VMWare ou Virtualbox: qual o melhor para seu servidor VPS

VMWare e VirtualBox são duas ferramentas populares que existem especialmente para criar e executar máquinas virtuais VPS através de computadores físicos. Muitas das vezes, principalmente se você é iniciante no mundo da infraestrutura virtualizada, há dúvidas sobre qual hypervisor é melhor. Por isso, neste artigo listaremos um comparativo com VMWare vs VirtualBox para te ajudar na escolha.

Máquinas virtuais são sistemas que permitem simular de forma isolada os ambientes operacionais e suas aplicações, usando os recursos da máquina física que os hospeda. São definitivamente uma forma de se fazer um servidor VPS Barato em seu próprio PC local.

É muito simples montar um servidor VPS em casa. Algumas das utilidades da virtualização são a capacidade de permitir a você testar, desenvolver, executar ou migrar diferentes sistemas operacionais e aplicações.

VMWare vs Virtualbox: Quais as diferenças para criar seu VPS

A seguir, você irá conferir algumas particularidades e diferenças entre VMWare e o VirtualBox.

A Homehost oferece servidores VPS robustos e flexíveis para você alavancar seu negócio. Ideal para marcas e negócios em crescimento.

Como resultado pela escolha, você obterá economia em custos com manutenção, administração e atualização da infraestrutura. Tendo maior tranquilidade e foco para administrar o que interessa, o seu negócio.

VMWare vs VirtualBox: suas particularidades para seu VPS

O VirtualBox é um software de código aberto gratuito, desenvolvido pela Oracle Corporation. Este hypervisor pode ser instalado em vários sistemas operacionais hospedeiros, como Windows, Linux e Mac OS X.

Este Hypervisor também suporta vários sistemas operacionais convidados, incluindo o Windows, Linux, Mac OS X, bem como o Solaris, FreeBSD e outros sistemas menos populares.

O VirtualBox possui um assistente que orienta o usuário na criação e configuração de uma nova máquina virtual. Dentre seus recursos, há ferramenta de snapshots, clonagem, rede, compartilhamento de arquivos, USB e até gráficos 3D.

Por sua vez, o VMware é uma empresa que oferece diversas ferramentas de virtualização, tanto para fins comerciais quanto para fins gratuitos.

Algumas das ferramentas mais populares são o VMware ESXi, o VMware Workstation, o VMware Player e o VMware Fusion.

O VMware ESXi é um hipervisor de tipo 1. Ou seja, é um virtualizador que dispensa o uso de sistema operacional, pois sua instalação é feita diretamente no hardware da máquina física hospedeira.

Seu uso é implementado principalmente em ambientes de produção de grande escala, onde é exigido alto desempenho com alto nível de segurança.

Enquanto isso, o VMware Workstation, o VMware Player e o VMware Fusion são hipervisores de tipo 2. Então, precisam de instalação diretamente em sistema operacional, como os já citados, Windows, Linux ou Mac OS X.

Esses produtos são usados principalmente em ambientes de desenvolvimento, teste ou pessoal, onde é necessário flexibilidade e conveniência.

O VMware Workstation, o VMware Player e o VMware Fusion também suportam vários sistemas operacionais convidados, como Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, FreeBSD.

Estes virtualizadores possuem recursos semelhantes aos do VirtualBox. Porém, possuem recursos exclusivos, como integração com o vSphere, suporte a vGPU, criptografia, modo Unity e alguns outros.

VMWare vs Virtualbox: licenciamento

Sendo uma solução de código aberto, o VirtualBox é um software mantido pela Oracle e é oferecido de forma gratuita em seu site oficial. Tanto para uso pessoal quanto para empresarial.

Comparado ao VMWare, o VirtualBox tem compatibilidade em mais sistemas operacionais hospedeiros do que qualquer versão específica do VMware.

Enquanto isso, o VMWare possui diferentes edições, incluindo os mais populares VMware Player, no qual é gratuito. E o VMware Workstation, que é pago quando o uso for para uso comercial e grátis para uso pessoal.

Se você procura por soluções mais específicas, há o VMware ESXi para ambientes de servidores mais robustos, em que há também versão gratuita. Porém, com funcionalidades limitadas.

VMWare vs VirtualBox: Desempenho

No quesito desempenho, a virtualização provida pelo VMWare é frequentemente considerada mais eficiente, especialmente em ambientes empresariais.

