Os 15 melhores plugins de WordPress em 2024

1. Akismet (Anti spam e segurança no WordPress)

É um plugin de WordPress criado pela própria WordPress, sendo ele um dos plugins padrões em qualquer tema WordPress . Akismet é um plugin-anti-spam que verifica com filtros todos os comentários em seu site, existe também a versão premium que oferece diversas soluções mais avançadas de segurança. O plugin fornece um histórico de status para cada comentário, pois assim você pode saber quais foram encontrados com spam pelo Akismet ou pelo moderador. Os moderadores também podem ver o número de comentários aprovados por cada usuário, ver as URLs no corpo do comentário e remover os links suspeitos. O plugin Akismet é gratuito e pode ser encontrado dentro do repositório do WordPress. Caso queira baixar este plugin para wordpress basta acessar este endereço.

Akismet Anti-spam: Spam Protection

akismet plugin de wordpress

2. Contact Form 7 (Formulário de contato)

É o plugin de formulário para WordPress mais usado, pois possui diversas opções de configuração, possibilitando ao usuário criar diversos tipos de formulário de contato. Com uma interface simples e de fácil configuração ,permite ao usuário usar todos os recursos que o plugin oferece. Entre seus recursos permite a personalização dos formulários de contato e do conteúdo dos e-mails de forma simples e flexível, o formulário suporta o envio por tecnologia Ajax, e compatível com as classes de formulário do bootstrap.

Contact Form 7

 

formulario de contato no wordpress

3. Meta Box

O Meta Box e um outro plugin muito importante em um site WordPress, pois possibilita ao usuário a criar caixas metas personalizadas. Por exemplo, campo de títulos, textos, imagens e vídeos. Quando instalamos o meta box ele automaticamente adiciona alguns campos personalizados no post.  Outrossim, apesar do meta box poder ser usado em qualquer tema WordPress, ele irá necessitar de algumas configurações na programação do site quando for um template feito por terceiros.  Recomendamos uma leitura a sua documentação ao usar.

https://br.wordpress.org/plugins/meta-box/

plugin meta box

4. The Excerpt re-reloaded (Organização visual do WordPress)

Muito usado em Blogs este plugin faz algo mais do que a função de trecho embutido. Ele permite que você escolha o comprimento do trecho, as tags html permitidas, o texto do link para o post completo, o container html do trecho (,, ou texto simples) e se deve mostrar ou não emoticons. Por exemplo, ele permite organizar os artigos de forma mais correta. Em conclusão, é um plugin indispensável  em qualquer blog ou site que contenha posts ou artigos.

https://wordpress.org/plugins/the-excerpt-re-reloaded/

plugin de wordpress excerpt

5. WP-PostViews (Organização visual)

Outro plugin muito usado em blogs WordPress e que tem uma função um pouco diferente do The Excerpt re-reloaded , e o wp-postviews que serve para definir o número de posts ou artigos que cada pagina ou categoria do blog ou site terá. Por isso, é possível ter uma organização excelente dos conteúdos do blog ou site.

https://br.wordpress.org/plugins/wp-postviews/

6. AdSense Integration WP QUADS (Ganhar dinheiro)

Este plugin é uma poderosa ferramenta de integração de qualquer site com diversos tipos de anúncios automáticos no site. Em virtude de ser usado em mais de 100 mil web sites, este plugin é uma evolução do famoso Quick AdSense. Ideal para quem quer ganhar dinheiro na internet com seu site.

https://wordpress.org/plugins/quick-adsense-reloaded/

7. Erident Custom Login and Dashboard (Organização visual)

Este plugin tem simplesmente a função de personalizar toda a área administrativa do seu site, dando a ela um layout mais profissional. Por exemplo, com ele você pode inserir imagens de fundo ou cores, trocar a logo do wordpress para a sua logo de preferência. Pode até mesmo pode personalizar a caixa de login e senha, e muito mais.

https://br.wordpress.org/plugins/erident-custom-login-and-dashboard/

8. Favicon Rotator (Organização visual)

Este plugin para WordPress tem a função de inserir na aba do navegador o famoso favicon. Trata-se do ícone que aparece na aba do navegador. Também é de grande importância para os mecanismos de busca do google. Sua interface e simples e de fácil configuração. Sugerimos criar seus próprios Favicon em qualquer editor de imagem, com o tamanho de 80×80, no formato png. Por fim, vá a aba plugins e abaixo do plugin Favicon Rotator, e ali você poderá escolher seus ícones costumizados.

