Caracteres especiais e acentos no código HTML

No início da WEB, o uso de códigos para caracteres especiais do HTML era essencial até mesmo para inclusão de acentos. Com a evolução e ascensão do HTML, alguns padrões de caracteres começaram a ser incrementados, e assim, acentuações deixaram de ser um problema. Hoje em dia, a partir do metadados charset, é possível incluir o padrão a ser utilizado na página. Na América Latina, esse padrão é o UTF-8, que permite o uso de acentos e também do cedilha, entre outros. Usar caracteres especiais ajudará também o SEO de seu site.

Para incluir esse padrão ao seu código, basta acrescentar ao <head> a tag <meta> com o atributo charset e seu valor conforme o padrão a ser utilizado.

<meta charset="utf-8"/>

Contudo, ainda existem algumas dificuldades na utilizações de certos elementos, como os próprios chevrons (<>), ou o copyright (©). Outro problema que você pode ter é ao utilizar letras gregas ou até mesmo símbolos financeiros, ou matemáticos.

Neste tutorial, vamos explicar como funcionam as entidades do HTML para poder fazer a inclusão dos caracteres especiais.

Utilizando os caracteres especiais e acentos do HTML

Existem diversas formas de incluir os caracteres especiais dentro do seu HTML, porém, atualmente, a mais eficiente e prática é o uso de entities (entidades). As entidades permitem que utilizemos caracteres que não encontramos em nosso teclado. Além disso, esse recurso permite utilizar caracteres como os chevrons (<>). Também nos permite utilizar acentuações dentro de códigos que seguem outro padrão de caracteres. Portanto, além de saber como utilizar, é importante o desenvolvedor de software ter uma tabela desse recurso.

Uma entidade funciona sendo chamada com o caractere & (e comercial) seguido do seu nome, número decimal ou número hexadecimal e finalizado com o (ponto e vírgula). Por exemplo: se você quiser utilizar o símbolo do copyright (©) em uma frase, basta utilizar o seu código como entidade dentro da frase. Para esse exemplo, vamos utilizar o hexadecimal do caractere especial copyright:

<p>Todos os direitos reservados a ©Copyright</p>

O resultado para este exemplo é:

Todos os direitos reservados a ©Copyright

Além disso, podemos ainda utilizar o nome dessa entidade, que no caso é copy, e o resultado será o mesmo:

<p>Todos os direitos reservados a &copy;Copyright</p>

Agora que já sabemos utilizar as entidades e como podemos inserir caracteres especiais em nosso HTML, vamos ver as principais entidades utilizadas.

Espaço: non-breaking space

A entidade que representa a tecla do espaço é a &nbsp; (non-breaking space). Com o objetivo de acrescentar espaços entre nossos elementos, basta o acréscimo do &nbsp; dentro do código. Veja no exemplo abaixo, utilizando quatro espaços entre as duas palavras:

<p>Home&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;Host.</p>

Como resultado, teremos:

Home    Host.

Da mesma forma, existem ainda os caracteres especiais HTML que adicionam dois ou quatro espaços: &ensp; e &emsp;. Vejamos então o exemplo abaixo:

<p>Home&nbsp;Host.</p>
<p>Home&ensp;Host.</p>
<p>Home&emsp;Host.</p>

O resultado será:

Home Host.

Home Host.

Home Host.

Portanto, essa técnica facilita muito o trabalho do desenvolvedor, permitindo utilizar inclusive regras de tabulações, que são muito importantes para a escrita de códigos. Você pode aprender mais sobre espaçamento através do nosso artigo sobre espaço HTML.

Caracteres especiais mais utilizados no HTML

Conforme é possível ver na tabela abaixo, listamos os caracteres especiais que são mais procurados e utilizados no dia a dia do desenvolvedor.

CaractereNome/DescriçãoEntidade por nomeEntidade por número
 Non breaking space&nbsp; 
©Copyright&copy;©
®Marca Registrada&reg;®
<Menor que/Chevron&lt;<
>Maior Que/Chevron&gt;>
&ampersand/ E comercial/And&amp;&
Apóstofro&apos;
Apóstrofo Duplo&quot;
¢Cent&cent;¢
£Libra&pound;£
¥Yen&yen;¥
Euro&euro;
&trade;TradeMark
&larr;Seta a Esquerda
&uarr;Seta para Cima
&rarr;Seta para Direita
&darr;Seta para Baixo
&spades;Naipe Espadas
&clubs;Naipe Paus
&hearts;Naipe Copas
&diams;Naipe Ouros

Apesar de existirem muitos outros caracteres que podem ser utilizados, com esta lista de caracteres especiais já é possível resolver boa parte dos problemas.

Sinais diacríticos: acentuação de caracteres

Quando se trata de incluir acentos em HTML, uma das maneiras é através dos sinais diacríticos.

Basicamente, os sinais diacríticos são caracteres especiais utilizados sobre outros caracteres. Nesse sentido, são muito utilizados para incluir acentos a caracteres alfanuméricos dentro do HTML. Assim, é possível utilizar uma combinação do diacrítico com um outro caractere através do código, para isso basta colocar o caractere anterior ao código da entidade. Veja abaixo alguns exemplos dos mais utilizados:

AcentoCaractereCombinaçãoResultado
 ̀aàà
 ́aáá
̂aââ
 ̃aãã
 ̀OÒÒ
 ́OÓÓ
̂OÔÔ
 ̃OÕÕ

Caracteres com acento HTML

Além da forma de acentuação através do sinal diacrítico, há também os códigos referentes aos caracteres especiais já acentuados. Veja a tabela de como incluir os caracteres com acento:

ÁáÂâÀàÅå
&Aacute;&aacute;&Acirc;&acirc;&Agrave;&agrave;&Aring;&aring;
ÃãÄäÆæÉé
&Atilde;&atilde;&Auml;&auml;&AElig;&aelig;&Eacute;&eacute;
ÊêÈèËëÐð
&Ecirc;&ecirc;&Egrave;&egrave;&Euml;&Euml;&ETH;&eth;
ÍíÎîÌìÏï
&Iacute;&iacute;&Icirc;&icirc;&Igrave;&igrave;&Iuml;&iuml;
ÓóÔôÒòØø
&Oacute;&oacute;&Ocirc;&ocirc;&Ograve;&ograve;&Oslash;&oslash;
ÕõÖöÚúÛû
&Otilde;&otilde;&Ouml;&ouml;&Uacute;&uacute;&Ucirc;&ucirc;
ÙùÜüÇçÑñ
&Ugrave;&ugrave;&Uuml;&uuml;&Ccedil;&ccedil;&Ntilde;&ntilde;
Ýý<>&®©
&Yacute;&yacute;&quot;&lt;&gt;&amp;&reg;&copy;

Caracteres especiais para operações matemáticas e lógicas

Quando se trata de operações matemáticas ou lógicas, há uma grande dificuldade em incluir as funções, devido a seus inúmeros símbolos existente. A fim de exemplificar, veja abaixo a tabela contendo os principais caracteres especiais do HTML. Além disso, é possível consultar ainda a documentação oficial da W3C, contendo todos (ou praticamente todos) os caracteres especiais para funções matemáticas e lógicas.

diferente de&ne;
aproximadamente igual a&asymp;
aproximadamente igual a&cong;
proporcional a&prop;
idêntico a&equiv;
>maior que&gt;
<menor que&lt;
menor ou igual&le;
maior ou igual&ge;
±mais ou menos&plusmn;
sinal de subtração&minus;
×sinal de multiplicação&times;
÷sinal de divisão&divide;
asterisco&lowast;
 ⁄barra de fração&frasl;
por-mil&permil;
sinal de integral&int;
somatório&sum;
PI&prod;
µMicro&micro;
raiz quadrada&radic;
infinito&infin;
ângulo&ang;
perpendicular&perp;
minuto&prime;
segundo&Prime;
°grau&deg;
consequentemente&there4;
ponto&sdot;
·ponto do meio&middot;
diferença parcial&part;
parte imaginária do número&image;
alef&alefsym;
parte real do número&real;
nabla&nabla;
soma direta&oplus;
produto de vetor&otimes;
øproduto vazio&oslash;
Øproduto vazio&Oslash;
pertence a&isin;
não pertence a&notin;
interseção&cap;
união&cup;
subconjunto de&sub;
superconjunto de&sup;
subconjunto de ou igual a&sube;
superconjunto de ou igual a&supe;
existe&exist;
qualquer&forall;
vazio&empty;
¬não/not lógico&not;
e/and lógico&and;
ou/or lógico&or;
losango&loz;
retorno/return&crarr;
teto esquerdo&lceil;
teto direito&rceil;
piso esquerdo&lfloor;
piso direito&rfloor;

Caracteres especiais para letras gregas

Assim como os caracteres matemáticos, as letras gregas são muito utilizadas, inclusive aliadas a operações matemáticas. Para exemplificar, temos uma lista com os caracteres especiais referente às principais letras gregas.

