Criando uma aplicação com NodeJs

Neste tutorial, você aprenderá a criar uma aplicação NodeJs através do painel de controle cPanel. Utilizaremos o domínio meusite.com.br apenas como exemplo/teste.

Caso ainda não tenha um plano de hospedagem NodeJs. Acesse o link abaixo e faça seu cadastro:

https://www.homehost.com.br/hospedagem-nodejs

1º – Acesse seu painel de controle cPanel

Em seu painel cPanel, localize o ícone da ferramenta Setup Node.js App conforme imagem abaixo.

2º  – Crie a aplicação

Ao acessar a ferramenta Setup Node.js App clique no botão de cor azul “Create Application” conforme imagem abaixo:

3º – Configure a nova aplicação

Nessa etapa, você precisará selecionar a versão desejada do NodeJS, o modo (desenvolvimento ou produção), o nome do diretório da aplicação, o domínio (em nosso exemplo, usamos meusite.com.br) e por último, o arquivo de inicialização. Dica: use um nome como index.js, main.js ou start.js por exemplo.

Após preencher os requisitos para o projeto, clique no botão de cor azul “Create”.

4º – Aplicação criada!

Pronto, sua aplicação NodeJs foi criada com sucesso. Entretanto, preste atenção na imagem a seguir.

Nessa imagem, podemos ver dois campos selecionados com uma caixa de cor vermelha. A primeira seleção informa um comando que deve ser utilizado para acessar o ambiente virtual da aplicação. Em nosso exemplo o comando é source /home/meusitecom/nodevenv/meuapp/10/bin/activate

Cada aplicação possui seu próprio comando de acesso ao ambiente virtual.

Na segunda seleção, é informado que não foi localizado nenhum arquivo de configuração para o NodeJS. Todo aplicativo NodeJS precisa conter um arquivo chamado package.json. Esse arquivo é muito importante e é responsável por conter informações como nome do projeto, versão, dependências, scripts, entre outras opções. Você pode conhecer melhor sobre esse arquivo em sua documentação oficial.

O cPanel não cria automaticamente o arquivo package.json, essa tarefa depende de você. Para isso, acesse sua hospedagem via SSH. Caso não saiba como se conectar via SSH, acesse nosso tutorial no seguinte link.

5º – Criando package.json

Ao se conectar por SSH em sua hospedagem, execute o comando de acesso ao ambiente virtual de sua aplicação NodeJS fornecido pelo cPanel. Em nosso exemplo, o comando é source /home/meusitecom/nodevenv/meuapp/10/bin/activate

Ao executar este comando, você estará conectado no ambiente virtual da aplicação. Em nosso exemplo, estamos conectado ao projeto meuapp. Cada projeto terá seu próprio comando de acesso ao ambiente. Feito isso, você pode criar o arquivo package.json manualmente ou através do npm init. Esse é um exemplo:

6º – Teste sua aplicação

Ao criar sua aplicação, o cPanel já inicializa a mesma. Você pode testar acessando pelo seu navegador o endereço do seu site (em nosso exemplo, usamos o domínio meusite.com.br).

Você pode iniciar, reiniciar, parar a execução da aplicação e excluir o projeto através do cPanel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat