Como conseguir um domínio grátis?

Como conseguir um domínio grátis

Se você quer saber como conseguir domínio grátis, este artigo é o que você precisa ler!

Nos dias atuais, para poder ter presença online, é sempre importante que você possua um domínio. Obviamente, possuir um domínio próprio lhe traz uma série de vantagens. Portanto, nesse artigo vamos explorar como conseguir um domínio grátis. Dessa forma, veremos os seguintes tópicos:

Hospedagem de sites

Como conseguir um domínio grátis

O valor de um domínio pode variar de diversas formas e conforme a extensão. Existem também extensões que não cobram pelo seu uso, ou seja, permite um registro gratuito, porém nem todas são indicadas devido à credibilidade que passam. No Brasil, a empresa responsável pelos registros de domínios é a Registro.br pertencente ao NIC.br. Ao acessar o site Registro.br você terá acesso a diversas opções de nomes de domínio com a extensão TLD .br. O valor de um domínio costuma ser pago por períodos anuais. Atualmente, o valor de um domínio de extensão .com.br pelo registro.br custa R$40,00 anual.

Porém, existem extensões que disponibilizam registro sem custo algum para renovação. Também existem empresas, principalmente provedores de Hospedagem, que oferecem promoções em seus produtos envolvendo o domínio. Na HomeHost você encontra algumas opções as quais falaremos mais adiante neste artigo.

Dentre extensões gratuitas mais conhecidas podemos citar os domínios da Freenom (grátis para extensões como “.tk” e “.ml“). Porém, vale observar que essas extensões possuem baixa credibilidade e confiabilidade. Isso acontece, pois essas extensões de domínio grátis são muito utilizadas por criminosos para disseminar malwares ou realizar outros tipos de ataques cibernéticos.

Além das extensões da Freenom, existem outras extensões gratuitas e mais recomendadas. Na Homehost você pode conseguir um domínio grátis nas seguintes extensões:

  • .h-br.com
  • .meu-br.com
  • .br-web.com

Ainda não tem um www

Por que ter um domínio próprio?

Primeiramente, ao possuir um domínio você pode estar hospedando em um servidor, o que lhe permite manter suas aplicações web disponíveis na internet. Ou seja, você pode criar um site, criar algum sistema online, criar e-mails personalizados, entre outros. Porém, possuir um domínio próprio, ou seja, com registro (seja as de renovação anual ou entre as opções grátis) lhe traz uma série de vantagens. Entre elas, as principais são:

  • Um domínio próprio traz maior credibilidade e confiabilidade para seus clientes;
  • Domínios próprios possuem uma reconhecimento muito maior dentro dos mecanismos de busca, como o Google, sendo ótimos para técnicas de SEO;
  • Ter um domínio próprio lhe permite criar conta de e-mail personalizada com o seu domínio, o que também transmite maior credibilidade aos seus clientes;
  • Lhe permite a criação de subdomínios, que podem gerar impacto direto para seus negócios.

Como conseguir um domínio grátis na HomeHost

Na HomeHost, você pode estar criando sue domínio grátis através de duas opções. A primeira opção envolve domínios com custo de renovação anualmente, como os .com .com.br, dentre outros. Já a segunda opção é através dos domínios de extensão .h-br.com, .meu-br.com ou .br-web.com

Opção 1

Assinando o plano de Hospedagem na HomeHost na modalidade anual ou bianual a partir do plano básico, você garante a primeira anuidade do seu domínio com extensões como .com.br, .net e outros totalmente grátis! Ou seja, durante o primeiro ano do seu registro, você terá o domínio gratuito. Portanto, você só precisará pagar o valor de renovação do domínio que ocorre anualmente!

E caso, ainda assim, você prefira assinar o plano mensal, você pode adquirir a primeira anuidade do seu domínio por apenas R$1,99!

Para isso, basta seguir os seguintes passos: inicialmente, acesse a página inicial da HomeHost ( homehost.com.br ), e você encontrará logo abaixo do banner principal um campo para inserir um nome de domínio. Conforme na imagem abaixo:

Painel de registro de dominio da HomeHost

Digite nele o nome de domínio que você deseja para o seu site. Lembre-se de utilizar um bom nome de domínio, que seja de fácil memorização e que esteja ligado a sua marca pessoal ou de marca de negócio. Você pode estar lendo algumas dicas para escolher um bom nome de domínio no nosso artigo. E não se esqueça, um nome de domínio é único, portanto não pode ser um domínio já existente. Porém, digite o nome que desejas no campo e ele lhe informará se está disponível ou não.

Utilizamos o nome “testemeunomedominio” com a extensão .com.br para poder executar um teste, e ele está disponível, como na imagem abaixo:

Tela de cadastro da homehost

Portanto, agora basta clicar em continuar, preencher todo o formulário de cadastro e assim você terá seu próprio domínio registrado através da HomeHost, juntamente com seu plano de hospedagem escolhido!

Acesse agora a página da HomeHost e adquira seu plano de hospedagem e um registro de domínio .com.br com a primeira anuidade grátis.

Opção 2

A segunda opção que a HomeHost oferece são domínios grátis. Entre eles, há as seguintes extensões:

  • .h-br.com
  • .meu-br.com
  • .br-web.com

Essas 3 extensões são de domínio gratuitos e confiáveis, sendo uma boa opção para quem não quer obter um registro com renovação anual.

Ou seja, conseguir um domínio nessas extensão é 100% grátis, e sem custos de renovação. Portanto, diferente da opção anterior, você nunca precisará pagar pela renovação do registro de domínio, ele se torna seu para sempre e com renovação de registro grátis.

Para adquiri-los, plano de hospedagem na HomeHost e escolha uma das 3 opções acima. Basta acessar a página da HomeHost, digitar pelo domínio desejado na barra como na imagem baixo:

Escolhendo o nome de dominio na HomeHost

Posteriormente, na página seguinte, basta estar escolhendo uma das 3 opções de domínio com a extensões citadas anteriormente, como na imagem abaixo:

Opções de registro de domínio grátis

Finalmente, conclua o cadastro do plano de hospedagem e você já terá seu registro de domínio grátis e para sempre!

O que é DNS – Sistema de nomes de Domínios

Nossos computadores não são capazes de interpretar um endereço através de nomes de domínios. Eles são identificados através de números IP. Portanto, para poderem se localizar é necessário que o nome de domínio seja convertido para um número IP

Os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por identificar o números IP dos domínios que digitamos nos navegadores. Dessa forma, ele é essencial para que possa identificar e localizar o servidor Web ao qual o usuário deseja entrar em contato.

Ou seja, se digitarmos a URL www.homehost.com.br, o nosso navegador irá realizar uma requisição que será enviada ao servidor DNS. Dessa forma, o servidor DNS irá identificar qual é o endereço IP referente ao servidor do site da HomeHost. Com isso, permite-se então a comunicação entre o computador do usuário e do Servidor Web onde os arquivos do site da HomeHost está armazenado.

Diferença entre URL e domínio

Um erro muito comum entre usuários da internet é considerar URL a mesma coisa que Domínio. Porém, Domínio e URL são duas coisas diferentes.

Conforme vimos neste artigo, o domínio é o nome do site, como, por exemplo, homehost.com.br.

Já uma URL (Uniform Resource Locator) é o endereço completo que te direciona para uma página em específico. Por exemplo, digitando a URL https://www.homehost.com.br/blog seremos direcionados ao Blog da HomeHost, que pertence ao domínio da HomeHost. Observe então que a URL é o endereço completo, o que inclui o nome de domínio neste endereço.

A URL instrui seu navegador exatamente aonde ir e especifica qual protocolo utilizar. Esse protocolo costuma ser especificado no início da URL, e é normal que para sites seja HTTP ou HTTPS. Após isso, encontramos o subdomínio e o domínio. Por fim, a URL indica então qual a direção que o navegador deve seguir.

Como criar um blog com um domínio grátis

Agora que você já sabe como conseguir um domínio grátis, você pode estar utilizando ele para diversas aplicações. Desde subir um website, criar uma loja virtual, criar sistemas web ou até mesmo criar um Blog. Hoje em dia, existem diversas formas de se criar um blog e que não exigem de um conhecimento muito complexo. Uma dessas formas é através do uso de CMS, como o WordPress.org que lhe permite a criação de um blog de forma simples e intuitiva, bastando apenas um pequeno estudo sobre a ferramenta. Porém, caso queira um blog mais complexo, o mais recomendado é contratar um profissional que saberá exatamente o que você precisa.

Conclusão

Com esse artigo, você já sabe como conseguir um domínio grátis. Também já sabe diferente tipos de extensões que podem ser utilizadas de forma gratuitas.

Além de conseguir seu domínio grátis, é indicado que você também adquira imediatamente um plano de hospedagem. Assim, será possível subir suas aplicações web na internet.

A partir disso, você pode, então, criar sua presença digital e construir seu blog, site, portal ou loja virtual.

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Web, Investidor e Escritor apaixonado por tecnologia e empreendedorismo! Atual CEO e Desenvolvedor da Startelo - Agência Digital de Desenvolvimento Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat