Qual é meu IP ? Descubra seu IP na internet

Todo dispositivo conectado à internet possui um endereço IP associado. Tanto um celular, um tablet ou um computador. Qual é o meu IP? Esta é uma dúvida muito comum entre os usuários da internet. Há várias formas de se descobrir o seu IP (Internet Protocol).

Seu endereço IP é:

178.62.71.222
178.62.71.222

Meu IP: explicando em detalhes

Tópicos interessantes que irão lhe ajudar:

Endereço IP Privado x Público

Endereço IP é uma espécie de número que seu computador tem na internet. Quando você se conecta a uma rede com um roteador de internet (WiFi ou via cabo), seu dispositivo recebe um IP privado.

Por sua vez, este IP privado (ou IP interno) é identificado pelo servidor DHCP deste roteador. Dessa forma, o roteador terá o IP público. Enquanto isso, todos os dispositivos conectados ao roteador possuirão, cada um, um IP privado.

Por exemplo, um IP privado não é acessível de fora. Isto é um tipo de proteção para se evitar ataques ou invasões de redes externas.

um endereço ipv4 público, é um número de IP acessível a partir de toda a internet. Em outras palavras, trata-se de um ip externo na rede mundial de computadores.

Atualmente há uma grande escassez de endereços IP na internet. Por isso, só se recomenda delegar endereços IPs públicos ou a servidores de internet. Por exemplo, um servidor de hospedagem de sites), ou então, a roteadores. Normalmente, quando se busca descobrir qual o meu IP, se encontra um endereço IP público.

A ferramenta de WHOIS IP pode ser usada para se obter informações sobre o titular de um endereço na internet.

qual e o meu IP ?

IP estático x IP dinâmico

Meu endereço IP pode ser estático ou dinâmico. Um IP estático nunca muda, ou seja, é um número que seu computador recebe e sempre fica atrelado a ele.

Em contrapartida, um endereço IP dinâmico é um número que muda de tempo em tempo em seu computador. Normalmente um provedor de internet banda larga fornecem endereços IP dinâmicos (que mudam). Empresas de hospedagem de sites fornecem endereços IP estáticos, que permanecem inalterados.

Computador é um exemplo de dispositivo que possui um endereço IP na internet. Outros exemplos são um telefone celular, um servidor de hospedagem de sites e até mesmo uma televisão SmartTV.

meu ip

O custo de um endereço IP estático na Internet pode variar. Tudo depende do provedor de serviços de Internet (ISP) e do plano de serviço que você escolher. Alguns ISPs podem oferecer um endereço IP estático como parte do pacote de serviços, enquanto outros podem cobrar uma taxa adicional.

Em média, o custo de um endereço IP estático pode variar de alguns dólares por mês a dezenas de dólares. Por exemplo, depende da localização geográfica e das políticas do provedor de serviços. Além disso, pode haver custos adicionais associados à configuração e à manutenção do endereço IP estático.

Exemplos de endereços IP privados

Há diversas faixas de IP reservadas para as redes locais. Por isso, na estrutura de delegação de IPs da internet, tais faixas foram separadas. Isso se deu justamente para que as redes locais se desenvolvessem sem usar os IPs públicos. Os endereços IP privados são determinados pela RFC1918

Algumas faixas de IPs locais:

  • 192.168.0.1 até 192.168.255.255
  • 10.0.0.1 até 10.255.255.255
  • 172.16.0.1 até 172.31.255.255

Quando se procura pelo meu IP, normalmente ele aparece como público, ou seja, o endereço do seu provedor de internet.

Outras formas de descobrir meu IP

Ao navegar na internet, é comum nos depararmos com situações em que precisamos saber nosso endereço IP. O endereço IP é um identificador único atribuído a cada dispositivo conectado à rede, permitindo a troca de informações entre os computadores e servidores. Seja para configurar uma rede, solucionar problemas de conectividade ou acessar recursos específicos, descobrir seu endereço IP pode ser muito útil. Neste artigo, forneceremos um guia simples e prático para você descobrir seu IP na internet.

Dicas para descobrir seu IP

  • Utilize um mecanismo de pesquisa: A maneira mais fácil e rápida de descobrir seu IP é realizar uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google. Basta digitar “qual é o meu IP” na barra de pesquisa e os resultados mostrarão seu endereço IP atual.
  • Acesse sites especializados: Existem vários sites dedicados a fornecer informações sobre seu IP, como o “Meu IP Homehost”. Basta visitar esses sites e eles exibirão seu endereço IP atual, juntamente com informações adicionais, como localização geográfica e provedor de internet.
  • Verifique as configurações de rede: Se você estiver usando um computador com sistema operacional Windows, pode encontrar seu endereço IP acessando as configurações de rede. Vá para o Painel de Controle, clique em “Central de Rede e Compartilhamento” e, em seguida, em “Conexões de Rede”. Localize a conexão ativa, clique com o botão direito do mouse e selecione “Status”. Na janela que abrir, você encontrará seu endereço IP.
  • Utilize comandos de rede: Se você se sente mais confortável com a linha de comando, pode usar comandos de rede para descobrir seu IP. No Windows, abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig” seguido de Enter. O endereço IP será exibido na seção “Adaptador Ethernet” ou “Adaptador sem fio”.
  • Use aplicativos e extensões: Existem aplicativos e extensões de navegador disponíveis que fornecem informações sobre seu IP de forma conveniente. Pesquise nas lojas de aplicativos ou nas extensões dos navegadores para encontrar opções adequadas.
meu ip

Conclusão: Descobrir seu endereço IP na internet é uma tarefa simples e útil para várias finalidades. Seja para configuração de rede, solução de problemas ou acessar recursos específicos, ter essa informação à mão pode facilitar sua experiência online.

Utilizando métodos simples, como pesquisas em mecanismos de busca, sites especializados, configurações de rede ou comandos de rede, você pode descobrir seu IP rapidamente. Mantenha-se atualizado sobre seu endereço IP para aproveitar ao máximo sua conexão e garantir uma navegação segura na internet.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!