Quanto ao VirtualBox, seu virtualizador é uma opção mais sólida para uso doméstico ou pequenas empresas. Porém, você pode ter a percepção de que não há o mesmo nível de desempenho que o VMWare possui em ambientes de virtualização mais intensiva.

Em suma, a princípio, o Virtualbox tende a ser mais leve e rápido que o VMWare. Mas, pode apresentar uma queda de desempenho com o uso intenso de várias máquinas virtuais.

O VMWare oferece algumas funcionalidades extras que podem valer a pena você pagar por ele, como a possibilidade de clonar, migrar e compartilhar máquinas virtuais. Assim como há melhor integração com o hardware e o sistema operacional host.

VMWare vs VirtualBox: Recursos Avançados

Como você pôde notar até aqui, o VMWare disponibiliza recursos avançados na maioria de suas soluções de virtualização, como migração sem a necessidade de desligar o host, suporte a clusterização e integrações mais profundadas com os ambientes corporativos.

Já o VirtualBox, possui a administração mais simplificada, com mais facilidade na configuração por parte dos usuários iniciantes, porém, pode não ter a capacidade de fornecer todos os recursos avançados esperados para sua implementação em ambientes corporativos mesmo possuindo alguns recursos avançados essenciais.

Os recursos avançados que há nessas ferramentas podem melhorar a experiência de virtualização de seu usuário.

Confira alguns dos outros principais recursos avançados do VMware

vSphere HA: Ferramenta que fornece alta disponibilidade para máquinas virtuais, reiniciando-as em outro host em caso de falha.

vMotion: Este recurso nos permite migrar máquinas virtuais em execução entre hosts sem interrupção.

vSphere DRS: É responsável por gerenciar os recursos de CPU e memória entre os hosts, balanceando a carga de trabalho e otimizando o desempenho.

vSphere Replication: Faz a recuperação de máquinas virtuais entre sites para recuperação de desastres.

Virtualização de hardware: utiliza recursos avançados do processador, como a aceleração por hardware para gráficos 3D.

Confira alguns dos outros recursos avançados do VirtualBox

Snapshot: permite criar cópia do estado das máquinas virtuais, o que facilita a recuperação e testes de diferentes configurações.

Modo sem costura: Recurso que permite integração direta da interface da máquina virtual com a interface do sistema hospedeiro, ocultando a moldura da janela.

Suporte 3D: permite executar aplicativos e jogos que requerem aceleração gráfica 3D na máquina virtual.

Dispositivos USB: provê a conexão de dispositivos USB do sistema hospedeiro com a máquina virtual, como pendrives, webcams e impressoras.

Pastas compartilhadas: Este recurso possibilita o compartilhamento de arquivos e pastas entre o sistema hospedeiro e a máquina virtual, facilitando a transferência de dados.

VMWare vs VirtualBox: Comunidade e Suporte

Por ser uma solução de código aberto, o VirtualBox tem comunidade bastante ativa e você pode encontrar suporte através de fóruns online, porém, o suporte oficial tem limitações.

Enquanto ao VMWare, especificamente nas versões pagas, há suporte mais amplo, inclusive, contando com equipe de suporte técnico direto da empresa.

VMWare vs VirtualBox: Compatibilidade com Sistemas Operacionais

As soluções virtualizadoras de ambas as empresas são compatíveis com uma grande variedade de sistemas operacionais, tais como Windows, Linux, Unix, FreeBSD, entre outros. Entretanto, o VirtualBox suporta maior variedade de versões de sistemas operacionais comparado com o VMWare.

Se você estiver inseguro em decidir sobre qual hypervisor deve usar, ou ainda, se você está preocupado com licenciamento ou sobre infraestrutura local adequada, não arrisque.

Confira os planos de servidores VPS da Homehost, e tenha robustez e flexibilidade que se adaptam à sua necessidade.

Considerações finais

Neste artigo você pôde conferir as principais diferenças entre VMWare ou VirtualBox para criar seu servidor VPS.

Sendo assim, você deve considerar suas necessidades específicas, pois, de acordo com o ambiente de uso (doméstico ou empresarial), e o nível de suporte e recursos avançados desejados, a decisão ficará mais fácil.

Em caso de primeiro contato ou pequenos projetos, o VirtualBox pode ser o melhor encaixe para esse tipo de cenário, por ser a  escolha mais fácil e gratuita, enquanto o VMWare se enquadra mais em ambientes corporativos robustos, que necessitem de alta disponibilidade e maior flexibilidade.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!