Como acessar um servidor VPS

Você já ouviu falar em VPS? Sabe o que é e como acessar um servidor VPS? Se você tem interesse em tecnologia e hospedagem de sites, provavelmente já se deparou com esse termo. Mas o que ele significa e para que serve?

VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado. É um tipo de hospedagem que utiliza tecnologia de virtualização para criar servidores isolados e dedicados a partir de um mesmo servidor físico.

Assim, ao contratar este tipo de servidor VPS para hospedagem, você tem mais controle, segurança e comodidade do que em uma hospedagem compartilhada, mas sem o custo de um servidor físico dedicado.

A Homehost oferece preço justo, qualidade, segurança e facilidade em servidores VPS para seu projeto pessoal ou para sua empresa.

Acessando um Virtual Private Server (VPS)

Para saber como acessar um servidor VPS, antes de tudo, você precisará de um software de conexão remota, que pode ser instalado no seu computador ou até mesmo no seu celular.

Então, esse tipo de aplicativo permitirá que você faça conexão direta ao sistema operacional do seu VPS, seja o VPS com sistema operacional Windows ou Linux, e gerenciar seus arquivos, programas e configurações.

Você também precisará dos dados de acesso ao seu VPS, que basicamente serão o endereço IP, nome de usuário e senha, que, portanto, são fornecidos pelo seu provedor de hospedagem.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre o que é VPS, como funciona, como acessa, bem como suas vantagens.

Existem várias formas de como acessar um servidor VPS (Servidor Virtual Privado), e a escolha dependerá muito das preferências individuais, assim como requisitos de segurança e do sistema operacional do servidor.

A seguir, você confere algumas das formas mais comuns.

Como acessar um servidor VPS através do SSH (Secure Shell)

O SSH é um método de acesso remoto seguro a servidores baseados em Linux. Os usuários podem se conectar ao servidor utilizando um software emulador de terminal e autenticar-se com senha ou chaves SSH.

Baixando um software SSH

O PuTTY é um dos softwares mais populares, que faz este papel de emulador remoto do terminal Linux.

Baixe este software diretamente do site oficial, escolhendo o instalador de acordo com o sistema operacional de seu computador, sendo Windows, Linux ou Mac.

Após baixar o instalador de acordo com a versão do sistema operacional, a sua instalação será bastante simples, não havendo segredos.

Com o PuTTY instalado e aberto em seu computador, no canto superior esquerdo, acesse a opção Session e informe o endereço IP do seu servidor VPS no campo Host Name (or IP address) e preencha a porta em Port. Geralmente o número da porta é 22, por ser o padrão. Porém, por segurança, este número de porta pode ser outro.

Portanto, consulte o painel de administração do seu provedor de hospedagem para confirmar qual porta você deve usar.

Após informar o IP e porta, clique Open.

acessar um servidor VPS usando o putty

Em sua primeira conexão em um servidor VPS, uma janela com aviso de segurança irá se abrir. Esta janela se trata apenas de uma pergunta se você aceita a chave de criptografia do servidor, clique em Accept para aceitar a conexão.

conexao com o servidor vps no putty

Em seguida, o PuTTY solicitará que você informe o usuário para conexão SSH.

Digite o usuário que você configurou para acesso SSH ao seu VPS ou, caso você não tenha configurado algum, consulte o painel de sua hospedagem para identificar se há um usuário padrão para essa conexão.

Na sequência, informe a sua senha e pressione Enter. Por questão de segurança deste tipo de acesso, a senha digitada não é exibida, nem mesmo se for colada.

tela de login no vps

Após a autenticação com sucesso, você terá a tela do prompt de comandos SSH semelhante à ilustração acima. Dessa forma, a conexão estará pronta para que você envie comandos Linux ao servidor VPS.

Como acessar um VPS pelo Painel do Provedor de Hospedagem

A grande maioria dos provedores de VPS oferecem painéis de controle online. Vários deles são bem conhecidos, como o cPanel e Plesk, que permitem a você gerenciar o servidor através de interface gráfica, acessível via navegador.

painel de hospedagem

Como acessar um VPS via acesso Remoto (VNC, RDP)

Dependendo do sistema operacional do servidor, é possível acessar o ambiente gráfico do servidor através de protocolos como VNC (Virtual Network Computing) para Linux ou RDP (Remote Desktop Protocol) para Windows.

