Como Ativar e Configurar o Filtro de Spam no DirectAdmin

Neste tutorial você vai aprender como ativar e configurar o Filtro de Spam do DirectAdmin de forma simples e rápida!

O painel do DirectAdmin traz o Filtro de Spams conhecido como SpamAssassin. O SpamAssassin consegue analisar todas as mensagens de e-mail recebidas e identificar possíveis ameaçar de spam. Portanto, recomendamos utilizar o Filtro de Spam de E-mail do DirectAdmin para garantir maior confiabilidade e segurança nas mensagens recebidas em sua caixa de E-Mails.

A interface do painel DirectAdmin é bem simples e facilita bastante a ativação e configuração do Filtro Anti Spam.

Painel de Controle do DirectAdmin

Portanto, mesmo que você não tenha conhecimentos avançados, não se preocupe! Se você acompanhar o passo a passo desse tutorial, vai conseguir ativar e configurar o filtro corretamente!

Tópicos

Para entender sobre o Filtro de Spams no DirectAdmin , separamos este artigo nos seguintes tópicos:

Você também pode navegar entre os tópicos clicando sobre eles na lista acima!

Como Ativar o Filtro de Spams no DirectAdmin

Inicialmente, acesse o seu painel do DirectAdmin. Após acessar o painel, passe o mouse sobre o menu principal.

Menu principal da Dashboard do DirectAdmin

Em seguida, selecione a opção de “Gerenciador de email“.

Selecionando a opção SpamAssassin Setup no Gerenciador de Email do Painel DirectAdmin da HomeHost

Em seguida, selecione a opção “Spamassassin Setup“, como mostrado na imagem abaixo!

Selecionando a opção SpamAssassin Setup no Gerenciador de Email do Painel DirectAdmin da HomeHost

Após ser redirecionado a nova página, provavelmente o SpamAssassin já esteja ativado. Porém, caso não esteja, basta clicar no botão para ativar.

Pronto! Você acaba de ativar o SpamAssassin do DirectAdmin. Mas, ainda precisamos configura-lo, para que ele funcione corretamente.

Inicialmente, você deverá ver a página de configurações como a imagem abaixo:

Tela padrão do Filtro de Spam do DirectAdmin

Configurando o Filtro de Spam do DirectAdmin

O que deseja que seja feito com o SPAM

Por padrão, deve estar marcado a opção “Caixa de Entrada (não bloqueie)“. Isso significa que mesmo ativando o filtro de spam, ele ainda não vai bloquear os spams.

Configurando o Filtro de Spam do DirectAdmin: O que fazer com o spam

Além da opção padrão, há 3 outras opções. Recomendamos que você seleciona a opção “Envie o Spam para a pasta de spam do usuário“. Dessa forma, sempre que um usuário receber uma mensagem de spam, ela será direcionada para a caixa de spam.

Há ainda a opção de Deletar o Spam. Pode ser uma opção interessante, porém, recomendamos que você tenha cuidado com esta opção pois, caso ativada, todos os spams serão automaticamente deletados e não será possível recuperar a mensagem.

Pontuação de Limite de Spam

O SpamAssassin realiza o filtro de spam a partir de uma pontuação que é atribuída para as mensagens. Dessa forma, conforme a pontuação atribuída, ele classifica como spam ou não.

Portanto, todas as mensagens que você recebe em seu e-mail será analisada pelo Filtro de Spam, e receberá uma pontuação de 1 a 10. Ou seja, quanto maior a nota, significa que maior a probabilidade de ser um Spam. Dessa forma, uma mensagem que receba uma pontuação igual a 1, provavelmente não representa um spam. Entretanto, se uma mensagem receber uma pontuação 10, significa que há fortes indícios que ela seja um Spam.

No Filtro de Spam do DirectAdmin, você deve configurar a pontuação em “Qual limite de pontuação você deseja usar?“. Ou seja, você deve selecionar nível de sensibilidade do filtro de spam. Neste caso, quanto menor a nota, maior a sensibilidade. Haverá 4 opções, dentre elas, você pode personalizar uma nota. Porém, recomendamos que você opte pela opção que consta a nota 5.

Pontuação de Limite de Spam

Exclusão por Pontuação de Limite de Spam

Além de definir a pontuação de spam, o Filtro de Spam SpamAssassin do DirectAdmin permite que você também selecione a exclusão automática conforme a pontuação. Por exemplo, caso você prefira que qualquer mensagem que receba uma pontuação acima de 8 seja automaticamente excluída, você pode configurar para bloquear todo spam com pontuação maior que 8.

Excluir spam de alta pontuação

Caso não queria utilizar esta opção, basta então deixar selecionado como não.

Vale reforçar que está configuração não anula a anterior. Portanto, se você configurou a nota 5 na anterior, e a nota 8 nesta etapa, todas as mensagem que passarem de 5 serão classificadas como 5, porém, as que passarem de 8 serão automaticamente excluídas.

