Como instalar o CyberPanel em um servidor VPS

O CyberPanel é um painel de controle de hospedagem web projetado para simplificar o gerenciamento de ambientes de hospedagem web. Sua interface é intuitiva, portanto, facilita muito a execução de tarefas como implantação de site, gerenciamento de domínio, configuração de e-mail e otimização de servidor. Neste artigo, você aprenderá como instalar o CyberPanel na distribuição Linux.

Quer ter ainda mais facilidade para implementar esse tutorial passo a passo?  Gerenciar o CyberPanel com maior desempenho e garantia de disponibilidade? Recomendamos também este artigo sobre os recursos e ferramentas do CyberPanel.

Você pode conferir os planos de servidores VPS da Homehost.

Características do CyberPanel

Abaixo, você pode conferir algumas das principais características que diferem o CyberPanel dos demais painéis de controle web.

Recursos Essenciais: O CyberPanel oferece todos os recursos necessários para hospedar e executar um site, incluindo serviços como Web, DNS, FTP e servidor de e-mail. Ele é uma alternativa viável ao cPanel, especialmente para aqueles que desejam economizar custos e recursos.

Variantes: O CyberPanel está disponível em duas variantes: gratuita e paga. A versão gratuita oferece funcionalidades essenciais, enquanto a versão paga pode incluir recursos adicionais.

Economia de Recursos: Ao contrário do cPanel, que foi projetado com foco em empresas de hospedagem compartilhada, o CyberPanel é mais leve e eficiente. Com o hardware e a largura de banda mais acessíveis nos dias de hoje, o CyberPanel oferece uma alternativa econômica para hospedar sites, especialmente para usuários que desejam executar apenas um site simples ou um blog WordPress.

Alternativa ao cPanel: Se você está procurando uma alternativa ao cPanel, o CyberPanel é uma excelente escolha. Ele oferece uma experiência de gerenciamento completa e é totalmente gratuito para hospedar um número ilimitado de domínios (sites).

Compatibilidade com as distribuições Linux

Você poderá instalar o CyberPanel em praticamente todos os servidores VPS, Cloud e Dedicados que possuem as distribuições Linux, como Ubuntu, CloudLinux, AlmaLinux, CentOS. O servidor precisará ter no mínimo 1024 MB de RAM, 10 GB de espaço em disco.

Como instalar o CyberPanel no Linux

Conecte-se ao seu servidor via SSH

A instalação do CyberPanel é bastante simples. Primeiro, faça login em seu servidor via SSH como usuário root (o sudo não será suficiente para instalar). Você pode obter os detalhes de login SSH no gerenciamento do seu host de hospedagem.

Início da instalação do CyberPanel: Atualize os pacotes

Neste tutorial utilizaremos a distribuição Alma, que é baseada em CentOs.

Mas, se fosse a instalação para Ubuntu, o comando que você usuaria:

sudo apt update && sudo apt upgrade -y

Enquanto que para CentOS/Alma/Rocky será:

yum check-update

yum update

Sendo assim, vamos iniciar este tutorial com os comandos:

yum check-update

yum update
yum update para instalar o cyberpanel

Com estes comandos, você irá listar todos os pacotes pendentes de atualização no sistema e fará a instalação deles.

Execute o script de instalação do CyberPanel

Execute o seguinte comando, então, iniciará o script de instalação automatizada, que solicitará algumas decisões sobre qual versão do LiteSpeed e quais complementos você gostaria de instalar.

sh <(curl https://cyberpanel.net/install.sh || wget -O - https://cyberpanel.net/install.sh)
instalação do cyberpanel

Então, para continuar, digite a opção “1” e pressionar Enter, isso solicitará qual versão do LiteSpeed você deseja instalar.

