Como otimizar sua lista de emails e otimizar o retorno

Inicialmente criticamos massivamente a compra de listas de emails. Mas por qual motivo ?

keep-calm-and-stop-spam-14-257x300

– Vender e comprar listas de email para email marketing é algo ‘politicamente incorreto’ que pode ser definido também como ilegal. Ainda assim continua o pensamento pré-histórico ‘ninguém precisa saber que eu comprei, vou enviar para um milhão de pessoas e vou vender muito’. É aí que você se engana!
– De onde vieram estas listas?
Um sistema randômico inventou, em 5 minutos, 1 milhão de emails de domínios verdadeiros que os emails simplesmente não existem? Absurdo. Mas é praticado.  Dinheiro fora numa lista.

Vamos a mais uma.  Há sistemas que procuram emails na internet, termo tecnico ‘harvesting’. Um programa analisa milhões de sites e vê um padrao de texto que e um email que ele adiciona à sua base. Quem garante que este email existe ? Que site foi esse ? Quem sabe um site para disseminar vírus ou um de videos pornô. Primeiro o email não vai existir. Segundo, seu potencial cliente seria um vírus?  Sai fora!

Um lunático resolve comprar listas de várias empresas (crime). Ele  junta estas listas e te promete 1 milhão de ótimos emails. De onde vieram estes emails ? Quem garante que isso é verdade ? Essa lista foi gerada há 10 anos  e todos os provedores já mudaram. Quem usava Hotmail agora usa Gmail, quantas empresas iniciaram e mudaram ou (infelizmente) não existem mais. Oitenta porcento (80%) de emails INVÁLIDOS é um bom investimento? Nem precisa responder!

Não existe lista segmentada, quem prometer isso pode estar tentando te enganar com uma das opções acima.

Desejo que depois de ler isso repudie a possibilidade de comprar listas. Vendedores de listas – mudem de ramo, isso é ilegal. Estou preocupado com o retorno do meu cliente, não que o Sr. os engane.

Vamos aos cuidados com nossa própria lista.
– Quando o email foi cadastrado ? Sera que ele existe ainda ?  Será que o cliente, humano, tem o mesmo interesse que há 10 anos ? Estipule seu próprio tempo e se livre dos emails dos cadastros muito antigos. Vai sentir aumento razoável no percentual de emails enviados e vendas concretizadas.

Sistemas de controle de bounce são importantíssimos (explicamos abaixo o que é bounce). Muitos emails deixaram de existir ou estão com as caixas cheias, tudo isso é um desperdício. Esses emails devem ser imediatamente retirados após o primeiro disparo com erro. A empresa que contratou faz isto automaticamente? Só contrate se fizer, caso contrário, corra.

Sim a Homehost está preocupada e não iniciou a venda do produto email-marketing antes que todo o sistema de remoção de bounce estivesse pronto. Queremos clientes satisfeitos, não queremos clientes enganados.

** Bounce (que significa literalmente quicar) são retornos automáticos de emails informando que um email não pode ser entregue por inúmeras razões. A principal é email não existente. Este assunto é tratado pelos servidores, não chegam ao cliente.

    – Atenção ao conteúdo de seu email.
Não simplesmente apresente seu produto como a salvação da vida do cliente. Envie newsletters interessantes, que levem o cliente ao site simplesmente para ler uma nova tecnologia interessante de seu ramo.
Quando fizer realmente a propaganda intercalada com os emails informacionais seja claro, direto, não envie somente imagens, isto é visto como SPAM, ninguém gosta de email que tenha simplesmente uma imagem. Você é um sujeito inteligente. O seu produto não vai salvar o mundo, ele beneficiará a vida de seu cliente de alguma maneira. Fale a verdade. Seu produto é bom. Ele vai confiar em você e voltar para comprar até sem marketing.

Muito obrigado pelo seu tempo, que tenha acrescentado novas idéias que possam maximizar o retorno de seu investimento em marketing.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Hugo Cabral

Hugo Cabral

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!