Alphaα&alpha;Α&Alpha;
Betaβ&beta;Β&Beta;
Gamaγ&gamma;Γ&Gamma;
Deltaδ&delta;Δ&Delta;
Épsilonε&epsilon;Ε&Epsilon;
Zetaζ&zeta;Ζ&Zeta;
Etaη&eta;Η&Eta;
Tethaθ&theta;Θ&Theta;
Iotaι&iota;Ι&Iota;
Kapaκ&kappa;Κ&Kappa;
Lâmbdaλ&lambda;Λ&Lambda;
μ&mu;Μ&Mu;
ν&nu;Ν&Nu;
Xiξ&xi;Ξ&Xi;
Omicronο&omicron;Ο&Omicron;
π&pi;Π&Pi;
ρ&rho;Ρ&Rho;
Sigmaσ&sigma;Σ&Sigma;
Sigmaς&sigmaf;ϖ&piv;
Tauτ&tau;Τ&Tau;
Upsilonυ&upsilon;Υ&Upsilon;
Phiφ&phi;Φ&Phi;
Chiχ&chi;Χ&Chi;
Psiψ&psi;Ψ&Psi;
Ômegaω&omega;Ω&Omega;
Thetasymϑ&thetasym;ϒ&upsih;

Outros caracteres especiais HTML

Com os caracteres listados nos tópicos anteriormente, já é possível atender a quase todas as necessidades de uso desses caracteres e acentos HTML. Porém, é importante saber que existem diversos outros caracteres que podem ser utilizados para fins diversos. Por isso, listamos abaixo algumas recomendações que podem ser encontradas na documentação oficial da W3C Schools:

Além disso, ainda utilizando a documentação da W3C Schools, há uma seção contendo quase todas as entidades separadas por ordem alfabética. Acesse aqui e navegue através da barra lateral.

Perguntas frequentes

Os caracteres especiais HTML têm sua origem na necessidade de representar símbolos, caracteres acentuados e outros elementos que não estão presentes no conjunto de caracteres ASCII padrão. O HTML utiliza entidades de caractere para representar esses caracteres especiais.

No início da história da web, o ASCII era o conjunto de caracteres predominante, limitando-se a símbolos básicos e letras não acentuadas. Com o tempo, à medida que a web se expandia globalmente, surgiu a necessidade de representar caracteres especiais, como acentos, caracteres não latinos, símbolos matemáticos, entre outros.

Para resolver esse problema, foram introduzidas as entidades de caractere no HTML. As entidades de caractere são sequências de texto precedidas pelo caractere de ampersand (&) e seguidas por um ponto-e-vírgula (;). Elas representam um código numérico ou um nome associado a um caractere especial.

Por exemplo, o caractere de ampersand (&) é representado pela entidade “&”, o símbolo de menor que (<) é representado por “<“, e assim por diante. Dessa forma, os navegadores podem interpretar corretamente essas entidades e exibir os caracteres especiais corretamente na página web.

As entidades de caractere HTML são amplamente utilizadas para garantir que os caracteres especiais sejam exibidos corretamente em diferentes navegadores e sistemas operacionais, independentemente do conjunto de caracteres padrão usado em cada um deles.

Posso usar acentos ou símbolos especiais em uma página HTML sem usar entidades?

Sim, é possível digitar acentos diretamente em uma página HTML, sem a necessidade de usar entidades de caractere. Isso é possível quando você está trabalhando com um ambiente que está configurado para suportar corretamente a codificação de caracteres necessária.

Para digitar acentos diretamente em uma página HTML, você precisa garantir que o arquivo HTML esteja codificado corretamente. A codificação mais comum é UTF-8, que suporta uma ampla variedade de caracteres, incluindo acentos.

Ao utilizar a codificação UTF-8, você pode digitar os caracteres acentuados diretamente no seu código HTML, utilizando o teclado do seu dispositivo. Por exemplo, para digitar a letra “á”, você pode simplesmente digitar “á” no código HTML.

No entanto, é importante garantir que a codificação do arquivo HTML esteja definida corretamente no cabeçalho da página. Você pode fazer isso adicionando a seguinte meta tag dentro da seção <head> do seu código HTML:

<meta charset="UTF-8">

Dessa forma, essa meta tag informa ao navegador que o arquivo HTML está codificado em UTF-8, permitindo que ele interprete corretamente os caracteres especiais, incluindo acentos.

É importante lembrar que nem todos os ambientes de desenvolvimento ou editores de texto podem estar configurados corretamente para suportar a codificação UTF-8. Portanto, verifique as configurações do seu ambiente e editor de texto para garantir que a codificação esteja correta antes de digitar acentos diretamente no seu código HTML.

Por qual motivo algumas vezes quando uso caracteres especiais uma pagina HTML fica danificada?

