O que é Python? Entenda tudo sobre esta linguagem

o que é python

Python é uma linguagem de programação de alto nível, Open Source e interpretada, que se tornou uma das mais populares e usada na área de desenvolvimento de software. Fundada em 1989 por Guido van Rossum, Python é conhecida por sua facilidade de aprendizagem, sintaxe clara e concisa, e sua ampla variedade de aplicações, incluindo desenvolvimento web, data science, machine learning, automação de tarefas, entre outros.

A história da linguagem começou em 1989, quando Guido van Rossum, um programador holandês, começou a trabalhar em uma nova linguagem de programação. Ele queria criar uma linguagem que fosse fácil de aprender e usar, com uma sintaxe clara e concisa, sem sacrificar a eficiência e a escalabilidade. Ele inspirou-se em outras linguagens populares da época, como C, C++, Fortran e Amoeba.

Neste artigo, vamos explorar ainda mais a linguagem Python, discutindo sua sintaxe, suas características, vantagens, usos em diferentes setores e a expectativa de futuro. Entretanto, vamos mostrar como a linguagem pode ajudar a resolver problemas e criar aplicativos incríveis, tornando-se uma ferramenta valiosa para qualquer desenvolvedor ou estudante interessado em aprender mais sobre programação.

Sintaxe de Python

A sintaxe básica do Python é uma das suas características mais marcantes e fáceis de aprender. Aqui estão alguns conceitos-chave de sintaxe básica do Python:

Variáveis

As variáveis são usadas para armazenar valores. Você pode definir uma variável usando o operador de distribuição (=). Veja um exemplo:

x = 10
y = "hello"

Tipos de dados

Existem vários tipos de dados, incluindo números, strings, listas, tuplas e dicionários. Assim, veja um exemplo:

x = 10   # inteiro
y = "hello"   # string
my_list = [1, 2, 3, 4]   # lista
my_tuple = (1, 2, 3)   # tupla
my_dict = {"key": "value"}   # dicionário

Operadores

Os operadores são usados para realizar operações em valores. No Python, há vários operadores, incluindo operadores aritméticos (+, -, *, /), operadores lógicos (and, or, not), operadores de comparação (==, !=, <, >, <=, >=) , entre outros. Veja um exemplo:

x = 10
y = 3
print(x + y)   # imprime 13
print(x * y)   # imprime 30
print(x > y)   # imprime True

Controles de fluxo

Os controles de fluxo são usados para controlar a execução de instruções. No Python, há vários controles de fluxo, incluindo if/else, while, for, break e continue. Veja um exemplo:

x = 10
if x > 5:
    print("x é maior que 5")
else:
    print("x é menor ou igual a 5")

while x > 0:
    print(x)
    x -= 1

for i in range(5):
    print(i)

Funções

As funções são usadas para realizar tarefas específicas, como a função len() que é usada para retornar o comprimento de um objeto, acesse o artigo e aprenda mais sobre a função Len Python: guia completo sobre a função len() do Python. No Python, você pode definir uma função usando a palavra-chave def. Veja um exemplo:

def add_numbers(x, y):
    return x + y

result = add_numbers(10, 3)
print(result)   # imprime 13

Conceitos fundamentais de Python

Os conceitos fundamentais de Python incluem objetos, classes e módulos. Esses conceitos são importantes para entender como o Python funciona e como você pode usar a linguagem de programação para desenvolver aplicativos.

Objetos

Em Python, um objeto é uma instância de uma classe. Usamos objetos para armazenar dados e executar operações nesses dados. Você pode criar um objeto usando uma palavra-chave class. No exemplo, o código define uma classe “Person” com dois atributos “name” e “age”, e um método “say_hello” que imprime uma mensagem com informações da pessoa. A classe possui um construtor que inicializa os atributos ao criar um objeto. Veja:

class Person:
    def __init__(self, name, age):
        self.name = name
        self.age = age

    def say_hello(self):
        print("hello, my name is", self.name, "and I am", self.age, "years old")

person1 = Person("John", 30)
person1.say_hello()   # imprime "hello, my name is John and I am 30 years old"

Classes

Uma classe é um modelo para criar objetos. Assim, podemos usar uma classe para definir a estrutura e os atributos de um objeto. Você pode definir uma classe usando uma palavra-chave class. Veja um exemplo:

class Dog:
    def __init__(self, name, age):
        self.name = name
        self.age = age

    def bark(self):
        print("woof, woof")

dog1 = Dog("Buddy", 3)
dog1.bark()   # imprime "woof, woof"

