Ferramentas e recursos do CyberPanel 

CyberPanel é um painel de controle de hospedagem web projetado para tornar o gerenciamento de ambientes de hospedagem mais simples e eficiente. As ferramentas e recursos do Cyberpanel fazem uso de uma interface intuitiva, facilitando a execução de tarefas essenciais, como implantação de sites, gerenciamento de domínios, configuração de e-mails e otimização de servidores. Se você está procurando uma alternativa ao cPanel, o CyberPanel é uma excelente escolha. 

login no cyberpanel

A seguir, algumas das principais características que destacam as ferramentas e recursos do Cyberpanel de outros painéis de controle web.

Recursos Essenciais: O CyberPanel oferece todos os recursos necessários para você hospedar e executar um site, assim como serviços Web, DNS, FTP e servidor de e-mail. Ele é uma alternativa viável ao cPanel, contudo quando se deseja economizar com custos e recursos. 

Variantes: O CyberPanel está disponível em duas variantes: gratuita e paga. A versão gratuita oferece funcionalidades essenciais, enquanto a versão paga pode incluir recursos adicionais. 

Economia de Recursos: Ao contrário do cPanel, que foi projetado com foco em empresas de hospedagem compartilhada, o CyberPanel é mais leve e eficiente. Com o hardware e a largura de banda mais acessíveis nos dias de hoje, o CyberPanel oferece uma alternativa econômica para hospedar sites, principalmente para usuários que desejam executar apenas um site simples ou um blog WordPress. 

Compatibilidade com Distribuições Linux: Você pode instalar o CyberPanel em praticamente todos os servidores VPS, Cloud e Dedicados que possuem distribuições Linux, como Ubuntu, CloudLinux, AlmaLinux e CentOS. Desse modo, o servidor precisa ter no mínimo 1024 MB de RAM e 10 GB de espaço em disco. 

Ferramentas e Recursos no Painel do CyberPanel

Ferramentas do CyberPanel – Web Server (LiteSpeed)

O CyberPanel utiliza o LiteSpeed como servidor web, oferecendo alta performance e escalabilidade. Por conseguinte, ao instalar o CyberPanel, você também obtém o LiteSpeed Web Server

O LiteSpeed é otimizado para funcionar perfeitamente com o CyberPanel, assim oferecendo uma experiência de hospedagem mais eficiente. 

litespeed

Ferramentas do CyberPanel – Gerenciamento de Domínios 

No painel do CyberPanel, você pode gerenciar seus domínios e subdomínios facilmente. Para que isso seja possível, há um conjunto de funções completas. 

  • Adicionar novos domínios; 
  • Configurar as zonas DNS para seus domínios; 
  • Redirecionar domínios; 
  • Gerenciar Subdomínios; 
  • SSL gratuito integrado; 
  • Alteração de Domínios; 
  • Remoção de Domínios. 
funcoes no cyberpanel

Ferramentas do CyberPanel – Configuração de E-mail 

CyberPanel oferece recursos abrangentes para criar, configurar e gerenciar contas de e-mail. Ademais, abaixo estão listadas as funcionalidades dessa ferramenta.

  • Criação de Contas de E-mail; 
  • Webmail; 
  • Alteração ou Redefinição de Senha; 
  • Integração com clientes de e-mail desktop (como Thunderbird); 
  • Encaminhamento de E-mails; 
  • Limites de E-mail; 
  • Segurança e Filtragem de Spam.
funções de email

Ferramentas do CyberPanel – Backup Automático

CyberPanel oferece um sistema de backup automático para garantir a segurança dos seus dados. Confira a seguir, as funcionalidades disponíveis na ferramenta de backup.

Backup Incremental

O CyberPanel utiliza um sistema de backup incremental, isto é, em vez de criar backups completos todos os dias, ele apenas faz backup das alterações desde o último backup

Backup local ou remoto

Você pode escolher onde deseja armazenar seus backups. As opções disponíveis incluem armazenamento local (no próprio servidor) ou armazenamento remoto (como Google Drive, AWS S3 ou FTP). Afinal, armazenar backups remotamente é uma boa prática para proteger seus dados contra falhas no servidor. 

Agendamento Automático de Backup 

Com essa funcionalidade, você configura o CyberPanel para criar backups automaticamente em intervalos regulares (diariamente, semanalmente etc.). Portanto, isso eleva a garantia de que seus dados estejam sempre atualizados e protegidos. 

Restauração Simples

Se algo der errado com o seu site, você pode restaurar facilmente a partir de um backup. Sendo assim, basta acessar a seção de backups, selecionar o backup desejado e clicar em “Restaurar”. Então, o CyberPanel cuidará do processo de restauração. 

Google Drive Integration

A partir da versão 2.0.2, o CyberPanel permite salvar backups diretamente no Google Drive. Isso é útil para armazenar backups de forma segura e acessível fora do servidor, tendo como resultado a recuperação dos dados em caso de falhas na máquina.

Monitoramento e Logs

O CyberPanel registra informações detalhadas sobre os backups. Verifique os logs para garantir que os backups estejam sendo executados conforme o esperado. 

backup

Ferramentas do CyberPanel – Gerenciamento PHP

CyberPanel oferece controle flexível sobre as versões do PHP, permitindo que você selecione a mais adequada para suas necessidades. Desse modo, a seguir os detalhes sobre o gerenciamento do PHP no CyberPanel

  • Seleção de versões específica do PHP para cada site; 
  • Compatibilidade com Aplicativos e Frameworks; 
  • Configurações Personalizadas para cada versão do PHP; 
  • Monitoramento de Desempenho; 
  • Segurança e Atualizações.
php - Ferramentas e recursos do CyberPanel

Ferramentas do CyberPanel – Monitoramento de Recursos 

CyberPanel oferece recursos de monitoramento para que você possa acompanhar o desempenho e a utilização dos recursos do seu servidor. Abaixo, os detalhes sobre o monitoramento de recursos: 

Dashboard de Recursos

Ao fazer login no CyberPanel, você terá acesso a um painel de controle que exibe informações essenciais sobre o servidor. O dashboard mostra métricas como uso de CPU, memória, espaço em disco bem como largura de banda

Gráficos e Estatísticas

O CyberPanel gera gráficos e estatísticas em tempo real. Você pode visualizar tendências e identificar picos de uso, ajudando a readequar o ambiente operacional. Assim sendo útil para otimizar recursos e detectar problemas rapidamente. 

Acompanhamento de Processos

O CyberPanel lista os processos em execução no servidor. Com facilidade, você pode verificar quais processos estão consumindo mais recursos. Tendo como resultado, ajuda para identificar gargalos e tomar medidas corretivas. 

Alertas e Notificações

Configure alertas para serem acionados quando determinadas métricas atingirem níveis críticos. 

Por exemplo, receba um alerta quando a utilização de CPU ultrapassar 90%. 

Isso permite que você tome medidas proativas antes que ocorram problemas graves. 

Histórico de Uso

O CyberPanel mantém um histórico de registros de uso de recursos. Isso é útil para análises retrospectivas e planejamento futuro. 

Detalhes por Site ou Domínio

Além do monitoramento geral, você pode verificar o uso de recursos por site ou domínio. Isso ajuda a identificar sites específicos que podem estar causando problemas. 

Otimização e Ajustes

Com base nas informações de monitoramento, você pode otimizar seu servidor. 

Por exemplo, ajustar configurações do LiteSpeed, otimizar bancos de dados ou alocar mais recursos para sites específicos. 

monitoramento de recursos - Ferramentas e recursos do CyberPanel

Ferramentas do CyberPanel – Firewall e Segurança 

CyberPanel oferece recursos robustos de segurança para proteger seus sites e servidores contra ameaças cibernéticas. Confira todos os detalhes sobre o firewall e a segurança no CyberPanel

ModSecurity 

O CyberPanel vem com o ModSecurity, um firewall de aplicativos da web (WAF) que protege seus sites contra ataques online. 

