Como fazer backup de dados, e-mails e site com FTP

Ter um backup do seu site é muito importante e evita grandes problemas caso algum arquivo seja danificado. Pensando nisso, a HomeHost preparou este tutorial para você aprender como fazer Backup com FTP!

FTP, ou File Transfer Protocol, é um protocolo de transferência de arquivos entre o servidor e seu computador local. Este tutorial explica como fazer download do backup para o seu PC de arquivos, e-mails e dados em geral do seu site. Recomendamos fazer backup de todo o seu conteúdo pelo menos uma vez por semana, ou com maior frequência caso necessário.

É imprescindível manter sempre um backup dos seus dados consigo, em local externo e remoto ao servidor de hospedagem de sites. Todo serviço de hospedagem possui riscos de perda, corrompimento ou danos a arquivos, e-mails, bancos de dados e similares (explicado em detalhes na Cláusula 24 do contrato). O cliente é o único responsável por manter consigo as cópias de segurança do seu conteúdo (explicado em detalhes na Cláusula 6 do contrato). Leia atentamente nosso contrato de serviço.

Caso você use WordPress, recomendamos este artigo sobre como fazer backup do WordPress.

Para fazer backup especificamente do seu banco de dados, recomendamos este artigo sobre como fazer backup usando phpMyAdmin

Portanto, nesse artigo, vamos explicar como você pode realizar backup com FTP! Entretanto, é importante que você saiba se seu servidor possuí suporte a este protocolo, como nos nossos servidores HomeHost!

Vídeo sobre como fazer backup do seu site

Vale ressaltar que possuímos um vídeo sobre este assunto com o Gustavo Gallas em no canal HomeHost no YouTube. A partir dos 4:59min você pode ver em vídeo os passos similares ao que faremos neste tutorial, explicando como fazer backup de dados usando FTP.

Instalando e usando o FileZilla – Cliente de FTP

Para podermos realizar um backup com FTP, vamos precisar inicialmente de um Cliente FTP. Este programa será responsável por nos conectar ao servidor de FTP, e realizar as transferências entre as máquinas.

O cliente de FTP mais utilizado atualmente e que recomendamos é o FileZilla. Portanto, vamos utiliza-lo para este tutorial. Mas, caso prefira utilizar outros clientes FTP, a maioria dos programas de Cliente FTP funcionam de forma similar. Ainda assim, recomendamos o FileZilla.

Download do aplicativo de FTP

Para baixar o FileZilla basta acessar https://filezilla-project.org/download.php?type=client e clicar nas opções de Download de “Download Filezilla Client“.

download filezilla

Em seguida, deve aparecer algumas opções. A versão gratuita já oferece tudo que vamos precisar para este tutorial. Portanto, clique em “download” e aguarde o download inicializar.

Pagina de seleção da versão do FileZilla Client.

Após finalizar o download, basta realizar a instalação de forma tradicional, conforme seu Sistema Operacional! Observe que, pode aparecer algumas sugestões de incluir a instalação de outros programas, porém, isto é opcional. Caso não deseja, pode declinar (“decline“) estas opções.

Por fim, basta aguarda a instalação finalizar! Recomendamos que reinicie sua máquina após concluir a instalação.

Pronto, agora você já possui o FileZilla instalado em sua máquina e pronto para realizar o Backup com FTP.

Explicando a interface

Caso você já conheça o FileZilla, pode pular este tópico. Vamos conhecer um pouco da interface do FileZilla.

Interface do Programa FileZilla FTP Client

Observe que há dois lados similares. À esquerda, estão os nossos arquivos referente a máquina Local, ou seja, o seu computador. Já à direita, após realizar a conexão estarão os arquivos referentes a máquina remota, ou seja, ao seu servidor.

Na parte superior do FileZilla, você pode definir os dados de conexão e clicar sobre as opções de conexão.

Sessão de Conexão no Filezilla Client FTP

Como Realizar o Backup com FTP usando o FileZilla

1º Passo – Conectando-se ao seu servidor FTP

Para iniciarmos o processo de backup, primeiro, você precisa realizar o acesso ao seu servidor de FTP. Portanto, abra o cliente FileZilla. Em seguida, você deve fornecer as credenciais de acesso ao servidor, na barra superior e clicar sobre o botão “Conexão Rápida“.

conectar ao FTP

Em “Host” você deve colocar o domínio do seu site. Já em “Nome do usuário” e “senha“, digite o usuário FTP do seu servidor, e sua respectiva senha. Na opção da “porta” use 21.

Sendo cliente HomeHost, estas informações estão facilmente disponíveis. Basta acessar com sua Conta no Painel HomeHost e encontrá-las na lateral inferior direita do seu painel! Observe que, para a opção de Host, você pode utilizar tanto o IP do servidor quanto o Domínio.

Tela do painel de Cliente da HomeHost indicando onde coletar as informações de conexão ao FTP para iniciar o processo de Backup

Após fornecer as credenciais, basta clicar no botão “Conexão Rápida“. Caso apareça alguma mensagem referente a certificados, por enquanto, basta aceita-los.

Assim que a conexão for realizada, observe que os arquivos do seu servidor aparecerão nos espaços à direita do Cliente FileZilla.

2º Passo – Fazendo download de um Backup com FTP

Vamos agora fazer download do backup dos seus arquivos com FTP. Para isto, vamos transferir todos os arquivos que queremos realizar o backup e salvá-los na nossa máquina local, ou seja, nosso computador.

Portanto, recomendamos que você crie uma pasta específica para estes arquivos no seu computador. Em nosso exemplo, vamos enviar o backup para a pasta C:\BACKUP\

As duas pastas importantes que você precisa fazer download com frequência são:

  • Pasta “public_html” contém os arquivos em geral do site
  • Pasta “mail” ou “imap” contém as mensagens de e-mail

Basta clicar na pasta “mail” (ou pasta “imap”) e na pasta “public_html” e arrastar ambas para a esquerda, para o seu computador.

pastas public_html e mail para download do backup

Observe que, em seguida, iniciará a transferência dos arquivos. Portanto, aguarde finalizar a transferência completa.

Este processo pode demorar minutos ou até mesmo horas, dependendo do tamanho e complexidade dos seus arquivos, e da sua velocidade de conexão de Internet.

Não encerre o FileZilla até que o processo finalize. A tela a seguir mostra as transferências em andamento.

download do backup em andamento pelo filezilla FTP

Quando a mensagem “Transferência concluída” aparecer, isto significa que o backup via FTP está pronto!

Lembre-se de repetir este mesmo procedimento com frequência. Recomendamos que o faça ao menos uma vez por semana.

3º Passo – Recuperando um Backup com FTP

Agora, vamos explicar como você pode realizar a operação contrária. Ou seja, transferir os arquivos do backup do seu computador para o seu servidor de hospedagem utilizando o FTP.

Para isto, realize a conexão com o seu servidor no Cliente FTP.

Em seguida, na região da máquina local, navegue até a pasta em que se encontra o seu backup.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Agora, basta arrastar os arquivos de backup do seu site para o diretório do seu servidor e aguardar a transferência.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Observe que, nesta etapa, pode aparecer alguma mensagem informando que o “arquivo já existe no destino“. Portanto, você deve selecionar a opção que deseja. Porém, no nosso caso, estamos realizando um backup completo, então vamos selecionar a opção “Substituir” e deixar marcado a opção de “Aplicar somente a fila atual“. Em seguida, clicamos no botão “ok” e aguardamos o upload dos arquivos finalizar.

Imagem retratando como arrastar o diretório public html da máquina local para a máquina remota no Filezilla para realizar a restauração do backup com FTP

Pronto, você acaba de realizar a restauração do backup do seu Site com FTP!

Observação: No exemplo acima, estamos sobrescrevendo os arquivos do servidor pelos arquivos existentes no backup. Portanto, arquivos diferentes que os existentes no backup do seu site, permanecerão no seu servidor.

Caso você deseje fazer uma recuperação 100% limpa, você também pode estar apagar todos os arquivos da pasta “public_html” do seu servidor. Mas, tenha cuidado para não acabar perdendo algum arquivo importante.

Conclusão – Sempre mantenha um Backup dos seus arquivos

Neste tutorial você aprendeu como fazer o backup do seu Site com FTP utilizando o FileZilla!

Recomendamos que você realize o backup dos seus arquivos de forma frequente, ao menos uma vez por semana. Manter um backup é muito importante e pode evitar problemas no futuro!

Utilizar o FTP e um cliente FTP como o Filezilla é ótimo e muito fácil. Entretanto, você também possui outras formas de estar realizando um backup, como através do gerenciador de arquivos do cPanel, do gerenciador de arquivos do DirectAdmin, do Softaculous, entre outras opções.

Portanto, escolha a melhor estratégia para você, mas sempre mantenha um backup seguro do seu Site!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!