Módulos

Um módulo é um arquivo que contém definições de classes, funções e variáveis. Logo você pode usar módulos para reutilizar código em vários programas. Há dois tipos de módulos: módulos-padrão, que vêm com a linguagem de programação, e módulos de terceiros, que são criados por outras pessoas. Veja um exemplo:

import math

print(math.sqrt(16))   # imprime 4.0

# carregando um módulo de terceiros
import pandas as pd

data = pd.read_csv("data.csv")
print(data.head())   # imprime os primeiros registros do arquivo csv

Bibliotecas e frameworks de Python

Um dos principais motivos pelo qual Python é tão popular é a quantidade de bibliotecas e frameworks disponíveis para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de alta qualidade em menos tempo e esforço. Apresentaremos algumas das bibliotecas e frameworks mais populares de Python, explicando como é possível usá-las para desenvolver aplicativos em Python.

NumPy

numpy

NumPy é uma biblioteca de Python que fornece suporte para trabalhar com matrizes e arrays numéricos.
A biblioteca, além disso, é extremamente útil para tarefas de processamento de dados em Python. Isso se deve ao fato de que ela possibilita trabalhar com grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente. Além disso, algumas das funcionalidades mais populares de NumPy incluem a criação de matrizes, operações matemáticas e truncamento de dados.

Pandas

pandas

Pandas é uma biblioteca de Python que fornece uma estrutura de dados flexível e fácil de usar para manipulação e análise de dados. Essa biblioteca é muito útil para tarefas de análise de dados em Python, pois permite trabalhar com dados em formato de tabela e realizar operações como agregação, resumo e limpeza de dados. Algumas das funcionalidades mais populares de Pandas incluem a criação de tabelas, remoção de valores duplicados e visualização de dados.

Django

django

Django é um framework para desenvolvimento web. Essa biblioteca, além disso, é extremamente útil para o desenvolvimento de aplicações web em Python. Isso ocorre porque ela oferece uma estrutura de trabalho completa e, adicionalmente, uma série de ferramentas para simplificar todo o processo de desenvolvimento. Algumas das funcionalidades mais populares de Django incluem a criação de modelos de dados, controles de roteamento e gestão de sessão. Django também é conhecido por sua capacidade de gerenciamento de banco de dados, o que torna o processo de criação de aplicativos web em Python muito mais fácil.

Flask

flask

Flask é outro framework de Python para desenvolvimento web. Contudo é uma biblioteca usada muito para desenvolver aplicativos web em Python, pois fornece uma estrutura de trabalho flexível e fácil de usar. Flask é especialmente útil para desenvolvimento de aplicativos web simples e leves, como APIs ou aplicativos de pequeno porte. Algumas das funcionalidades mais populares de Flask incluem a criação de rotas, gerenciamento de sessão e integração com outras bibliotecas populares de Python.

Aplicações de Python

Essas são algumas aplicação do uso da linguagem:

Desenvolvimento web

Python é uma das linguagens mais populares para desenvolvimento de aplicações web, graças às suas bibliotecas e frameworks, como Django e Flask. Essas ferramentas permitem que os desenvolvedores criem aplicativos web de alta qualidade com facilidade, e são amplamente utilizadas para desenvolver aplicações de e-commerce, blogs e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Análise de dados

Em análise de dados temos as bibliotecas, como NumPy e Pandas, que permitem aos desenvolvedores processem grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente, e realizem análises avançadas de dados. Pessoas amplamente utilizam a linguagem Python em tarefas de análise de dados em áreas como ciência de dados, marketing e finanças.

Inteligência artificial

Quando falamos de inteligência artificial a linguagem é bastante utilizada, graças às suas bibliotecas, como TensorFlow e PyTorch. Essas ferramentas permitem que os desenvolvedores criem modelos de aprendizado de máquina e outras tecnologias de inteligência artificial, como reconhecimento de fala e visão computacional.

Jogos

Python é uma das linguagens de programação mais populares para desenvolvimento de jogos, graças às suas bibliotecas, como Pygame e PyOpenGL. Dessa forma, ferramentas permitem que os desenvolvedores criem jogos de forma rápida e fácil, e são amplamente utilizados para criar jogos simples e complexos, como jogos de plataforma e jogos de estratégia.

Automação de tarefas

Python é uma das linguagens de programação mais populares para automação de tarefas, graças às suas bibliotecas, como Selenium e PyAutoGUI. No entanto, essas ferramentas permitem que os desenvolvedores criem aplicativos de automação de tarefas, como automatização de testes de software e criação de assistentes virtuais.

Como começar a programar?

Assim para começar a programar em Python, siga estas dicas e recursos:

Instalar

  • Baixe e instale a versão mais recente da linguagem no site oficial
  • Certifique-se de instalar corretamente e de deixar claro qual é a versão instalada (veja um exemplo, Python 3.x)

Tutoriais e cursos online

  • Codecademy: Codecademy oferece um curso gratuito que inclui exercícios práticos e projetos pequenos para ajudar a consolidar o conhecimento.
  • Coursera: Coursera tem vários cursos gratuitos e pagos sobre a linguagem, incluindo Introdução à Programação, da Universidade de Michigan. 
  • Real Python: O site oferece uma variedade de tutoriais e cursos gratuitos, incluindo Introdução a linguagem para Cientistas da Computação e Web.

Documentação oficial

  • Documentação oficial do Python: A documentação inclui seções sobre sintaxe, semântica, módulos padrão e outras funcionalidades do Python.

Sites de discussão e fóruns:

  • Reddit: O subreddit r/learnpython é de fato um local popular para perguntas e respostas sobre Python. Você pode encontrar soluções para problemas específicos, dicas de programação e muito mais.
  • Stack Overflow: O Stack Overflow é uma plataforma de perguntas e respostas popular para programadores. Portanto, você pode encontrar e responder perguntas sobre Python, bem como consolidar seu conhecimento ao ler e responder perguntas de outros usuários. 
  • Python.org: O site oficial tem uma seção de fóruns onde você pode encontrar respostas a perguntas frequentes, compartilhar código e discutir tópicos relacionados a Python. 

Futuro da linguagem

 É uma linguagem de programação de alto nível que tem experimentado um crescimento exponencial nas últimas décadas, e contudo é esperado que continue a ser uma das linguagens mais populares no futuro. Algumas das tendências e futuros de Python incluem:

Adoção em empresas

Empresas em todo o mundo estão cada vez mais adotando Python, uma das linguagens mais populares para desenvolvimento de software. É uma linguagem fácil de aprender, flexible e altamente escalável, o que a torna ideal para projetos de tamanho grande ou pequeno. Além disso, é válido destacar que há igualmente uma ampla variedade de bibliotecas e frameworks Python disponíveis, os quais desempenham um papel fundamental em acelerar o desenvolvimento e aumentar a produtividade.

Desenvolvimento de novas bibliotecas e frameworks

Python tem uma grande comunidade de desenvolvedores que contribuem regularmente para o ecosistema da linguagem. Assim, Isso significa que estão constantemente sendo criadas novas bibliotecas e frameworks Python para atender às necessidades dos desenvolvedores. Assim de fato, alguns exemplos incluem TensorFlow e PyTorch para aprendizado de máquina, Django para desenvolvimento de aplicativos web, e Pandas e NumPy para análise de dados.

Atualizações futuras da linguagem

Embora a linguagem possua uma sintaxe clara e concisa, ela apresenta algumas limitações que atualizações futuras podem corrigir. Por exemplo, o suporte para tipos estáticos pode ser adicionado para melhorar a segurança e a velocidade do código. Assim, a comunidade Python está trabalhando em atualizações para melhorar o desempenho da linguagem em aplicações em larga escala.

Em resumo, tem um futuro promissor como uma linguagem de programação popular e altamente utilizada em todo o mundo. Empresas continuarão a adotar e desenvolvedores criarão novas bibliotecas e frameworks Python para atender às suas necessidades. E então, é importante ressaltar que atualizações futuras da linguagem podem contribuir para corrigir algumas das limitações atuais e aprimorar o desempenho em aplicações em larga escala. Dessa forma, a linguagem continuará sendo uma linguagem de programação crucial e versátil para desenvolvedores em todo o mundo, veja também sobre Switch Case, range e while no python.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Schênia T

Schênia T

Cientista de dados, apaixonada por ferramentas de tecnologia e games. Graduanda em Estatística pela UFPB. Seu hobby é maratonar séries, curtir uma boa música trabalhando ou cozinhando, ir ao cinema e aprender coisas novas!

Contato: schenia.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!