Alterar o Assunto das Mensagens Filtradas como Spam

Você também pode definir se deseja alterar o assunto de uma mensagem quando esta for classificada como Spam. Essa opção é bem interessante. Dessa forma, todas as mensagens que forem classificadas como spam passariam a ter o título conforme o que você definir.

Alterar o Assunto das Mensagens Filtradas como Spam

Para ativar esta opção basta selecionar em “Você deseja reescrever o assunto de um e-mail de spam?” para “sim, defina o assunto para o seguinte:“. Em seguida, defina qual vai ser o assunto dos spams filtrados.

Formato de entrega de Spams

O SpamAssassin do DirectAdmin lhe permite definir o formato de entrega do spam. Ou seja, ele formata automaticamente a mensagem spam para você. Você pode configurar em três opções.

  • Not Use attachments.
  • Use attachments.
  • Use text-only attachments.
Formato de entrega de Spams

A opção “Use Attachments” realiza uma filtragem separando a mensagem e seus anexos, dessa forma, impede a execução de scripts. Portanto, recomendamos essa opção.

No entanto, você também pode utilizar a opção “Use text-only attachments“. Nesse caso, a mensagem será entregue apenas em formato de texto. Portanto, recomendamos que você selecione essa opção caso prefira garantir maior segurança as mensagens, e não se preocupe quanto a perda de informações e conteúdo da mesma.

Entretanto, caso você prefira manter o conteúdo 100% original, sem formatação, você pode escolher a opção de não utilizar. Porém, não recomendamos.

E-mail Blocklist do Filtro de Spam do DirectAdmin

A Blocklist é uma “lista de e-mails bloqueados“. Ou seja, uma lista que serve para definir endereços de e-mails que não são confiáveis e que você deseja que sejam tratados como spam. Dessa forma, independe do conteúdo ou até mesmo da nota recebida, as mensagens recebidas pertencente a e-mails dessa lista serão bloqueados automaticamente.

Para adicionar um e-mail ao Blocklist, basta digitar o e-mail no campo.

E-mail Blocklist do Filtro de Spam do DirectAdmin

Em seguida, clique no botão adicionar.

Clique no botão Adicionar

Pronto! Dessa forma, o e-mail adicionado será considerado um ameaça.

Mas, caso deseje remover um e-mail da Blocklist, basta então clicar no ícone de lixeira ao lado direito do e-mail.

Remover da blocklist

E-mail Allow do Filtro de Spam do DirectAdmin

A lista E-mail Allow é uma “lista de e-mails Confiáveis“. Ou seja, ao contrário da Blocklist, esta lista serve para definir endereços de e-mails que são confiáveis. Dessa forma, todas as mensagens recebidas desses e-mails serão aceitas. Portanto, mesmo que uma mensagem receba uma pontuação de Spam acima do limite filtrado, ainda assim ela será considerada confiável e você a receberá normalmente.

Para adicionar um e-mail, basta digitar o e-mail no campo.

E-mail Allow do Filtro de Spam do DirectAdmin

Em seguida, clique no botão adicionar.

Clique no botão Adicionar

Pronto! Dessa forma, o e-mail adicionado será considerado confiável.

Mas, caso deseje remover um e-mail da lista E-mail Allow , basta então clicar no ícone de lixeira ao lado direito do e-mail.

Remover da Lista

Finalizando e Salvando as configurações do Filtro de Spam do DirectAdmin

Seguindo os passos anteriores, você consegue configurar tudo o que precisa no Filtro de Spam de E-mail do DirectAdmin.

Mas, caso esteja com alguma dúvida, ou não saiba qual as melhores configurações para você, segue abaixo uma imagem contendo todas as configurações conforme nossas recomendações:

Finalizando e Salvando as configurações do Filtro de Spam do DirectAdmin

Por fim, não esqueça de clicar no botão “Save” para salvar todas as alterações.

Botão Save

Conclusão

Com esse tutorial você pode aprender como ativar e configurar o Filtro de Spam no DirectAdmin , através da ferramenta Spam Assassin! Dessa forma, você poderá proteger seus e-mails de ameaças de spam e garantir maior confiabilidade nas mensagens recebidas!

Se você também possui um site ou tem interesse em criar um, você precisa saber que existem spams de diversos tipos, que podem prejudicar também ao seu site. Pensando nisso, a HomeHost possuí diversos artigos e conteúdos que podem lhe auxiliar a lidar com essas situações. Recomendamos que você conheça nossos artigos de AntiSpam de Registros do WordPress, ou ainda como bloquear comentários, além de artigos referente a Segurança do seu Site WordPress, como o uso do Wordfence!

Caso você utilize o Painel cPanel, também temos um artigo de Filtro do SpamAssassin no cPanel!

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Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

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