Certificado SSL: Como gerar e instalar em seu site no cPanel

Este artigo explica como gerar um certificado SSL gratuitamente e configurar um servidor seguro HTTPS em seu site hospedado na Homehost. Um certificado é uma chave criptografada, que diz ao navegador que seu site é seguro. Dessa forma, o servidor seguro HTTPS faz a leitura desta chave e realiza a comunicação segura entre o servidor de hospedagem de sites e o cliente. Uma explicação mais detalhada sobre os benefícios e vantagens pode ser encontrada nesta página sobre Certificado SSL Grátis.

Caso seu painel de controle seja o DirectAdmin, você deverá seguir este outro tutorial.

Este serviço gratuito está incluso, sem custo adicional, nos planos de hospedagem de sites Avançado e Premium , e também em todos os planos de revenda de hospedagem.

Tópicos deste artigo

Para que serve um certificado SSL ?

Um certificado SSL tem várias funções. Principalmente, tem como função estabelecer uma conexão segura e privada entre o servidor HTTP e o cliente que está navegando. Contudo, a internet atualmente está exigindo que todas as conexões sejam privadas. Tanto certificados SSL Certisign como um certificado SSL barato, ou até mesmo um certificado SSL grátis possuem a mesma função. Ambos funcionarão da mesma forma. O Google, por exemplo, prioriza e posiciona no topo os sites com um certificado SSL. Vamos listar apenas algumas delas:

  • Protege tanto o site como o cliente de roubo de dados;
  • Melhora seu posicionamento no Google;
  • Evita que passwords sejam perdidas durante a conexão;
  • Previne contra interceptação de dados, garantindo a segurança da informação;
  • Protege contra vírus e malwares;
  • Permite realizar transações seguras com cartões de crédito.

Como gerar um certificado SSL grátis e instalar em seu site

Primeiramente, vamos acessar o painel de controle cPanel. Em seguida, clique na opção Let’s Encrypt SSL , dentro da aba Segurança.

Ao clicar em Lets Encrypt SSL, irá visualizar uma tela contendo os certificados já instalados na parte superior e os domínios que existem em sua conta com opção de emissão de certificado na parte inferior.

Clique em ISSUE (a tradução é EMITIR) do domínio no qual deseja instalar o certificado.

Em seguida, na próxima tela verá várias opções e recomendamos que mantenha o padrão, mas caso seja um usuário avançado poderá editar conforme desejar. Na parte inferior da tela, há dois botões. O ISSUE e o ISSUE (Dry Run). O ISSUE (Dry Run) é um teste para saber se o certificado será instalado corretamente. Usar essa opção é importante para evitar vários pedidos de certificados com erros, já que há um limite de erros que podem ser cometidos durante a emissão de um certificado e atingindo esse limite, só poderá tentar novamente depois de alguns dias. Clique na opção ISSUE (Dry Run) e dando tudo certo a seguinte mensagem irá aparecer:

Se alguma mensagem de erro aparecer, entre em contato com nosso suporte para maiores detalhes. Mas se a mensagem de sucesso apareceu então basta clicar em GO BACK para repetir o procedimento e finalizar a instalação do seu certificado usando dessa vez o botão ISSUE.

Ao clicar no botão ISSUE a mensagem de sucesso é parecida com essa:

Agora o certificado está instalado e o servidor web será reiniciado. Depois de um minuto ou dois seu certificado estará pronto e funcional. Ao clicar na opção de voltar (go back), irá visualizar a tela inicial do Let’s Encrypt SSL com detalhes do seu certificado como a data de expiração.  Segue um print de exemplo de como irá ficar:

Por último, faça um teste. Abra seu navegador e acesse seu site colocando https:// antes do nome do domínio.

Depois disso, precisará apenas editar seu código para trabalhar com https ao invés de http. Caso utilize wordpress, pode seguir os passos para essa configuração no seguinte link:

Como ativar HTTPS no WordPress com o plugin Really Simple SSL

Como renovar um certificado

A renovação do SSL é bastante simples. O processo é o mesmo da geração de um novo certificado, explicado no início deste artigo.

Os certificados SSL grátis possuem validade de 3 meses. Você pode fazer a renovação deles tanto antes da data de expiração (recomendado) como após.

Diferenças entre um certificado SSL barato e um certificado grátis

Ambos exercem a mesma função. Um certificado SSL barato funciona da mesma forma em relação a um SSL gratuito. Cada certificado é emitido por um “órgão-raiz”. A Homehost utiliza o plug-in Let’s Encrypt e o modSSL. O Let’s Encrypt não cobra pela emissão dos certificados, e o modSSL é uma ferramenta opensource.

Além da Let’s Encrypt ainda há outras entidades emissoras, como, por exemplo, o certificado SSL Certisign, que possuem custos mais elevados.

Certificado SSL Locaweb , Hostinger, Hostgator ou Homehost, qual a diferença?

Outras empresas fornecem os serviços de hospedagem de sites a um preço mais elevado. A Homehost possui 15 anos de experiência no mercado. Por isso, conta com o melhor suporte técnico no Brasil. O protocolo SSL funciona baseado na normativa RFC6101. Basicamente, um SSL gratuito de qualquer uma dessas empresas tem o mesmo funcionamento. A única diferença está na qualidade dos serviços de hospedagem e atendimento entre as empresas.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!