Como Bloquear Comentários e Cadastros no WordPress

Nesse tutorial você vai aprender como bloquear comentários e cadastros no WordPress de forma simples e rápida!

Atualmente, o WordPress é o CMS mais popular da web. Por causa dessa popularidade, ele acaba sendo um grande alvo de ataques cibernéticos, principalmente envolvendo spams e robôs programados para prejudicar seu site. Portanto, é muito comum que algumas pessoas optem por desativar as possibilidades de publicar comentários ou realizar cadastro no seu site.

Sabemos que permitir comentário é uma excelente forma de manter a relação com seus visitantes! É como criar uma comunidade e manter uma relação com eles. Porém, existem situações em que você não precisa ou não queira esse tipo de envolvimento e comunicação com os visitantes. Para essas situações, a melhor solução é bloquear comentários e cadastros no WordPress.

Portanto, nesse tutorial você aprenderá como bloquear comentários e cadastros no seu WordPress. Mas caso seu objetivo não seja bloqueá-los completamente, mas apenas filtrar ou moderar, você também encontrará aqui como fazer isso!

Porém, tenha ciência que ao permitir registro ou comentários públicos no seu site WordPress, sempre haverá a possibilidade de ter algum problema envolvendo spams e segurança. Ainda assim, com o que está apresentado nesse tutorial, você pode diminuir e evitar a maioria desses problemas! E o melhor de tudo, ensinaremos você a realizar essas ações apenas utilizando soluções nativas do WordPress ou plugins gratuitos e de uso livre!

Sumário

Nesse tutorial você encontrará os seguinte tópicos:

Caso deseje pular diretamente para um dos tópicos acima, basta clicar sobre ele!

Como bloquear os Cadastros no seu WordPress

Por padrão, ao permitir registros públicos no seu site, o WordPress inclui uma página de registro ao seu site, geralmente localizada na url /wp-login.php?action=register“. Digamos que você possui um Site wordpress no domínio meudominio.com.br. Então, bastaria acessar o a url como “meudominio.com.br/wp-login.php?action=register” e você poderia se cadastrar no site em WordPress.

Para poder bloquear que qualquer pessoa possa se cadastrar, existe uma opção bem simples e nativo do próprio WordPress.

Primeiramente, acesse o painel de administração do seu WordPress. No menu lateral navegue até “configurações” e selecione a opção “Geral“.

Painel de Configurações Gerais do WordPress

Na página das configurações gerais, há uma opção de membros com uma caixa de marcação para “qualquer pessoa pode se registrar”. Para bloquear o Cadastro no WordPress, desmarque a opção “qualquer pessoa pode se registrar”. Por fim, basta clicar no botão “salvar alterações“.

Desmarque a Opção "qualquer pessoa pode se registrar" no Painel de Configurações Gerais do WordPress

Pronto, agora você acaba de bloquear o cadastro no WordPress. Portanto, se você acessar a url “/wp-login.php?action=register”, ela verá uma notificação como “Registro de usuários está desabilitado” e não poderá se registrar.

Bloquear Cadastros no WordPress

Aprovar ou bloquear Cadastro Manualmente no WordPress

Caso você não queira bloquear completamente o Cadastro no seu WordPress, porém prefira ter um melhor controle dos cadastramentos, você pode solucionar seu problema com a aprovação ou bloqueio de forma manual do cadastro!

Para isso, você pode contar com um plugin chamado “New User Approve“. Esse plugin é gratuito e habilita a opção para você poder moderar os cadastros dos seus usuários. Dessa forma, quando alguém se cadastrar, você poderá optar por permitir ou não o cadastro. Essa é uma excelente alternativa para manter os cadastros públicos no seu WordPress, porém, com controle dos cadastros. Quando você observar que os dados cadastrados são suspeitos, possivelmente spams, você pode então reprovar!

No seu wordpress, instale o plugin “New User Approve”.

Plugin WordPress: New User Approve

Basta instalar e ativar e pronto, o sistema de moderação já estará incluso no seu WordPress.

Observe que no menu lateral haverá uma nova opção em “usuários“, a opção “Aprovar novos usuários” .

