Como fazer Backup do seu Site com FTP

Como fazer Backup do seu Site com FTP - Tutorial completo da HomeHost

Ter um backup do seu site é muito importante e evita grandes problemas caso algum arquivo seja danificado. Pensando nisso, a HomeHost preparou este tutorial para você aprender como fazer Backup com FTP!

FTP, ou File Transfer Protocol, é um protocolo de transferência de arquivos. Ou seja, um tipo de conexão que permite a realização de transferência de arquivos entre máquinas, desde que conectadas em uma rede local ou de internet. Quando se trata de servidores de hospedagem, o FTP costuma ser muito utilizado para realizar o upload dos arquivos de um site e também para realizar Backups dos seus arquivos!

Portanto, nesse artigo, vamos explicar como você pode realizar backup com FTP! Entretanto, é importante que você saiba se seu servidor possuí suporte a este protocolo, como nos nossos servidores HomeHost!

Vale ressaltar que possuímos um vídeo sobre este assunto com o Gustavo Gallas em no canal HomeHost no YouTube! A partir dos 4:59min você pode ver em vídeo os passos similares ao que faremos neste tutorial! Aproveite.

Cliente FTP – FileZilla

Para podermos realizar um backup com FTP, vamos precisar inicialmente de um Cliente FTP. Este programa será responsável por nos conectar ao servidor de FTP, e realizar as transferências entre as máquinas.

O cliente de FTP mais utilizado atualmente e que recomendamos é o FileZilla. Portanto, vamos utiliza-lo para este tutorial. Mas, caso prefira utilizar outros clientes FTP, a maioria dos programas de Cliente FTP funcionam de forma similar. Ainda assim, recomendamos o FileZilla.

Download e Instalação do FileZilla

Para baixar o FileZilla basta acessar o site https://filezilla-project.org e clicar nas opções de Download de “Client FTP“.

Pagina inicial do site filezilla-project.org - Clique sobre o Botão Download FileZilla Client

Em seguida, deve aparecer algumas opções. A versão gratuita já oferece tudo que vamos precisar para este tutorial. Portanto, clique em “download” e aguarde o download inicializar.

Pagina de seleção da versão do FileZilla Client.

Após finalizar o download, basta realizar a instalação de forma tradicional, conforme seu Sistema Operacional! Observe que, pode aparecer algumas sugestões de incluir a instalação de outros programas, porém, isto é opcional. Caso não deseja, pode declinar (“decline“) estas opções.

Por fim, basta aguarda a instalação finalizar! Recomendamos que reinicie sua máquina após concluir a instalação.

Pronto, agora você já possui o FileZilla instalado em sua máquina e pronto para realizar o Backup com FTP.

A interface do FileZilla

Caso você já conheça o FileZilla, pode pular este tópico. Vamos conhecer um pouco da interface do FileZilla.

Interface do Programa FileZilla FTP Client

Observe que há dois lados similares. À esquerda, estão os nossos arquivos referente a máquina Local, ou seja, o seu computador. Já à direita, após realizar a conexão estarão os arquivos referentes a máquina remota, ou seja, ao seu servidor.

Sessões do FileZilla Client: Máquina local e Máquina Remota

Na parte superior do FileZilla, você pode definir os dados de conexão e clicar sobre as opções de conexão.

Sessão de Conexão no Filezilla Client FTP

Como Realizar o Backup com FTP usando o FileZilla

1º Passo – Conectando-se ao seu servidor FTP

Para iniciarmos o processo de backup, primeiro, você precisa realizar o acesso ao seu servidor de FTP. Portanto, abra o cliente FileZilla. Em seguida, você deve fornecer as credenciais de acesso ao servidor, na barra superior e clicar sobre o botão “Conexão Rápida”.

Fornecendo as informações de conexão no Filezilla e conectando ao servidor FTP para iniciar as etapas de backup

Em “Host” você deve colocar o endereço IP ou de domínio do seu servidor. Já em “username” e “senha“, digite o usuário FTP do seu servidor, e sua respectiva senha. Na opção da “porta“, você deve digitar a porta do seu servidor, caso seja fornecida, senão, deixe em branco.

Sendo cliente HomeHost, esta informações estão facilmente fornecidas! Basta acessar com sua Conta no Painel HomeHost e encontra-las na lateral inferior direita do seu painel! Observe que, para a opção de Host, você pode utilizar tanto o IP do servidor quanto o Hostname.

Tela do painel de Cliente da HomeHost indicando onde coletar as informações de conexão ao FTP para iniciar o processo de Backup

Após fornecer as credenciais, basta clicar no botão “Conexão Rápida“. Caso apareça alguma mensagem referente a certificados, por enquanto, basta aceita-los.

Assim que a conexão for realizada, observe que os arquivos do seu servidor aparecerão nos espaços à direita do Cliente FileZilla.

Tela do Filezilla após conecatar-se ao servidor FTP

2º Passo – Criando um Backup com FTP

Vamos agora criar um backup do seu site com FTP. Para isto, vamos transferir todos os arquivos que queremos realizar o backup e salva-los na nossa máquina local, ou seja, nosso computador. Portanto, recomendamos que você cria uma pasta específica para estes arquivos no seu computador.

Na raiz do diretório do seu servidor, há vários subdiretórios. Para realizar o Backup dos arquivos do seu site, o que nos interessa é o diretório public_html. Pois é neste diretório que se encontram os arquivos do seu site, mesmo que tenha sido criado com o WordPress! Caso você queira realizar o backup dos seus e-mails, você também pode fazer o backup do diretório mail. Entretanto, recomendamos que o backup de e-mails seja realizado através do cPanel ou DirectAdmin.

Portanto, vamos realizar o backup do diretório raiz do nosso site: public_html. Portanto, basta arrastar a pasta do public_html para dentro da pasta onde queremos armazenar este backup. Bem simples!

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina remota para a máquina local no Filezilla para realizar o backup com FTP

Observe que, em seguida, iniciará a transferência dos arquivos. Portanto, aguarde finalizar a transferência completa. Este processo pode demorar minutos ou até mesmo horas, à depender do tamanho e complexidade dos seus arquivos, e da sua velocidade de conexão de Internet. Não encerre o FileZilla até que o processo finalize.

Pronto, você acaba de criar o seu Backup com o FTP! Os arquivos já estão salvos em sua máquina.

3º Passo – Recuperando um Backup com FTP

Agora, vamos explicar como você pode realizar a operação contrária. Ou seja, transferir os arquivos do backup do seu site para o seu servidor utilizando o FTP.

Para isto, realize a conexão com o seu servidor no Cliente FTP.

Em seguida, na região da máquina local, navegue até o diretório em que se encontra o seu backup.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Agora, basta arrastar os arquivos de backup do seu site para o diretório do seu servidor e aguardar a transferência.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Observe que, nesta etapa, pode aparecer alguma mensagem informando que o “arquivo já existe no destino“. Portanto, você deve selecionar a opção que deseja. Porém, no nosso caso, estamos realizando um backup completo, então vamos selecionar a opção “Substituir” e deixar marcado a opção de “Aplicar somente a fila atual“. Em seguida, clicamos no botão “ok” e aguardamos o upload dos arquivos finalizar.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Pronto, você acaba de realizar a restauração do backup do seu Site com FTP!

Observação: No exemplo acima, estamos sobrescrevendo os arquivos do servidor pelos arquivos existentes no backup. Portanto, arquivos diferentes que os existentes no backup do seu site, permanecerão no seu servidor. Caso você deseje fazer um recuperação 100% limpa, você também pode estar inicialmente apagando todos os arquivos da pasta “public_html” do seu servidor. Mas, tenha cuidado para não acabar perdendo algum arquivo importante para você.

Conclusão – Sempre mantenha um Backup do seu site

Neste tutorial você aprendeu como fazer o backup do seu Site com FTP utilizando o FileZilla!

Recomendamos que você realize o backup do seu site de forma periódica, para evitar perdas que danifiquem o seu negócio. Manter um backup é muito importante e pode evitar muito problemas no futuro!

Utilizar o FTP e um cliente FTP como o Filezilla é ótimo e muito fácil. Entretanto, você também possui outras formas de estar realizando um backup, como através do gerenciador de arquivos do cPanel, do gerenciador de arquivos do DirectAdmin, do Softaculous, entre outras opções. Portanto, escolha a melhor estratégia para você, mas sempre mantenha um backup seguro do seu Site!

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor e Escritor apaixonado por Tecnologia, Empreendedorismo e Educação.

hhchat