Este artigo explica de forma detalhada toda a operação dos planos de hospedagem django e python na Homehost.
Tópicos deste artigo:
Criando sua primeira aplicação
Instalar o Django na aplicação Python
Criar um projeto
Reiniciar o projeto Python
Criar o primeiro app Django
Criando sua primeira aplicação Django
Neste tutorial vamos ver como criar um projeto Python/Django em sua hospedagem. Este tutorial irá se basear na versão 3.4 do Python e 1.10 do Django, sendo necessárias algumas alterações para outras versões.
Primeiramente, acesse seu painel de controle cPanel e procure a opção “Setup Python App” na guia Software.
Em seguida, você encontrará a seguinte tela com a opção “Setup new application”
Em (1), deve escolher a versão do Python que deseja para sua aplicação. As opções são 2.7, 3.3, 3.4 e 3.5. Por exemplo, no nosso caso selecionamos 3.4.
Já na guia (2), você deve escolher o diretório dentro de sua hospedagem onde ficará sua aplicação Python. Para esta aplicação vamos utilizar o caminho /home/suportehh/diretoriopython
Em (3), você deve escolher o caminho onde sua aplicação estará no seu domínio, no nosso caso, suportehh.com/teste
Por fim, basta clicar em Setup e sua aplicação aparecerá em Existing applications.
Instalar o Django na aplicação Python
O próximo passo é instalar o Django nesta aplicação Python. Caso você seja um usuário avançado e prefira usar o “pip”, basta acessar o servidor por SSH e utilizar o comando que está em “Command for entering to virtual environment” no SSH para entrar no virtualenv e poder instalar tanto o Django quanto os módulos que desejar.
É possível também instalar a ferramenta e outros módulos diretamente do cPanel. Basta ir em ‘modules’ → show e escrever Django. Após selecionar, você poderá escolher qual versão deseja. Em nosso caso vamos instalar a versão 1.10.
Após isso clique em Add e então em “Update”. Assim que fizer, você verá logo após o módulo do Django instalado.
Criar um projeto
Agora que temos uma aplicação Python instalada com o Django, precisamos criar um projeto. Para isso, vamos fazer o acesso ao servidor por SSH.
Utilizando ‘ls -lh’, podemos ver a listagem de diretórios e verificar o diretorio ‘diretoriopython’ que criamos para nossa aplicação.
Vamos entrar neste diretório utilizando o comando ‘cd diretoriopython’.
Agora, precisamos entrar no ‘virtual environment’ da nossa aplicação Python. Para isso, utilize o comando que está em “Command for entering to virtual environment”, no nosso caso, “source /home/suportehh/virtualenv/diretoriopython/3.4/bin/activate”.
Basta rodar o comando “django-admin startproject meusite”, trocando meusite pelo nome do seu projeto. Lembrando que é primeiro preciso entrar no virtual environment, senão o comando django-admin não irá funcionar.
Verá que foi criado um diretório ‘meusite’, com toda a estrutura do projeto Django.
Agora, precisamos configurar o passenger_wsgi.py para que ele abra nosso projeto.
Será necessário editar o arquivo com o seguinte conteúdo:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
import os, sys sys.path.append('/home/suportehh/diretoriopython/meusite/') from django.core.wsgi import get_wsgi_application os.environ.setdefault("DJANGO_SETTINGS_MODULE", "meusite.settings") application = get_wsgi_application() |
No local azul, deverá substituir pelo diretório onde foi criado seu projeto, para isso basta entrar no diretório e utilizar o comando “pwd”
Já no local em vermelho, deve substituir pelo nome do seu projeto, no nosso caso, ‘meusite’.
Reiniciar o projeto Python
Agora, você deve reiniciar seu projeto Python clicando no botão “Restart” em seu painel.
Testar a aplicação Python
Acessando o site no diretório onde configuramos a aplicação Python, veremos o ‘Page not found’ do Django. Caso você veja esta tela, é porque deu tudo certo.
Criar o primeiro app
Agora, vamos criar nosso primeiro “app” dentro do nosso projeto. Para que seja criado, vá ao diretório do projeto (meusite) e rode o comando “python manage.py startapp meuaplicativo”. Será criada uma pasta com uma estrutura para este aplicativo, como pode ser visto à seguir:
Vamos editar o arquivo “views.py” com o seguinte conteúdo
1 2 3 4 |
from django.http import HttpResponse def index(request): return HttpResponse("Meu aplicativo Django.") |
Dessa forma, ainda dentro do diretório meuaplicativo, temos que criar um arquivo urls.py com o seguinte conteúdo:
1 2 3 4 5 6 7 |
from django.conf.urls import url from . import views urlpatterns = [ url(r'^$', views.index, name='index'), ] |
Vamos voltar agora para a pasta principal do projeto e editar o urls.py do projeto (em meusite/meusite/) para o seguinte conteúdo:
1 2 3 4 5 6 7 |
from django.conf.urls import include, url from django.contrib import admin urlpatterns = [ url(r'^meuaplicativo/', include('meuaplicativo.urls')), url(r'^admin/', admin.site.urls), ] |
Agora, devemos reiniciar de novo o Python com o botão “Restart” . Em seguida, ao entrar no diretório /meuaplicativo, veremos a nossa view:
Conclusão
Sua aplicação Python/Django já está criada, agora, basta desenvolver. Além disso, no site do projeto é possível encontrar bastante material sobre desenvolvimento em Python/Django
https://docs.djangoproject.com/en/1.10/
Por fim, conheça nossa hospedagem de sites com Python e Django, com toda infra estrutura que você precisa e merece.
Python 2.7, 3.3, 3.4 e 3.5
Todas as versões do Django