Como Excluir um Tema no WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite que você crie e administre um site ou blog com facilidade. Um dos aspectos mais importantes do WordPress é a capacidade de personalizar a aparência e o comportamento do seu site usando temas. Explicaremos como excluir um tema do WordPress.

Temas são pacotes de arquivos que definem o layout, o design e as funcionalidades do seu site. Existem milhares de temas gratuitos e pagos disponíveis para a hospedagem WordPress, cada um com seu próprio estilo e funcionalidade exclusivos.

À medida que você usa o WordPress, é provável que você instale e desinstale vários temas. Se você não excluir os temas que não está usando, eles podem ocupar espaço em seu servidor e até mesmo afetar o desempenho do seu site.

Neste tutorial, você aprenderá como excluir um tema no WordPress.

Por que Excluir um Tema?

Existem várias razões pelas quais você pode querer excluir um tema do WordPress. Algumas das razões mais comuns incluem:

  • Não Utilização: Se você não está mais usando um tema.
  • Desatualização ou Bugs: Quando um tema está desatualizado ou apresenta bugs.
  • Substituição: Ao desejar substituir um tema por outro mais adequado.

A remoção de temas desnecessários pode ajudar a melhorar o desempenho do seu site. Isso ocorre porque o WordPress precisa carregar todos os temas instalados, mesmo que eles não estejam ativos. Ao excluir temas que você não está usando, você pode reduzir a quantidade de código que o WordPress precisa carregar, o que pode melhorar a velocidade do seu site.

Dica

A hospedagem wordpress da Homehost possui total compatibilidade a exclusão de temas pelo painel, conforme tutorial abaixo.

Passos Preliminares

Antes de excluir um tema, é importante realizar alguns passos preliminares:

  • Faça backup do seu site. Isso é importante para proteger seu site caso algo dê errado durante o processo de exclusão.
  • Certifique-se de que um tema ativo seja definido. Você não pode excluir o tema ativo. Se o tema que você deseja excluir estiver ativo, desative-o antes de continuar.

1) Acessando o Painel de Controle do WordPress

Para excluir um tema, você precisará acessar o painel de controle do WordPress. Você pode fazer isso digitando o endereço do seu site seguido de /wp-admin na barra de endereços do seu navegador.

Depois de fazer login no WordPress, navegue até a seção Aparência no menu.

2) Visualizando Temas Instalados

A página Temas lista todos os temas instalados no seu site. Para identificar o tema que você deseja excluir, clique no nome do tema para ver suas informações detalhadas.

3) Desativando o Tema

Se o tema que você deseja excluir estiver ativo, você precisará desativá-lo antes de poder excluí-lo. Para fazer isso, clique no botão Desativar na página de detalhes do tema.

Excluindo o Tema em sua hospedagem WordPress

Existem duas maneiras de excluir um tema na hospedagem WordPress:

a. Excluir diretamente do painel de controle

Para excluir um tema diretamente do painel de controle, siga estas etapas:

1. Faça login no WordPress. Clique em “Aparência”. A opção temas ficará disponível.

Hospedagem WordPress

2. Na página Temas, clique tema que você deseja excluir em “Informações do Tema”.

Tema WordPress

3. Clique no botão Excluir novamente para confirmar a exclusão.

excluir tema no wordpress

Modo avançado: usando FTP para excluir um tema do WordPress

Para excluir um tema manualmente usando um cliente FTP, siga estas etapas. Aqui na Homehost você conta com o cPanel nas hospedagens WordPress, o que permite você fazer essa mudança em qualquer lugar.

