Como instalar Domain Keys no cPanel

Como instalar Domain Keys no cPanel

Neste artigo, vamos explicar o que é Domain keys e por que é importante configurá-lo.

O que são as Domain Keys?

Uma Domain Key nada mais é que uma chave que informa ao nosso receptor de e-mail que este servidor é confiável e que pode realizar envios deste domínio.

Ou seja, quando configurado, todo e-mail que você enviar, possuirá uma chave de segurança que pode ser lida pelo servidor que recebe o email.

Portanto, dessa forma, os servidores de e-mail conseguem filtrar melhor se esse e-mail é um SPAM, falso ou perigoso, ou se é um e-mail realmente válido e seguro.

O Domain Keys acrescenta uma zona de DNS do domínio para realizar a confirmação. Dessa forma, ao receber o e-mail, o servidor faz uma consulta ao DNS do domínio que enviou a mensagem, confirmando se esta chave é válida e verdadeira.

Por que usar Domain Keys?

De forma clara e direta, ao ter domain keys bem configurados, aumenta-se a garantia de que de seus e-mails serão entregues. Os principais provedores de e-mails atuais, como o Yahoo ou o Gmail, utilizam Domain Keys em seus filtros.

Grande parte dos e-mails que fluem hoje na internet são SPAM. Portanto, cada vez mais as empresas precisam de filtros eficazes para seus clientes não receberem toneladas de e-mails que não lhes interessam.

Ou seja, com o Domain Keys, você aumentará significativamente as chances que seus e-mails cheguem aos destinatários com sucesso.

Como instalar Domain Keys através do cpanel?

Finalmente, vamos a configuração que parece muito complicada mas no cPanel é muito simples.

Portanto, ao acessar como root no servidor, você deve executar o comando abaixo onde usuario é o usuário do FTP/cPanel do domínio:

/usr/local/cpanel/bin/dkim_keys_install usuario

Basta fazer isso e pronto, o Domain Key foi instalado!

Porém, precisamos testar. Envie um email a partir do seu domínio para uma conta no gmail. Após abrir o email no Gmail, onde está o destinatário há uma seta para baixo que passa desapercebida.

Para verificar se está funcionando, você só precisa ver se aparecerão estas linhas onde meudominio.com é o domínio:

enviado por:     meudominio.com
assinado por:     meudominio.com

Dessa foma, ao verificar que somente a primeira linha aparece significa que não está funcionando. Porém, se houver também a linha ‘assinado por’ significa que está tudo OK.

Observação sobre os e-mails na atualidade

Apesar desse artigo ter sido escrito originalmente em 2012, o método acima ainda é muito bem aceito. Porém, vale ressaltar que boa parte dos servidores já fazem a configuração do DKIM de forma automática, não sendo mais necessário realizar isso manualmente.

Mas, ainda assim, você deve realizar um teste, para ver se seus e-mails estão chegando de forma adequada, sem cair em filtros de SPAM.

Portanto, caso ainda esteja com problemas após realizar os testes, tente o método acima. Caso continue com problemas, então entre em contato com o suporte do seu servidor de Hospedagem ou de e-mail.

One thought on “Como instalar Domain Keys no cPanel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat