Aprenda tudo sobre o NIC e Registro.br

Desde 1970 os NIC’s, Centro de Informações sobre Rede, são conhecidos no mundo inteiro como as organizações responsáveis por alocar os nomes e números de IPs. Com o passar dos anos, vários domínios começaram a utilizar os códigos de seus países, conquistando seus próprios NIC’s.

Depois disso, o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério de Comunicações viu a importância de uma organização para coordenar os assuntos relacionados à rede no Brasil, foi quando surgiu a CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), que depois deu origem ao NIC.br, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e que mais tarde formou o Registro.br.

Conheça o NIC.br

O NIC.br funciona de acordo com os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, com o objetivo de manter a qualidade e atividade dos domínios no país. É uma organização de direito privado e sem fins lucrativos, que investe em atividades que proporcionem melhorias à infraestrutura da Internet brasileira.

Além disso, eles têm a atividade permanente de estudar e prevenir incidentes de segurança no Brasil, implementar pontos de troca de tráfego da Internet, controlar o registro de domínios, acompanhar e avaliar tecnologias de redes e operações, estimular a evolução da Internet no Brasil, apresentar indicadores a respeito de tecnologias da informação e da comunicação e abrigar o escritório do W3C Brasil.

Essas atividades só são realizadas porque o NIC.br rege e conta com o apoio da cert.br, ceptro.br, cetic.br, registro.br, ix.br, ceqeb.br e w3c.br.

A função do Registro.br

Chegou um momento em que identificou-se a grande ascensão da web no Brasil. Em janeiro de 1996, os novos domínios eram solicitados o tempo todo e existiam 851 domínios registrados. Em dezembro, esse número saltou para 7.500 e a necessidade de automatizar o processo de registro foi necessária, foi quando nasceu o Registro.br.

Como o próprio nome deixa entendido, o Registro.br é responsável por registrar os nomes de domínio que terminam em ‘.br’ e mantê-los em atividade, por meio da administração, manutenção e publicação do DNS.

Assim como o NIC.br, o Registro.br trabalha para o desenvolvimento de ferramentas que beneficiem o sistema de registros de domínios brasileiros, por isso, fazem pesquisas e estudos constantemente em busca de novas tecnologias.

Agora que você já sabe tudo sobre o NIC e Registro.br fica muito mais fácil registrar o domínio do seu site. Se quiser entender mais sobre domínios, continue acompanhando o nosso blog, sempre damos dicas interessantes por aqui!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!