O ModSecurity monitora e filtra o tráfego HTTP, identificando e bloqueando atividades maliciosas, como injeção de SQL, cross-site scripting (XSS) bem como diversos outros ataques. 

CSF (ConfigServer Security & Firewall)

O CSF é uma suíte de segurança popular para servidores Linux

Ele oferece recursos como firewall, detecção de intrusão e outras medidas de segurança. 

No CyberPanel, você pode integrar o CSF com apenas alguns cliques para reforçar ainda mais a segurança. 

SSL Integrado

O CyberPanel facilita a configuração de certificados SSL (Let’s Encrypt) para seus sites. 

O SSL criptografa a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor, assim garantindo que os dados sejam transmitidos com segurança. 

Login Hardening 

O CyberPanel permite configurar políticas de login mais rígidas. 

Você pode definir limites de tentativas de login, bloquear IPs suspeitos bem como fortalecer a autenticação. 

Monitoramento de Logs e Alertas

Acompanhe os logs de acesso, erros e atividades do servidor. 

Configure alertas para serem acionados quando ocorrerem eventos incomuns. 

Segurança em Camadas

O CyberPanel adota uma abordagem em camadas para a segurança. 

Isso inclui proteção no nível do servidor, aplicativo e rede. 

Atualizações Regulares

Mantenha seu CyberPanel e todos os componentes atualizados. 

Atualizações frequentes corrigem vulnerabilidades e melhoram a segurança. 

 

segurança - Ferramentas e recursos do CyberPanel

Recursos do CyberPanel – Gerenciamento de Bancos de Dados

CyberPanel oferece uma maneira conveniente de gerenciar bancos de dados diretamente de sua interface. Abaixo, você pode conferir as principais funções para o gerenciamento de bancos:

  • Criação de Banco de Dados;
  • Exclusão de Banco de Dados;
  • Listagem de Bancos de Dados;
  • Acesso ao phpMyAdmin;
  • Backup e Restauração;
  • Gerenciamento Remoto.
bancos de dados - Ferramentas e recursos do CyberPanel

Recursos do CyberPanel – DNS e Zonas DNS

CyberPanel oferece recursos abrangentes para gerenciar o DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e as zonas DNS dos seus domínios. A seguir, a listagem de seus recursos.  

Configuração de Servidores DNS Padrão

Quando você cria um novo site no CyberPanel, é possível configurar os servidores DNS padrão. 

Você poderá customizar seus nomes de servidores DNS, usando algo como no formato ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com. 

Criação de Zonas DNS

O CyberPanel permite criar zonas DNS para seus domínios. 

Isso inclui registros como A (endereço IP), CNAME (alias), MX (servidor de e-mail) e outros. 

Configure as zonas DNS para apontar corretamente os domínios para os servidores corretos. 

Exclusão de Zonas DNS

Se você não precisa mais de uma zona DNS, poderá excluí-la. Isso também removerá todos os registros associados a esse domínio. 

Integração com Cloudflare

Para otimizar a segurança e o desempenho, você pode usar o Cloudflare como seu provedor DNS

O CyberPanel facilita a integração com o Cloudflare, dessa forma, permitindo que você gerencie suas zonas DNS diretamente lá. 

Monitoramento e Propagação

Monitore as alterações nas zonas DNS e verifique se elas estão propagando corretamente. 

Lembre-se de que as alterações podem levar até 48 à 72 horas para se propagar globalmente. 

 

Ferramentas e recursos do CyberPanel DNS

Considerações finais

Neste artigo, você pôde conferir a vasta gama de todas as ferramentas e recursos do CyberPanel. Sem dúvidas, o CyberPanel é uma das soluções de painel web mais completas para você gerenciar seu servidor VPS ou servidor Dedicado. É uma ferramenta gratuita, mas também possui versão paga, de forma opcional e conta com interface moderna com atualizações periódicas, provendo estabilidade e segurança.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!