MySQL host: Qual hostname (servidor) usar no MySQL ?

O MySQL pode fucionar de duas formas. Primeiramente, fazendo acesso a um servidor de banco de dados localizado no mesmo servidor de hospedagem de sua aplicação. Ou segundamente, fazendo acesso remoto (externo) a outro servidor diferente de sua aplicação. O acesso remoto mysql é muito comum em grandes aplicações que exijam redundância a falhas.  Este acesso remoto pode ser feito tendo em mãos o host do mysql (equivalente a hostname do MySQL) , ou simplesmente o endereço IP do MySQL.

Antes de mais nada, é necessário habilitar o acesso remoto ao mysql em seu servidor. Em seguida, dendo o acesso liberado pelo administrador, tenha em mãos o endereço IP do MySQL, ou seja, o host do MySQL.

Todo o gerenciamento do MySQL e criação de bancos MySQL podem ser feitos pelo painel de controle cPanel e pelo phpMyAdmin. Você também pode usar o Heidi SQL ou DBeaver, que são aplicativos de gerenciamento MySQL para desktop.

Caso 1: Banco de dados no mesmo servidor da aplicação (localhost)

Caso seu banco de dados MySQL esteja hospedado no mesmo servidor do site, utilize “localhost” como hostname do MySQL. Por exemplo, um código PHP para conexão com o host mysql em localhost. Substitua os campos [usuario] , [senha] e [nome-do-banco] pelos dados do seu banco.

$conn = mysql_connect("localhost", "[usuario]", "[senha]","[nome-do-banco]") or die(mysql_errno() . ": " . mysql_error() . "<br>");
mysql_select_db("[nome-do-banco]", $conn) or die(mysql_errno() . ": " . mysql_error() . "<br>");

Caso 2: MySQL externo. Usando um IP externo como host de mysql

Caso seu banco de dados seja externo (remoto), ou seja, esteja hospedado em um servidor diferente, utilize o endereço IP deste servidor como hostname. Imagine que o endereço IP do MySQL externo seja 200.151.24.50 . Por exemplo, forneceremos um código em PHP para conexão ao banco de dados MySQL em um hostname externo Dessa forma, substitua os campos [usuario] , [senha] e [nome-do-banco]. Note que apenas trocamos “localhost” pelo endereço IP do MySQL no servidor remoto.

$conn = mysql_connect("200.151.24.50", "[usuario]", "[senha]","[nome-do-banco]") or die(mysql_errno() . ": " . mysql_error() . "<br>");
mysql_select_db("[nome-do-banco]", $conn) or die(mysql_errno() . ": " . mysql_error() . "<br>");

 

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!