Segurança do WordPress: o que não te contam sobre os plugins e temas piratas.

O tema deste artigo é segurança no WordPress. Que o “jeitinho brasileiro” é algo enraizado em nossa cultura, isso é fato. Mas e quando ele chega ao seu site? Realmente vale à pena? Ou será que os contras são muito maiores que os supostos benefícios? 

Hoje vamos discutir em detalhes os efeitos práticos de instalar plugins e temas piratas ou crackeados em seu WordPress. A equipe da Homehost possui quase 20 anos de experência em segurança de hospedagem de sites em WordPress, e formulamos este artigo com base em centenas de casos de clientes.

Quando você instala versões pagas de temas e plugins no WordPress, além de estar garantindo o devido suporte e o acesso às atualizações, também conta com todos os esforços dos desenvolvedores para que tudo funcione sem te dar dores de cabeça. 

Em alguns cenários, custos adicionais se tornam um impeditivo, e é aí que muitos acabam recorrendo às versões “alternativas” dessas ferramentas. 

Isso é de longe algo que não recomendamos, além de expor o seu site a vários riscos reais. 

Mas se você ainda não se convenceu, seguem os 5 principais motivos pelos quais você deve evitar instalá-los no seu site WordPress: 

1-) Indisponibilidade de updates automáticos
Uma das grandes vantagens de instalar plugins e temas no seu WordPress é a facilidade de atualizações que podem ser feitas de forma automática ou com apenas um clique. 

Instalando versões piratas, você não só perde esse tipo de comodidade, como também torna esse processo de atualização mais completos e, em muitas vezes, também mais longo. A segurança do WordPress fica em risco.

2-) Dificuldades na resolução de problemas de compatibilidade
É bastante comum que esse tipo de instalação pirateada possua modificações estruturais que gerem problemas de compatibilidade com o core do próprio wordpress ou até mesmo outros plugins. 

Isso gera grandes dificuldades de solucionar problemas simples, mas que acabarão tendo barreiras adicionais que irão custar muito mais do seu tempo, até que você encontre uma solução. 

3-) Plugins e Temas Piratas podem conter código malicioso
Como não existe almoço grátis, muitos dos grupos que disponibilizam plugins e temas pirateados acabam inserindo códigos maliciosos que podem acessar dados do seu site sem o seu consentimento. 

Além disso, também podem transformar seu site em um vetor de ataques, como veremos a seguir… 

4-) Pode transformar seu site num “zumbi” de disparo de SPAM e outros tipos de ataques

Uma vez que esses códigos maliciosos são instalados, o céu é o limite para o tipo de atividade realizada por eles. É bastante comum que grupos de hackers utilizem esses sites para disparar SPAM, em ataques visando explorar vulnerabilidades ou até mesmo em tentativas de tornar sites indisponíveis forçando um grande volume de acessos. 

Isso inclusive pode fazer com que seu provedor de hospedagem bloquei seu site em função desse tipo de atividade anormal. 

Então é bom ficar de olho! 

5-) As questões morais e legais envolvidas

Utilizar esse tipo de solução, pode parecer algo “inofensivo”… Afinal, é só um “pluginzinho”! 

Agora, imagine se todos pudessem ter acesso e usar um software ou ferramenta criado por você sem pagar por isso e sem que você receba a remuneração devida por isso… Bem ruim, não é verdade? 

Quando você instala uma dessas soluções piratas em seu site, além de infringir a propriedade intelectual do autor, também está cometendo um crime de uso de software ilegal, estando sujeito inclusive às penalidades legais e multas bastante expressivas. 

Também vale ressaltar que existem ótimas alternativas gratuitas de plugins, que podem te ajudar a evitar dores de cabeça. Estas alternativas vão te ajudar a garantir um WordPress seguro e confiável sempre.

E aí, se convenceu?

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Camila Mazzeo

Camila Mazzeo

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!