1) Por dentro do cPanel de sua hospedagem WordPress, você irá acessar a opção “Gerenciador de Arquivos”. Deste modo você acessará uma versão do FTP pelo seu navegador.

painel de controle cpanel para a hospedagem wordpress

2) Nesta tela, acesse a pasta de seu site. No nosso caso, por ser um domínio principal, ela encontra-se em public_html.

pastas

3) Navegue até a pasta wp-content. Ao clicar nela você verá a pasta “Themes“. É nesta pasta que todos os temas instalados encontram-se. Sejam ativos ou inativos.

pasta wp-content

4) Localize a pasta do tema que você deseja excluir, e selecione, sem clicar 2 vezes. Ao deixar selecionado, clique em “Excluir”.

temas do wordpress para excluir

5) Um pop-up irá surgir e para diminuir o tamanho de seu site, deixei selecionado o checkbox para “Ignorar a Lixeira e excluir permanentemente os arquivos”.

Confirmação para exclusão da pasta do tema do wordpress

Pronto! Seu tema foi deletado com sucesso

Lidando com Temas Filho (Child Themes)

Se o tema que você deseja excluir for um tema filho, você precisará excluir também o tema pai. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Localize o tema pai na lista de temas instalados.
  2. Clique no botão Excluir na coluna Ações ao lado do tema pai.
  3. Clique no botão Excluir novamente para confirmar a exclusão.

Dicas Adicionais

Caso não exclua o tema, lembre-se de que atualizar o tema do WordPress regularmente é importante para manter a segurança e a funcionalidade do seu site. As atualizações de temas geralmente incluem correções de bugs, melhorias de desempenho e novas funcionalidades.

Segurança

As atualizações de temas geralmente incluem correções de bugs e vulnerabilidades de segurança. Esses bugs podem ser explorados por hackers para invadir seu site e comprometer seus dados. Atualizar seu tema para a versão mais recente é a melhor maneira de proteger seu site contra ataques cibernéticos.

Desempenho

As atualizações de temas também podem melhorar o desempenho do seu site. Os desenvolvedores de temas trabalham constantemente para otimizar seus temas para oferecer a melhor experiência possível aos usuários. Atualizar seu tema para a versão mais recente pode ajudar a tornar seu site mais rápido e responsivo.

Funcionalidade

As atualizações de temas também podem adicionar novas funcionalidades. Os desenvolvedores de temas estão sempre adicionando novos recursos aos seus temas para manter-se atualizados com as últimas tendências. Atualizar seu tema para a versão mais recente pode ajudá-lo a aproveitar as últimas funcionalidades disponíveis.

Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudar você a gerenciar temas no WordPress:

  • Sempre faça backup do seu site antes de fazer alterações nos temas.
  • Selecione temas de alta qualidade de fontes confiáveis.
  • Mantenha seus temas atualizados.

Quais os temas populares?

  • Astra é um tema multiuso gratuito e responsivo que é uma ótima escolha para qualquer tipo de site. Ele oferece uma ampla gama de opções de personalização e é compatível com vários plugins populares.
  • OceanWP é outro tema multiuso gratuito e responsivo que oferece uma ampla gama de opções de personalização. Ele também é compatível com vários plugins populares e é uma ótima escolha para sites de negócios e blogs.
  • Neve é um tema multiuso gratuito e responsivo que é uma ótima escolha para sites de portfólio e empresas. Ele oferece uma ampla gama de opções de personalização e é compatível com vários plugins populares.
  • GeneratePress é um tema multiuso gratuito e responsivo que é uma ótima escolha para sites de negócios e blogs. Ele é leve e rápido, e oferece uma ampla gama de opções de personalização.
  • Twenty Twenty-One é o tema padrão mais recente do WordPress. Ele é responsivo e moderno, e oferece uma ampla gama de opções de personalização.

Esses temas são populares por uma variedade de razões, incluindo seu design moderno, sua ampla gama de opções de personalização e seu suporte de alta qualidade. Eles são uma ótima escolha para qualquer pessoa que esteja procurando um tema WordPress de qualidade.

Conclusão

Excluir temas desnecessários é uma boa prática para manter o seu site WordPress organizado e otimizado. Seguindo as etapas deste tutorial, você pode excluir temas com facilidade e segurança.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!