Favicon Rotator

9. Really Simple SSL (Segurança)

A função deste plugin e muito simples mais muito  importante e verificar constantemente o SSL do site o certificado de site seguro o famoso cadeado verde. O plugin verifica a validade do certificado e o conteúdo do site. Só para ilustrar, este certificado você adquire através do seu servidor de hospedagem.

https://br.wordpress.org/plugins/really-simple-ssl/

10. WP Content Copy Protection & No Right Click (Segurança)

Este plugin tem uma das funções mais importantes de um site ou blog, que é proteger seu conteúdo contra plágio ou cópias indesejáveis. Por exemplo, ele possui uma proteção contra clonagem de texto ou imagens. Afinal, o site ou blog que estiver usando este plugin não pode ter seu conteúdo compartilhado ou copiado sem a autorização do administrador do site ou blog.

https://br.wordpress.org/plugins/wp-content-copy-protector/

11. Yoast SEO (SEO para WordPress)

Com certeza este plugin e um das mais poderosas ferramentas do wordpress. Yoast é seu aliado mais precioso para fazer seu conteudo e seus artigos aparecerem na internet. Ele irá otimizar cada um de seus artigos de acordo com a keyword desejada, além de sugerir melhorias de forma rápida e fácil. As versões atuais possuem ferramentas de Sitemaps XML, que informam aos buscadores sobre atualizações em seu conteúdo.

https://br.wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

yoast plugin para seo no wordpress

 

12. Elementor (Construtor de sites para o WordPress)

O Elementor é um plugin que funciona como um construtor de páginas personalizadas, sendo assim ele possibilita ao usuário a criar páginas totalmente personalizadas de forma fácil e prática, o Elementor com certeza e um dos melhores plugins já criado para WordPress devido a suas inúmeras opções para personalização de páginas.

https://br.wordpress.org/plugins/elementor/

13. Woocomerce (Loja virtual)

O Woocomerce hoje é o plugin mais utilizado em site WordPress, pois transforma um site simples em uma loja virtual, possibilitando  a venda de qualquer tipo de produto. Entre as várias funções que o plugin oferece está  todo o gerenciamento da loja como relatórios, controle de estoque, organização dos produtos, cupons promocionais, além da organização dos pedidos e a inserção dos produtos de forma fácil.

https://br.wordpress.org/plugins/woocommerce/

14. Woocomerce PagSeguro (Loja Virtual / Cobrança)

Aliado ao plugin do Woocomerce temos um outro plugin fundamental se você deseja transformar seu site em uma loja virtual e o Woocomerce Pag Seguro, ele possibilita ao gerenciador fazer toda a estrutura de pagamentos da loja de forma fácil e segura pagamentos com boletos bancários e cartão de credito. No entanto, é preciso ficar atento algumas instruções. Por exemplo, para utilizar o plugin Woocomerce PagSeguro você precisa antes criar uma conta no PagSeguro. Este processo é simples, pois o site ensina passo a passo como fazer a intereção do plugin com a sua conta. Para habilitar o pag seguro na sua loja e só você ir nas configurações no plugin Woocomerce na aba pagamentos e habilitar a função.

https://br.wordpress.org/plugins/woocommerce-pagseguro/

woocommerce pagseguro para wordpress

 

15. Woocomerce Correios (Loja Virtual / Correios)

Aliado aos plugins do  WooCommerce e WooCommerce PagSeguro teremos também o plugin WooCommerce Correios. Ele é responsável por toda a estrutura de entrega dos produtos da loja. Ele calcula o frete e as formas de entrega como PAC, SEDEX, SEDE10 e outros. Sua forma de instalação é relativamente fácil.

https://br.wordpress.org/plugins/woocommerce-correios/

plugin de correios para wordpress

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!