O que é VPS

VPS é a sigla para “Virtual Private Server”, que em português significa “Servidor Virtual Privado”. Neste tipo de hospedagem, um servidor físico extremamente potente é dividido, criando vários servidores isolados uns dos outros virtualmente. Embora compartilhem recursos físicos, mecanismos como processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual.

Cada servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, mesmo tendo um poder de processamento menor comparado ao servidor físico.

Você pode acessar o servidor VPS com o acesso administrativo “root”, e processos completamente independentes, o que garante autonomia na hora de configurar o sistema de acordo com as suas necessidades.

Homehost oferece os servidores VPS mais estáveis, robustos e flexíveis do mercado para você alavancar seu negócio. O que nos torna a solução Ideal para marcas e negócios em crescimento.

Escolhendo a Homehost como a sua solução em hospedagem, você obterá economia em custos com manutenção, administração e atualização da infraestrutura. Tendo maior tranquilidade e foco para administrar o que interessa, o seu negócio.

o que é VPS

Quando o servidor VPS é indicado

Um servidor VPS é indicado em várias situações. Se você está ampliando seu site ou precisa de mais controle sobre suas aplicações, este servidor pode ser uma ótima opção. Ele é especialmente útil quando você precisa de mais poder do que uma hospedagem compartilhada pode fornecer, mas não tem recursos suficientes para justificar a contratação de um servidor dedicado.

Aqui estão algumas situações específicas em que um servidor VPS é indicado:

Crescimento do tráfego do site: Se o tráfego do seu site está aumentando e você está começando a ver uma queda no desempenho, o Virtual Private Server pode fornecer os recursos adicionais necessários para manter a velocidade e a confiabilidade.

Necessidade de personalização: Se você precisa instalar software específico ou fazer ajustes na configuração do servidor que não são possíveis em uma hospedagem compartilhada, um servidor VPS oferece o acesso administrativo necessário para essas personalizações.

Segurança aprimorada: Se você está lidando com informações sensíveis e precisa de segurança aprimorada, um servidor VPS oferece um ambiente isolado onde você pode implementar medidas de segurança mais rigorosas.

Execução de aplicações pesadas: Se você precisa executar aplicações que exigem muitos recursos do servidor, o VPS pode fornecer o poder de processamento, a memória e o espaço em disco necessários.

Vantagens dos servidores VPS

Nos servidores VPS você encontra muitas vantagens em relação a outros tipos de hospedagem, como a compartilhada ou a dedicada. Aqui estão algumas delas:

Recursos dedicados

Os servidores VPS garantem que você tenha uma quantidade fixa de CPU, memória RAM, disco e banda, que não são se afetam pelo uso de outros clientes no mesmo servidor físico. Isso significa que você tem mais desempenho, estabilidade e confiabilidade para o seu site ou aplicação.

VPS barato a preços acessíveis

Máquinas VPS possuem custo menor do que um servidor dedicado, pois você paga apenas pelos recursos que precisa, e não por uma máquina inteira. Além disso, você pode economizar com licenças de software, já que muitos sistemas operacionais e aplicativos possuem gratuidade ou código aberto.

Planos customizáveis

Os servidores VPS permitem que você escolha o sistema operacional, o painel de controle, os aplicativos e as configurações que melhor se adequam ao seu projeto. Você também pode alterar esses aspectos a qualquer momento, sem depender do provedor de hospedagem.

Escalabilidade

Geralmente, o VPS oferece a possibilidade de aumentar ou diminuir os recursos conforme a demanda do seu site ou aplicação. Você pode fazer isso de forma rápida e fácil, sem precisar migrar para outro servidor ou serviço.

Excelente custo-benefício

Os VPS combinam as vantagens de um servidor dedicado com as de uma hospedagem compartilhada, oferecendo um ótimo equilíbrio entre qualidade e preço. Você tem mais controle, segurança e flexibilidade do que em uma hospedagem compartilhada, mas sem o custo de um servidor dedicado.

Maior segurança

Servidores VPS são mais seguros do que uma hospedagem compartilhada, pois você tem um ambiente isolado e protegido por uma camada de virtualização. Você também pode implementar suas próprias medidas de segurança, como firewall, antivírus, backup, criptografia, etc.

