Resetar a senha do WordPress: 3 métodos fáceis

Muito provavelmente você já precisou recuperar sua senha de acesso em algum cadastro realizado. Com o WordPress, não é diferente. Em algum momento você pode precisar recuperar a sua senha do WordPress. Dessa forma, algumas maneiras de recuperar ou resetar a Senha do WordPress, onde explicaremos duas das mais utilizadas:

  • através do próprio WordPress
  • através do banco de dados MySQL

Portanto, você encontrará neste artigo os seguintes tópicos:

Resetar a Senha WordPress através da caixa de login

Essa é a forma mais rápida e fácil de se recuperar a senha dentro do WordPress. Basta acessar a página inicial do  wp-admin, conforme a imagem abaixo:

Painel principal do wp admin

Conforme na imagem acima, podemos estar clicando em “esqueceu-se da senha?”:

resetar senha do WordPress

Posteriormente, iniciará uma nova sessão do WordPress solicitando que você digite seu endereço de e-mail ou de usuário para poder resetar sua senha:

Recuperar Senha WordPress

Após preencher o campo, basta clicar no botão “Obter nova senha” e a nova senha será enviada para o e-mail cadastrado. Dessa forma, finalmente você terá resetado sua senha do WordPress rapidamente e em poucos passos.

Resetar a Senha WordPress através do banco de dados MySQL

Outra maneira de resetar a senha do WordPress, e também editando as permissões dos usuários, é através do próprio Banco de Dados. Para esse método, recomendamos um conhecimento intermediário, pois, qualquer erro pode danificar o desempenho do seu site ou dos usuários.

Inicialmente, abra o seu painel de controle e entre no PhpMyAdmin. Dentro dele, utilize o banco de dados gerado pelo próprio WordPress e localize a seguinte tabela (wp_users):

Ou, ainda, como na imagem abaixo:

Nesta tabela, estará todos os usuários criados dentro do seu WordPress, assim como suas permissões e restrições.

Para poder alterar a senha, clique em um dos usuários e selecione edit. Como na imagem abaixo:

Após isso, no user_pass remova tudo que estiver inserido e digite uma nova senha. Antes de finalizar, escolha a opção MD5. Por fim, clique em executar, conforme a imagem abaixo:

Dessa forma, conclui-se então o formato de resetar a senha do WordPress assim como de editar os usuários, através do banco de dados.

Alterar a senha através do Painel WordPress

Além das opções de resetar a senha, temos também a possibilidade de estarmos alterando a senha diretamente no painel de controle. Para isso, basta acessa o WordPress, com seu usuário e senha.

Posteriormente busque na barra de navegação a opção Perfil:

Após selecionar essa opção, vá até o final da página, até encontrar a opção Gerenciamento de conta. Posteriormente, você identificará um botão chamado Gerar Senha:

Gerar Nova Senha WordPress

Posteriormente, surgirá um campo preenchido com a senha atual, basta modifica-lo para a que você desejar, e por fim, clicar em ATUALIZAR PERFIL:

Dessa forma, conclui-se a alteração da senha do WordPress.

Conclusões

Com o conteúdo acima, facilmente você já será capaz de resetar sua senha no WordPress. Porém, existem outras maneirar, como através do function.php que servem para o mesmo objetivo.

Recomendamos o estudo abrangente dos dois métodos ensinados anteriormente, antes de prosseguir para demais métodos. Também recomendamos que, ao utilizar o Banco de Dados, inicialmente realize em sistemas de testes, pois, o mesmo pode gerar transtornos maiores para o usuário.

Você pode estar lendo mais a respeito do WordPress e suas funcionalidades no próprio site WordPress.org.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!