Existem alguns motivos pelos quais uma página HTML pode ficar danificada ao usar caracteres especiais:

  • Codificação incorreta: Se a codificação do arquivo HTML não estiver configurada corretamente, os caracteres especiais podem ser interpretados incorretamente pelo navegador. Isso pode levar a exibição de símbolos estranhos ou caracteres substitutos em vez dos caracteres desejados.
  • Incompatibilidade de codificação: Se a codificação do arquivo HTML não for compatível com a codificação do ambiente em que a página é exibida, podem ocorrer problemas de exibição. Por exemplo, se o arquivo HTML estiver codificado em UTF-8, mas o servidor web estiver configurado para usar uma codificação diferente, os caracteres especiais podem não ser exibidos corretamente.
  • Uso incorreto de entidades HTML: Se você estiver utilizando entidades HTML para representar caracteres especiais, é importante usá-las corretamente. Alguns erros comuns incluem esquecer de incluir o ponto e vírgula no final da entidade ou usar entidades incorretas para caracteres específicos.
  • Problemas de fonte: Alguns caracteres especiais podem não ser suportados pela fonte padrão utilizada pelo navegador. Nesse caso, o navegador tentará substituir o caractere por outra fonte disponível, o que pode resultar em uma exibição incorreta.

Por fim, para evitar problemas de exibição, é importante garantir que a codificação do arquivo HTML esteja correta, definindo a meta tag <meta charset="UTF-8"> no cabeçalho da página. Além disso, verifique se os caracteres especiais estão sendo usados corretamente e considere usar fontes adequadas para garantir a exibição correta dos caracteres na página HTML.

O que significa charset?

O termo “charset” é uma abreviação de “character set”, que em português significa “conjunto de caracteres”. No contexto da web e da codificação de texto, o charset se refere a um conjunto específico de caracteres que são usados para representar e exibir o texto em um determinado idioma ou sistema de escrita.

Cada conjunto de caracteres possui uma codificação associada, que define como os caracteres são representados em bits. A codificação mais comum utilizada na web é o UTF-8 (Unicode Transformation Format 8 bits), que suporta uma ampla gama de caracteres internacionais.

Ao definir o charset em uma página HTML, você está especificando qual conjunto de caracteres está sendo utilizado no conteúdo dessa página. Isso é importante para garantir que os caracteres sejam exibidos corretamente nos navegadores e aplicativos que acessam a página.

A definição do charset é feita por meio da meta tag <meta charset="charset"> no cabeçalho da página HTML, em que “charset” é substituído pelo nome do conjunto de caracteres desejado, como UTF-8, ISO-8859-1, entre outros.

Portanto, o charset determina a codificação de caracteres utilizada em um texto e é crucial para garantir a correta exibição e interpretação do conteúdo, especialmente em casos envolvendo caracteres especiais, idiomas diferentes e sistemas de escrita específicos.

O que significa UTF-8?

UTF-8 é uma codificação de caracteres que faz parte do padrão Unicode. O termo “UTF” significa “Unicode Transformation Format”, e o número “8” refere-se ao número de bits usados para representar cada caractere.

O Unicode é um padrão internacional que atribui um número único (chamado código) para cada caractere de quase todos os sistemas de escrita conhecidos no mundo. Ele permite a representação de uma ampla gama de caracteres, incluindo caracteres alfabéticos, numéricos, símbolos e caracteres especiais de diferentes idiomas e sistemas de escrita.

O UTF-8 é uma das formas mais populares de codificar caracteres Unicode. Ele utiliza de 1 a 4 bytes para representar cada caractere, dependendo do seu código Unicode. Essa flexibilidade permite que o UTF-8 seja eficiente em termos de armazenamento e transmissão de dados, pois caracteres comuns em idiomas populares são representados com menos bytes, enquanto caracteres menos comuns ou específicos são representados com mais bytes.

Uma das principais vantagens do UTF-8 é que ele é compatível com o ASCII (American Standard Code for Information Interchange), um conjunto de caracteres amplamente utilizado em sistemas de computadores. Isso significa que textos em ASCII podem ser interpretados corretamente como UTF-8, tornando a transição de sistemas mais antigos para o UTF-8 mais fácil e sem a necessidade de conversão de todos os caracteres.

Em resumo, o UTF-8 é uma codificação de caracteres que permite a representação de uma ampla gama de caracteres Unicode, tornando possível a exibição correta de textos em diferentes idiomas e sistemas de escrita. É amplamente adotado na web e em sistemas de comunicação para garantir a interoperabilidade entre diferentes plataformas e idiomas.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!