Registro de Domínio Grátis: como criar o seu

Se você tem interesse e quer saber como obter um registro de domínio grátis, você chegou ao lugar certo. A Homehost por ser um provedor de registro de domínios credenciado e homologado junto ao Registro.br, oferece condições mais do que especiais para seus clientes.

O que é um registro de domínio grátis?

Um nome de domínio, é basicamente o seu nome na internet. Você pode ter um site ou contas de e-mail com o nome de sua empresa.

Por exemplo: lojaderoupas.com.br ou então portalcontabil.com.br

Um nome de domínio fácil de lembrar pode ajudar seus clientes a lembrarem o nome do seu site.

A Homehost oferece duas opções para você obter um domínio grátis. O valor de um domínio pode variar de diversas formas e conforme a extensão.

Alternativa A

Você pode obter novos nomes de domínio gratuito, ao contratar uma hospedagem de sites na Homehost, com pagamento anual.

Alternativa B

Existem também extensões de domínios que não cobram pelo seu uso. Ou seja, permitem um registro gratuito. Porém, nem todas são indicadas devido à credibilidade que passam.

No Brasil, a entidade responsável pelos registros de domínios é a Registro.br pertencente ao NIC.br. A Homehost é um provedor credenciado e homologado junto ao Registro.br.

Ao acessar o site Registro.br você terá acesso a diversas opções de nomes de domínio com a extensão domínio de nível superior (TLD) .br.

O valor de um domínio costuma ser pago por períodos anuais. 

Como ter um registro de domínio grátis: Opção 1

Assinando o plano de Hospedagem na HomeHost na modalidade anual (12 meses) ou superior a partir do plano básico.

Dessa forma, você garante a primeira anuidade do seu domínio com extensões como .com.br, .net e outros totalmente grátis!

Ou seja, durante o primeiro ano do seu registro, você terá o domínio gratuito. Portanto, você só precisará pagar o valor de renovação do domínio que ocorre anualmente!

Para isso, basta seguir os seguintes passos: inicialmente, acesse a página inicial da HomeHost ( homehost.com.br ).

Você encontrará logo abaixo do banner principal um campo para inserir um nome de domínio. Conforme na imagem abaixo:

registro de dominio gratis

Na caixa de pesquisa, basta escolher um nome. Ao lado, escolha a extensão (o top level domain). Escolha sempre um nome fácil de lembrar.

Utilizamos o nome “nomedomeusite” com a extensão .com.br para poder executar um teste, e ele está disponível, como na imagem abaixo:

pesquisa de dominios

Portanto, agora basta clicar em Registre agora e preencher o formulário de cadastro.

Dessa forma você terá seu próprio domínio registrado através da Homehost, juntamente com seu plano de hospedagem escolhido! Você pode comprar quantos planos de hospedagem quiser, com novos domínios.

Sendo assim, você pode ter a primeira anuidade de diversos nomes de domínio gratuitos.

Como ter um registro de domínio grátis: Opção 2

A segunda opção que a Homehost oferece são domínios sempre gratuitos. Entre eles, há as seguintes extensões:

  • .h-br.com
  • .meu-br.com
  • .br-web.com

Essas 3 extensões são de domínio gratuitos e confiáveis, sendo uma boa opção para quem não quer obter um registro com renovação anual. Estes nomes de domínio só podem ser usados para sites sem fins lucrativos.

Ou seja, o registro nessas extensão é 100% grátis, e sem custos de renovação. Portanto, diferente da opção 1, você nunca precisará pagar pela renovação do registro de domínio.

Logo, as extensões top level domain (TLD) indicadas, ficam disponíveis para seu uso para sempre. Tudo enquanto você tiver seu plano de hospedagem ativo na Homehost.

Para adquiri-los, plano de hospedagem na HomeHost e escolha uma das 3 opções acima. Basta acessar a página da HomeHost, digitar o domínio desejado na barra como na imagem baixo.

Dessa forma, você irá consultar o domínio na internet. Caso esteja disponível, você poderá fazer o registro deste domínio com extensão grátis.

pesquisa por extensões de domínios gratis

Posteriormente, na página seguinte, basta estar escolhendo uma das 3 opções de domínio com a extensões citadas anteriormente, como na imagem abaixo:

nomes de domínio com extensões top level domain gratis

Finalmente, conclua o cadastro do plano de hospedagem e você já terá seu registro de domínio grátis e para sempre!

É possível ter um domínio grátis para sempre ?

Para ter um domínio sempre gratuito, como citado anteriormente, basta registrar seu domínio em extensões que oferecem o registro gratuito. E também, manter um plano de hospedagem Homehost ativo.

Este tipo de domínio é permitido somente para sites sem fins comerciais. Na Homehost é possível estar utilizando as seguintes extensões de registro de domínio grátis para sempre:

  • .h-br.com
  • .meu-br.com
  • .br-web.com

Essas 3 extensões são de domínio gratuitos e confiáveis, sendo uma boa opção para quem não quer obter um registro com renovação anual.

Alguns exemplos de como ficam os nomes de domínio usando essas extensões:

  • sitedopedro.h-br.com
  • professorfabio.meu-br.com
  • liberdade.br-web.com

O que preciso fazer para renovar meu domínio gratuito na Homehost ?

Como mencionamos neste artigo anteriormente, a Homehost tem dois tipos de domínios gratuitos:

Primeira anuidade grátis de registro de domínio

Gratuidade na primeira anuidade dos domínios normais. Eles são, por exemplo, nomes de domínio .com.br, .com .net .org.

Estes domínios são grátis somente no primeiro ano.

Sendo assim, caso você contrate um plano de hospedagem com pagamento anual (12 meses) ou superior.

Após o primeiro ano, eles devem ser renovados com o pagamento de sua anuidade. Os valores variam de acordo com cada extensão.

Nomes de domínio com extensões sempre gratuitas

Os domínios sempre gratuitos são, por exemplo, h-br.com , meu-br.com e br-web.com.

Estes domínios não dependem do pagamento de anuidade para renovação do registro. Logo, o único requisito é que se mantenha um plano de hospedagem ativo na Homehost.

Este tipo de domínio é permitido somente para sites sem fins lucrativos.

A diferença entre domínios gratuitos e domínios pagos

Existem diversos tipos de registro domínios, inclusive é possível adquirir domínios gratuitos.

Geralmente os domínios mais conhecidos e confiáveis costumam ter a extensão .com ou .com.br. Assim como outras extensões como .net, .org, .gov.

Um domínio comercial pode ser gratuito no primeiro ano, caso contrate uma hospedagem Homehost com pagamento anual ou superior.

Para isso, é necessário realizar um registro de domínio, que geralmente tem como cobrança um valor anual. O mais recomendável para você criar um site profissional é a escolha de um domínio com a extensão .com.br. Ela indica que é um site comercial e nacional.

Também é a melhor opção para você ter seu próprio domínio de e-mail personalizado. A escolha de um bom domínio é essencial para o sucesso da sua empresa no mundo digital, na internet.

Conclusão

A Homehost traz diversas oportunidades para que você tenha um registro de domínio grátis. Seja um domínio comercial, ou para um site sem fins lucrativos.

Você pode usar o registro grátis, por exemplo, para criar um blog ou uma loja virtual. Pode também criar seu portfólio online, e alimentar suas redes sociais.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!