Maior controle sobre o serviço

Os servidores virtuais concedem acesso root você, ou seja, o nível mais alto de permissão para gerenciar o servidor. Você pode instalar, atualizar, remover ou modificar qualquer software ou configuração que desejar, sem restrições ou limitações.

Diferenças entre cloud e VPS

Um servidor cloud e um VPS são dois tipos de hospedagem que usam a tecnologia de virtualização para criar servidores isolados e dedicados. A principal diferença entre eles é que um servidor cloud é formado por vários servidores físicos, formando um cluster, e podem ser adicionados ou removidos conforme a demanda, enquanto o VPS é formado por um único servidor físico, que é dividido em partes menores. Essa diferença implica em vantagens e desvantagens para cada tipo de hospedagem, como:

Um servidor cloud tem mais confiabilidade, escalabilidade e segurança do que um VPS, pois não depende de uma única máquina para funcionar. Em caso de falhas, o servidor cloud pode se recuperar automaticamente, sem afetar o serviço.

Um VPS tem um custo menor do que um servidor cloud, pois utiliza apenas os recursos que precisa, e não de várias máquinas. Além disso, um VPS permite mais personalização do servidor, como acesso root, firewall, certificado SSL, etc.

Como escolher seu servidor

Para escolher um VPS, você deve considerar alguns aspectos, tais como:

Sistema operacional

Você pode optar por Linux ou Windows, dependendo das suas preferências e necessidades. O Linux é mais barato, flexível e seguro, mas requer mais conhecimento técnico. O Windows é mais caro, pois envolve o custo com a licença, mas é mais fácil de usar e compatível com outros serviços da Microsoft, mas tem menos opções de personalização.

Nível de gerenciamento

Você pode escolher entre VPS gerenciado ou não gerenciado, dependendo do seu nível de conhecimento e da sua disponibilidade para administrar o servidor. Um VPS gerenciado é aquele em que o provedor de hospedagem cuida de todas as questões técnicas, como instalação, atualização e segurança. Um VPS não gerenciado é aquele em que você tem total controle sobre o servidor, mas também é responsável por todas as tarefas de manutenção e suporte.

Necessidades

Você deve avaliar as suas necessidades em termos de desempenho, escalabilidade, segurança e custo-benefício. Escolha o VPS que atenda às suas demandas de tráfego, espaço em disco, memória RAM, CPU e largura de banda. Também verifique se o VPS permite que você aumente ou diminua os recursos conforme a sua necessidade, sem afetar o serviço ou o preço.

Localização dos servidores

Você deve escolher um VPS que esteja localizado em uma região próxima ao seu público-alvo, para garantir uma melhor velocidade de carregamento e uma menor latência. Você também deve verificar se o provedor de hospedagem tem uma boa infraestrutura, uma rede estável e um suporte de qualidade.

Primeiros passos no Servidor Dedicado ou VPS

Para começar a usar um servidor dedicado ou VPS, você deve seguir alguns passos básicos, como:

Escolher e comprar um plano de hospedagem VPS ou dedicado que atenda às suas necessidades e expectativas;

Fazer login no seu VPS ou dedicado usando Secure Shell (SSH), que é um protocolo de comunicação segura entre o seu computador e o servidor;

Atualizar o seu VPS ou dedicado com os pacotes e softwares mais recentes, usando os comandos adequados para o seu sistema operacional (Linux ou Windows);

Criar um novo usuário e modificar os privilégios de acesso, para evitar usar o usuário root, pois ele possui o nível mais alto de permissão e pode comprometer a segurança do servidor;

Ativar a autenticação por chave pública, que é uma forma mais segura de se conectar ao servidor do que usar senha, pois usa um par de chaves criptográficas para validar a identidade do usuário;

Configurar um firewall para o seu VPS ou dedicado, que é um sistema de proteção que filtra o tráfego de rede e bloqueia as conexões indesejadas ou maliciosas.

Considerações finais

Neste artigo você pôde conferir o que é o Virtual Private Server, indicações de uso, vantagens, diferenças se comparado a outros servidores semelhantes, e por fim, dicas sobre como escolher seu servidor.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!