Como instalar o CyberPanel: Selecione a versão do LiteSpeed

O OpenLiteSpeed é gratuito e suporta domínios ilimitados. Enquanto, se você selecionar o LiteSpeed Enterprise, certifique-se de ter obtido primeiro uma chave de licença. Pois, durante o período trial, há gratuidade para 1 domínio, mas você ainda precisa obter a chave.

litespeed

É feita a checagem instantânea do disco e memória RAM pelo instalador, antes de tudo.

Enfim, continue a instalação digitando novamente 1 e pressionando Enter.

Como instalar o CyberPanel: Selecione as opções e complementos

Você verá uma série de prompts para diferentes opções e complementos disponíveis.

Selecionando as opções de instalação do cyberpanel

Acima, como pode ver, o prompt pergunta se você deseja instalar o serviço completo para CyberPanel.

Portanto, estes serviços são essenciais para o funcionamento deste painel de controle, digite “Y” e pressione Enter para continuar.

Como instalar o CyberPanel: Instalando o Mysql

Na próxima opção, você será perguntado se deseja que a instalação do Mysql fique disponível para conexão remota ou apenas local.

Mas não há necessidade de abrir a conexão remota para o Mysql, digite “N” e pressione Enter.

Você terá acesso total ao Mysql pelo painel de controle do CyberPanel. Até porque, deixando a conexão ao Mysql apenas de forma remota, evita abrir brecha de segurança em um possível vazamento de dados.

Instalar o Mysql

Neste passo, instalador define uma senha aleatória para o usuário Admin e ela é revelada ao final de todo o processo de instalação.

Instalando o Memcached e demais complementos

Semelhante ao passo anterior, para instalar o Memcached, Redis e Watchdog, vá digitando “Y” e pressionando “Enter” sempre que solicitado. Conforme pode ver no exemplo ilustrado abaixo.

como instalar o cyberpanel. Instalando complementos

Ponto para observação: O Watchdog é uma ferramenta usada pelo Kernel para monitorar se um sistema está em execução. Ele tem a capacidade de reiniciar automaticamente sistemas travados. Portanto, é mais um item importante para o funcionamento adequado do CyberPanel.

Como instalar o CyberPanel: Finalizando a instalação

A partir daqui o processo de instalação prosseguirá automaticamente. Essa etapa é um pouco longa, portanto, levará em torno de 5 a 15 minutos, dependendo da velocidade de processamento do seu servidor.

Ao final do processo de instalação, aparece a seguinte tela que contém informações importantes sobre sua configuração, inclusive, a URL, usuário e senha para autenticação ao painel do CyberPainel. Portanto, selecione e copie-o para um local seguro para referência futura.

Finalizando a instalação

Reinicie o servidor

Agora que a instalação foi concluída com sucesso, reinicie o servidor para que qualquer pendência da instalação se resolva. Para tanto, digite “Y” e pressione Enter.

Acesse a instalação do CyberPanel

Após a instalação bem-sucedida e reinício do servidor, você poderá acessar o CyberPanel usando os dados que salvou dos detalhes ao final da instalação. Assim como em nosso exemplo de instalação foram os dados abaixo. Mas, certifique-se de alterá-los para os seus.

URL: https://177.85.103.158:8090

Username: admin

Password: ***********************

Ao acessar sua URL do CyberPanel, A página de login apresentada será semelhante a essa a seguir.

 Página  de login do cyberpanel

Após inserir o login e senha que a sua instalação do CyberPanel gerou e escolher o idioma de sua preferência, a tela de logon será semelhante a essa, com os recursos que o painel disponibiliza.

painel cyberpanel

Você pode reparar que o CyberPanel já vem com todos os recursos essenciais para você instalar e gerenciar seus domínios e administrar os recursos necessários.

Considerações finais sobre como instalar o CyberPanel

Neste artigo, você pôde conferir o passo a passo sobre como instalar e acessar o CyberPanel, independente da distribuição Linux. Além disso, abordamos alguns pontos sobre as características desse painel de controle, que comparado ao Cpanel,  é uma opção grátis e leve.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!