site da mesma forma, através do painel de adminsitrador do wordpress. Para isso basta selecionar o menu Usuários e suas opções.

Configurando usuários através do painel de Administrador do WordPress

Ao selecionar Todos os usuário, você poderá ver uma lista de usuários inscritos em sua página. Em nosso exemplo, criamos um usuário apenas para exemplo, diretamente pela página de cadastro.

Portanto, ao passar o mouse por cima do usuário, poderemos então selecionar as opções pertinentes a ele, como editar, excluir e ver.

Configurando usuários através do painel de Administrador do WordPress

Ao clicar em editar um usuário você poderá ver todas as informações desse usuário e realizar alterações. Inclusive, apesar de não ser possível identificar a senha cadastrada pelo painel, é possível alterar a senha do usuário. Ao finalizar as alterações basta clicar no botão ao final da página “Atualizar Usuário”.

Você também pode estar criando um usuário, para isso, basta clicar na opção Adcionar Novo. Como na imagem abaixo.

Configurando usuários através do painel de Administrador do WordPress

Posteriormente, apenas complete com as informações do usuário que deseja criar e finalize clicando no botão “adicionar novo usuário”.

Dessa forma, você pode estar administrando todos os usuários do seu site de forma rápida e prática.

Informações Adicionais

Conforme explicado neste tutorial, o plugin Profile Builder torna a criação de páginas de cadastro e login de usuário mais fáceis, simples e ainda lhe permite manipular os campos desejados para cadastro. Sendo assim, permite a criação de um Site com Cadastro de Clientes em WordPress.

Porém, o plugin não se limita as funcionalidades desse tutorial. Observe que você pode acrescentar Add-Ons ao plugin. Ou seja, extender suas funcionalidades. Além disso, ele pode ser utilizado em integração com diversos outros plugins e pagebuilders. E por fim, ainda há opções de versões pagas desse plugin, que acrescentam diversas funcionalidades. Você pode saber mais sobre essas versões no site da Cozmolab.

Também recomendamos que, caso deseje se aprofundar nos estudos, leia a documentação oficial do Plugin Profile Builder. Com isso, você poderá descobrir novas funções e novas formar para utilizar em seu site de cadastro de clientes em wordpress.

Conclusão

Com isso, finalizamos nosso tutorial básico para a criação de um site de Cadastro de Clientes em WordPress. Aprendemos como realizar as configurações básicas do site, assim como de seu tema. Posteriormente exploramos as diversas funcionalidades permitidas através do Plugin Profile Builder, um plugin muito poderoso e gratuito para o cadastro de usuários.

Lembre-se que uma página com diversos usuários pode necessitar de muito espaço em disco. Também será importante ter um bom poder de processamento para garantir o perfeito funcionamento do site. Portanto, é importante hospedar o seu site em servidores com excelente desempenho e com ótimas configurações! E quando se trata de hospedagem, nada melhor do que confiar em quem já domina do assunto e é referência Nacional! A Home Host possui os melhores planos de Hospedagem otimizadas para o WordPress para você escolher! Aproveite a oportunidade e comece agora mesmo o seu site de Cadastro de Clientes em WordPress!

Aproveite e conheça também os “15 melhores plugins” de wordpress, “o que é SEO?“, “o que é CMS” e muitos outros artigos do nosso blog!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Indie, Investidor e Escritor apaixonado por tecnologia e empreendedorismo! Atual Co-Fundador e CTO da ERM Produções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat