Template wordpress: como instalar um tema de forma fácil

Neste tutorial iremos mostrar as duas formas mais práticas para instalar um seu template do WordPress. O modo fácil e mais recomendado para os iniciantes seria através do próprio painel do site em WordPress. É a alternativa mais usada, em 99% dos casos. O modo mais avançado recomendamos somente para aqueles usuários que precisem realizar algum tipo de customização, ou que enfrentem problemas durante a instalação fácil. Neste artigo, recomendamos alguns temas gratuitos do WordPress.

Explicaremos dois modos para se instalar um tema de WordPress:


Como instalar um template de wordpress pelo modo fácil

Primeiramente, acesse o painel do seu site WordPress através do endereço www.seudominio.com.br/wp-admin . Troque seudominio.com.br pelo nome do seu domínio. Digite este endereço na barra do seu navegador. Em seguida você será direcionado para a tela de login do seu WordPress. Em seguida digite seu login e senha.

Acessando o painel do seu WordPress você irá na aba Aparência –  Temas . Em seguida, você será direcionado para a tela de temas do WordPress.

Nesta tela de temas você terá alguns temas padrões do WordPress. Sendo assim, poderá ver como o primeiro da lista o tema que você está utilizando. Neste exemplo, estamos  utilizando o tema  ZERIF LITE.

Em síntese, para trocar o tema basta colocar o cursor do mouse  sobre o tema de sua preferência, e assim ele será selecionado. Batsa clicar no botão para ativar o tema em questão.


Por fim, o novo tema já foi ativado e está pronto para ser utilizado.


Com o intuito de manter o WordPress sempre atualizado, algumas vezes aparecerá a mensagem “Nova versão disponivél”. Neste caso, clique “Atualizar agora” para atualizar a versão do tema, antes de instalar.


Como instalar manualmente um tema de WordPress através de FTP – Modo avançado

99% das instalações de temas podem ser feitas pelo modo fácil, que explicamos anteriormente. Em contrapartida, algumas instalações podem exigir customizações ou apresentar erros. Explicaremos agora o passo a passo para instalat um tema de forma manual, usando FTP. Portanto, você precisa ter um programa de FTP instalado em seu PC. Usaremos neste exemplo o programa Fillezila, devido a sua interface simples e de fácil utilização.


Ao abrir o FileZilla, deverá colocar as seguintes informações:

DO HOST:  www.seudominio.com.br   (altere para o nome do seu domínio).

USUÁRIO:  Será o nome do usuário da sua conta no servidor

SENHA: A senha será a mesma da conta do seu servidor

A PORTA :  Será sempre 21

Faça a conexão e irá aparecer no diretório acima essas informações:

Estado: A iniciar o TLS…
Estado: Verificando certificado…
Estado: Conexão TLS estabelecida.
Estado: Identificado
Estado: Obtendo lista de pastas…
Estado: Listagem do diretório "/" bem sucedida

 

Estas informações confirmam que você está conectado ao seu servidor. Em seguida, depois que for feita a conexão, você terá acesso a diversos arquivos no servidor que estarão ao lado direito.

 

Em seguida, procure pela pasta  public_html . Abra a pasta public_html e dentro dela estarão todos os arquivos do seu WordPress.

Dentro da pasta public_html você irá procurar a pasta wp-content.

Dentro da pasta wp-content , procure a pasta themes.

Dentro da pasta themes basta fazer o upload do tema que você baixou.

Em seguida, quando você acessar o painel WordPress e ir na aba Aparência – Temas , você já poderá visualizar o novo tema.

Por sim, nesta área, você precisa ativar o novo tema.

 

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!