Como se conectar diretamente a sua hospedagem cPanel

Neste tutorial você aprenderá como conectar diretamente ao cPanel.

O painel de controle cPanel é o painel mais utilizado no mundo hoje. Muitas empresas de hospedagem de sites utilizam um sistema de redirecionamento de login automático para o cPanel do cliente de forma transparente.

Ou seja, você pode conectar ao cPanel através do próprio painel de gerenciamento da Hospedagem.

Porém, você também pode conectar-se diretamente a sua hospedagem cPanel. Ou seja, sem precisar dar a volta no painel da empresa de hospedagem para então chegar a tela do cPanel.

Vale ressaltar que todos os servidores com cPanel funcionam de forma similar, portanto os métodos que mostraremos funcionará para qualquer servidor com cPanel.

Conectar diretamente a hospedagem cPanel através das portas 2082 ou 2083

As portas para conexão do cPanel são as 2082 e 2083. Para conectar diretamente de forma normal, você utiliza a porta 2082, já para se conectar através de SSL é utilizado a porta 2083.

Para se conectar diretamente a hospedagem cPanel através da porta 2082, basta incluí-la na URL do seu domínio como “:2082“. Portanto, caso você possua o domínio meusite.com, então, para acessar o cPanel, basta digitar a URL abaixo:

http://meusite.com:2082

Após isso, basta entrar com seu login e senha de FTP. Posteriormente você estará no painel de Controle do cPanel de sua conta. 

Porém, algumas empresas de hospedagem podem bloquear o acesso normal. Portanto, nesse caso, você precisará acessar através da porta com SSLS, ou seja, a porta 2083. Provavelmente há uma mensagem de SSL não confiável se você não tiver um SSL dedicado configurado. Caso isso aconteça, então aceite as informações.

Assim como no exemplo anterior, para conectar diretamente ao cPanel com a porta SSL, basta incluir o “:2083” ao final da URL. Dessa forma, nosso exemplo ficaria assim:

https://meusite.com:2083

Entre da mesma maneira, com seu login e sua senha de FTP. Funcionará da mesma maneira.

Agora você já sabe como se logar no cPanel de qualquer empresa de hospedagem sem ter que acessar painel e dar voltas até chegar nele.

Conectando através da URL “/cpanel”

Outra forma de se conectar diretamente ao cPanel é utilizando a extensão da URL “/cpanel“. Ou seja, bastaria entrar na URL do seu domínio e acrescentar /cpanel ao final. Utilizando o nosso exemplo, ficará assim:

https://meusite.com/cpanel

Após isso, aparecerá algo como a imagem a seguir.

Pagina para conectar diretamente ao cpanel

Geralmente, após 5 segundos na página anterior, você será redirecionado para a página de login do cpanel. Caso isso não ocorra, você pode clicar em um dos botões de acesso “enter here” para ser redirecionado.

Por fim, basta digitar suas credenciais de acesso e pronto, você estará conectado diretamente ao painel da sua conta cPanel.

Painel de Login do cPanel

Vale ressaltar, que por questões de segurança, muitas empresas bloqueiam essa URL, então ao acessá-la, pode ser que apareça um erro 404. Claro que, caso você consiga, mas prefira manter essa forma de acesso restrita, você pode configurar de forma que permite bloquear o acesso através dessa URL.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Hugo Cabral

Hugo Cabral

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!