Moderação de Usuários no WordPress

A partir de agora, toda vez que um usuário realizar o cadastro no seu site, você precisará acessar essa opção para permitir ou bloquear o Cadastro dele. Abaixo você pode ver um exemplo disso.

Como Bloquear Comentários e Cadastros no WordPress: Tela de moderação de usuários

Portanto, basta clicar em “aprovar“, para aprovar o cadastro, ou em “negar“, para bloquear esse cadastro.

Dessa forma, você consegue moderar perfeitamente os cadastro do seu site! Apesar de não ser a melhor opção e exigir que você realize as aprovações manualmente, pode ser uma ótima solução para evitar registros de robôs de Spams.

Apesar de termos recomendado o plugin “New User Approve”, existe outra opção, também gratuita, muito interessante, que é o plugin “WP Approve User“. O processo é praticamente idêntico, portanto, basta seguir os passos acima.

Como bloquear os Comentários no seu WordPress

Um dos maiores problemas enfrentados ao permitir comentários em seu site é a possiblidade de spams. Muitas pessoas utilizam dos comentários em um site para postar spams, seja para gerar links de referência (backlinks) para seu próprio site, seja para auto promoção, ou ainda para outras situações envolvendo possíveis crimes cibernéticos. Ou seja, se aproveitam da relevância do seu site para se beneficiarem. Além disso, também existem situações em que você pode não querer comentários no seu site WordPress.

Diante disso, vamos explorar três formas para bloquear comentários no seu WordPress, e o melhor de tudo, com funções nativas do WordPress, sem a necessidade de instalar nenhum plugin ou ferramenta adicional.

  • Bloquear Completamente os Comentários no seu WordPress
  • Configurar comentários em páginas e posts individualmente
  • Filtrar e Moderar os comentários

Bloquear Completamente os comentários no seu WordPress

Para bloquear completamente os comentários em seu WordPress, você pode simplesmente desabilitar os comentários e discussões no seu site.

Para fazer isso, basta acessar o seu Painel de Administração do WordPress, navegar no menu lateral até a opção “Configurações” e selecionar a opção “discussão“.

Como Bloquear Comentários e Cadastros no WordPress: Configurações de Discussão do WordPress

Posteriormente, na página de configurações de discussão, observe se a opção “Permitir que pessoas enviem comentários em novos posts” está marcada. Caso esteja, basta desmarca-la!

Bloquear Completamente Comentários

Pronto, agora seu site Bloqueará todos os comentários no seu WordPress para as suas novas postagens.

Porém, há um problema nisso. Essa opção irá desabilitar os comentário apenas nos post criados a partir desse momento. Ou seja, as configurações de comentários dos seus posts anteriores não serão alterados. Portanto, se você quiser desabilitar os comentários nos Posts já existentes, você precisará fazer isso manualmente em cada post individualmente.

Configurar comentários em páginas e posts individualmente

Caso você queira habilitar ou desabilitar comentários para postagens especificas, de forma individual, o WordPress lhe permite fazer isso de forma fácil. Dessa forma, você pode ter uma controle individualmente de qual publicação pode ou não permitir comentários.

Para isso, acesse o seu Painel Administrativo do WordPress. No menu lateral navegue até “posts” e selecione a opção “Todos os posts“.

Acessando o Painel de Posts do WP

Posteriormente, escolha o post que você quer alterar as configurações de comentários, e clique na opção “editar“.

Editar Post

Na página individual da postagem, observe no menu lateral à direita as opções de “discussão“. Nela, há a opção de “permitir comentários“. Portanto, basta deixar marcada para habilitar os comentários, ou desmarca-la para desabilitar os comentários. Por fim, basta salvar as alterações da publicação.

Alterar opção de Permitir Comentários em Posts individualmente

Dessa forma, você pode habilitar ou desabilitar os comentários em suas postagens de forma individual e ter um melhor controle sobre quais postagens permitem discussão ou não.

Filtrar e Moderar os comentários

Uma ótima opção para ter controle sobre os comentários feitos em seu site é moderando esses comentários. Você também pode criar filtros nativos do WordPress para lhe auxiliarem a evitar spams.

Portanto, vamos aprender algumas funcionalidades.

Para todas as funcionalidades abaixo, você deve primeiramente acessar a página de Configurações de Discussão do WordPress.

Habilitar Moderação dos Comentários

A melhor forma de ter controle dos comentários é habilitando a moderação dos comentários. Dessa forma, toda vez que alguém fizer um novo comentário, o administrador do site deverá aprova-lo, caso contrário, ele não será apresentado na publicação.

Para habilitar a moderação dos comentários basta navegar até as opções de “Antes de um comentário aparecer” e deixar marcado a opção “O comentário deve ser aprovado manualmente“.

Como Bloquear Comentários e Cadastros no WordPress

A partir de então, toda vez que alguém comentar em uma de suas postagens, ele ficará aguardando aprovação. Portanto, basta que você acesse a opção “comentários” do seu wordpress. Nesta página você poderá visualizar todos os comentários feitos em seu site, inclusive os que estão pendentes. Veja na imagem abaixo um exemplo de uma imagem pendente.

Moderação de comentários no WordPress

Para aprovar esse comentário, então basta selecionar a opção “aprovar“. Além disso, você também tem as opções de sinalizar como “spam“, edita-lo ou ainda exclui-lo.

Outras configurações de comentários

Dentro da página de configuração de discussões, você pode selecionar diversas configurações para seus comentários. Observe as opções da etapa de “outras configurações de comentários”. Dentre essas configurações, há duas que merecem destaques:

  • Caso você deseje que, para fazer um comentário, a pessoa preencha com nome e email, então marque a opção “O autor do comentário tem que preencher o nome e e-mail“.
  • Caso deseje que apenas usuários logados possam comentar, então deixe marcado a opção “Os usuários devem estar registrados e conectados para poderem publicar comentários“.

Filtrando comentários

Outra forma muito eficiente de evitar certos tipos de comentários é através da filtragem desses. Você pode filtrar por palavras ou termos, bloquear IPs, bloquear ou limitar links em comentários, entre outros.

Portanto, se você quer deseja filtrar os comentários para impedir determinados assuntos ou termos, você pode definir uma lista de palavras na lista negra.

Observe que nas configurações de discussões há dois campos: “Moderação de Comentários” e “Comentários não permitidos“.

Como Bloquear Comentários e Cadastros no WordPress: Lista Negra de Termos

No caso de acrescenta-lo a lista de “moderação de comentários“, todos comentários contendo os termos ali definidos serão enviados para moderação. Dessa forma, você pode aprovar ou não esse comentário.

Porém, a segunda lista, “Comentários não permitidos”, não envia para moderação, mas sim direto para a lixeira. Ou seja, o comentário contendo termos definidos nessa segunda lista serão automaticamente deletados.

Existe um repositório no Github contendo diversos termos comumente utilizados por Spammers no WordPress. Dessa forma, você pode utiliza-la em seu site! Mas é importante que você verifique se nessa lista possuem termos que podem ser de seu interesse.

Por fim, você também pode banir ou limitar links nos comentários. Observe que há uma opção de “Reter um comentário na fila se este contiver X ou mais links“. Caso você deseje bloquear comentários que possuam qualquer link, basta deixar como “1“. Caso queria permitir apenas um link, deixe como “2“, e assim por diante.

Banir ou limitar links dos comentarios

Conclusão

Seguindo esse tutorial, você poderá bloquear comentários e cadastro no WordPress, ou ainda ter um melhor controle sobre eles!

Aqui foram apresentados algumas técnicas para bloquear comentários e cadastro no WordPress. Além de tecnicas que permitem moderar ou filtrar os comentários e cadastros.

No entanto, também recomendamos que você pesquise mais a respeito de como evitar Spams no seu WordPress, utilizando ferramentas e recursos de anti-spam. Também, vale a pena conhecer métodos de segurança com reCAPTCHA. Outra forma de manter a segurança do seu WordPress é através de plugins focados em otimização de Segurança, como o Wordfence. Também recomendamos você dar uma olhada sobre como “esconder e alterar” a sua página de login do WordPress!

Enfim, todos esses assuntos e diversos outros você pode encontrar aqui no blog da Homehost! Vale a pena conferir!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!