Como fazer uma consulta no Registro.br

Ao realizar uma consulta de domínio no Registro.br, você verifica se o nome desejado está disponível para registro ou não. Além disso, você pode obter os dados do titular de um domínio. Essa consulta no Registro.br se chama WHOIS.

A Homehost é um provedor de serviços credenciado no Registro.br. Você pode registrar um domínio tanto pelo Registro.br como pela Homehost, com um preço promocional.

Como fazer uma consulta a um domínio no Registro.br: Passo a Passo

Antes de registrar um domínio, é fundamental realizar uma consulta para verificar a disponibilidade do nome desejado. Aqui está um guia passo a passo detalhado sobre como fazer isso através do Registro.br:

Passo 1: acessando o site do Registro.br

Para iniciar o processo de consulta de um domínio, você precisa acessar o site oficial do Registro.br. Você pode fazer isso digitando “Registro.br” na barra de endereço do seu navegador ou através de um mecanismo de busca.

Ao acessar o site, procure no menu a opção “Tecnologia”, onde os encontram-se os serviços relacionados a domínios ou pela consulta de disponibilidade de domínio. Geralmente, esta seção é de fácil acesso na página inicial do site.

consulta no registro.br

Passo 2: localizando a ferramenta de consulta do Registro.br

Uma vez dentro do site do Registro.br, clique na opção “Ferramentas” dentro de “Tecnologia” e localize a ferramenta de consulta de domínios.

ferramentas de consulta do registro.br

Passo 3: acessando a ferramenta de consulta

Esta ferramenta geralmente está disponível na forma de um campo de pesquisa onde você pode digitar o nome de domínio desejado.

Clicando em “Ferramentas”, uma nova página será aberta onde você irá escolher a opção 1 – Serviço de diretório de WHOIS.

whois do registro.br

Passo 4: adicionando o domínio para a consulta.

Digite o nome de domínio que você gostaria de consultar na caixa de pesquisa. Certifique-se de inserir apenas o nome do domínio sem incluir o “www” ou qualquer extensão, como “.com.br”.

Após inserir o nome de domínio na ferramenta de consulta, clique na Lupa para iniciar o processo. Em alguns momentos, o sistema do Registro.br irá processar a consulta e exibirá os resultados.

Passo 5: resultados da consulta

Se o domínio estiver disponível, você verá uma mensagem indicando que ele está disponível para registro. Por outro lado, se o domínio já estiver registrado por outra pessoa ou empresa, você irá ver os detalhes do dono do domínio que você busca.

dominio ja registrado no registro.br

Observação: O Registro.br é o responsável pelas informações de domínios com o final .br como .com.br, org.br entre outros. Para domínios internacionais, temos esta ferramenta disponível aqui.

Passo Extra: Como saber se o domínio não existe

Se o domínio que você pesquisou não existe, o sistema irá informar com a mensagem “Recurso inexistente: nome do dominio” como mostra a tela abaixo.

dominio inexistente


Seguindo este passo a passo, você estará bem encaminhado para realizar com sucesso a consulta de um domínio no Registro.br e garantir a disponibilidade do nome desejado para o seu site.

Lembre-se: para registrar um domínio na internet, você precisa de um provedor de hospedagem de sites. A Homehost está pronta para lhe auxiliar nesta etapa.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!