Usando o VNC (Virtual Network Computing)

Instale um cliente VNC em seu computador. Alguns exemplos populares incluem RealVNC, TightVNC e TigerVNC.

Abra o cliente VNC e insira o endereço IP do seu VPS e a porta VNC (geralmente 5901).

Clique em ‘Conectar’ e insira suas credenciais quando solicitado.

como acessar um servidor VPS com realvnc

RDP (Remote Desktop Protocol)

No Windows, você pode usar o aplicativo ‘Conexão de Área de Trabalho Remota’ que já vem incorporado em todas as versões do Windows.

Já no MacOS, você pode usar o ‘Microsoft Remote Desktop’. No Linux, você pode usar o ‘Remmina’.

Abra o aplicativo e insira o endereço IP do seu VPS.

Clique em ‘Conectar’ e insira suas credenciais quando solicitado.

Lembre-se, você deve ter as credenciais corretas e as portas apropriadas devem estar abertas no seu VPS para permitir conexões VNC ou RDP. Além disso, o VPS deve ter um ambiente de área de trabalho instalado para o VNC. Para o RDP, o VPS deve estar executando uma versão do Windows Server.

como acessar um servidor VPS através do RDP

Acessando um VPS via Console Web do Provedor de Hospedagem

Alguns provedores de VPS oferecem interface de console web que permite a interação direta com o servidor, mesmo em situações em que a conexão SSH está indisponível.

Os passos para acesso a este tipo de console geralmente são bem parecidos nos provedores de hospedagem:

1 – Acesse o painel de controle da sua hospedagem;

2 – Navegue até a seção do seu Servidor VPS.

3 – Procure pela opção “Acesso ao console via web” ou similar.

Essa opção deve permitir que você acesse diretamente o servidor por meio do painel de controle da empresa de hospedagem.

Como acessar um servidor VPS via FTP (File Transfer Protocol)

O FTP é utilizado para transferir arquivos entre o seu computador local e o servidor VPS. É uma opção comum para upload e download de arquivos de forma ágil.

Por sua vez, essa popularidade faz com que existam vários softwares de FTP (File Transfer Protocol) disponíveis para os diversos sistemas operacionais existentes. Aqui estão alguns exemplos:

FileZilla: É um dos clientes FTP mais populares para usuários e funciona com todos os sistemas operacionais.

WinSCP: Este é um cliente FTP popular para o sistema operacional Windows.

Cyberduck: Disponível para Windows e Mac.

ForkLift: Este é um cliente FTP para Mac.

CuteFTP: Disponível para Windows e Mac.

WS_FTP Professional: Este é um cliente FTP pago para Windows.

como acessar um servidor VPS pelo Filezilla

Acessando um servidor VPS pelo SFTP (SSH File Transfer Protocol)

Similar ao FTP, o SFTP utiliza o protocolo SSH para transferência segura de arquivos. Sendo assim, é uma opção mais segura em comparação com o FTP padrão.

Os softwares FTP anteriormente listados também fazem a função da conexão SFTP. Além deles, há estes outros softwares focados quase que exclusivamente na conexão SFTP: SWISH, BitKinex e IPswitch.

Terminal de Comandos via Console Serial

Em alguns casos, é possível acessar um servidor VPS via console serial, portanto, sendo muito útil em situações de emergência ou quando outras formas de acesso estão indisponíveis.

APIs de Gerenciamento

Alguns provedores de VPS oferecem APIs que permitem o gerenciamento do servidor através de chamadas de API, o que pode ser automatizado, muito útil para profissionais desenvolvedores.

Acessando VPS via Telnet

Embora menos seguro, o Telnet é uma opção de acesso remoto que pode ser utilizada.

No entanto, é recomendável evitar o uso de Telnet devido às suas vulnerabilidades de segurança.

Na Homehost você encontra servidores VPS de alta perfomance, segurança e preço justo. Confira todos as configurações de servidores VPS disponíveis aqui.

Considerações finais

Neste artigo você pôde conferir as mais diversas formas de conexão remota a servidores VPS.

Dentre tantas opções, escolher a forma de acesso dependerá de necessidades específicas, preferências e requisitos de segurança de cada usuário. Por fim, certifique-se sempre de seguir as melhores práticas de segurança ao acessar um servidor VPS.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!