Servidores Cloud: O que são?

Parece complicado de entender, mas atualmente utilizamos o tempo todo aplicativos, arquivos ou músicas que estão em servidores cloud. Então, vocês, provavelmente, já se conhecem mas não foram apresentados devidamente.

Os Servidores Cloud, computação em nuvem em português, são servidores ao redor do mundo que armazenam seus dados e de milhares de pessoas ao mesmo tempo.

O que o tornou tão indispensável é que esses arquivos ficam permanentemente salvos, a não ser que você queira excluí-los, sem que você ocupe espaço de armazenamento, que é infinito. Outro benefício é que com os servidores cloud você pode acessar qualquer documento remotamente, sem ter que estar necessariamente em seu computador, cidade ou país.

Quais são as vantagens dos Servidores Cloud?

Economia

Com os Servidores Cloud você poupa espaço de armazenamento em seu computador, HD, ou servidor físico.

Para utilizar um servidor físico é preciso comprá-lo junto a uma determinada capacidade de armazenamento que ele terá. Com isso, há grandes chances de que você gaste um alto valor com armazenamento que você não vai utilizar. Além disso, se você preenche todo o espaço, precisa comprar outro servidor com um grande nível de armazenamento.

Utilizando um Sevidor Cloud, você poupa dinheiro. Isso porque você só começa a pagar depois de atingir um certo volume de armazenamento. Se precisar de mais espaço, pode comprar cotas de armazenamento que você realmente vai utilizar e, claro, com valores muito menores.

Segurança

Com a segurança do Servidor Cloud o cliente pode a qualquer momento fazer backup de seus arquivos em seu PC remoto.

Nota: conforme contrato, é responsabilidade do cliente gerar e guardar consigo em local remoto os backups do seu conteúdo. Tudo fica mais fácil com as ferramentas oferecidas pela Homehost. Com elas, o cliente gera e faz download do seu backup em poucos cliques.

Recomendamos sempre que o cliente gere backups diáriamente, ou pelo menos uma vez por semana.

Flexibilidade

Tem uma reunião fora do escritório? Vai viajar? Você pode levar todos os documentos com você.

Desde que tenha acesso à internet, por meio de qualquer dispositivo, você pode acessar todos os arquivos que quiser de qualquer lugar, e ao mesmo tempo em que outras pessoas também acessam.

A HomeHost oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas e tem o plano perfeito que cabe no seu bolso. Quer saber mais sobre nossos servidores e sistemas operacionais? Conheça nosso site!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!