Como criar um Domínio?

Como criar um Domínio?

Você sabe como criar um Domínio? Caso a resposta seja não, esse artigo será tudo que você precisa! Vamos explorar alguns conceitos sobre domínio e hospedagem, e posteriormente aprender como você pode criar um domínio. Portanto, veremos os seguintes tópicos neste artigo:

O que é um Domínio?

O Domínio é um conjunto de caracteres utilizados para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet. Como por exemplo: “homehost.com.br“. Observe portanto que um nome de domínio é composto por um nome e seguido de uma extensão. No caso do nosso exemplo o nome de domínio é homehost e a extensão utilizada é a .com.br.

Hospedagem de sites

Dessa forma, ao digitarmos a URL meudominio.com.br no navegador, estaremos acessando toda a aplicação web disponível no servidor que estiver comportando este domínio.  Através disso, é possível também criar o seu e-mail com domínio próprio, como, por exemplo, contato@meudominio.com.br.

Para poder criar um domínio é necessário registra-lo. Existem domínios de extensões gratuitas, e outras pagas. Geralmente, os domínios de extensões pagas possuem maior confiabilidade na internet, portanto, são os mais indicados.

O que é Hospedagem?

hospedagem é o local em que ficam armazenados todos os arquivos do seu site. Ou seja, é um servidor onde ficam armazenados todos os arquivos do seu site, e-mail ou outras aplicações web. Dessa forma, garante que seu site fique no ar 24 horas. Portanto, quando um usuário digita o seu domínio na URL, ele vai estar fazendo uma requisição que será enviada ao servidor de hospedagem. Posteriormente, o servidor será responsável por interpretar essa requisição e assim executar as funções necessárias. Por fim, o servidor então retorna uma resposta ao navegador, onde será renderizado a página.

Portanto, para poder utilizar adequadamente um domínio, tanto para criação de páginas e sites profissionais quanto para utilizar e-mail personalizado, entre outros, você precisará adquirir um plano de hospedagem.

Como criar um domínio?

A verdade é que existem diversas empresas que realizam o registro de domínios. Além disso, também é possível encontrar extensões de domínio que são gratuitas, porém, para uso profissional não é uma opção recomendada. Criar um domínio lhe garante extensões que possuem maior confiabilidade, como por exemplo o .com ou o .com.br.

Ainda não tem um www

O valor de um domínio pode variar de diversas formas e conforme a extensão. Existem também extensões que não cobram pelo seu uso, ou seja, permite um registro gratuito, porém nem todas são indicadas devido à credibilidade que passam.

Domínios gratuitos e domínios profissionais

Existem diversos tipos de registros de domínios, inclusive é possível criar domínios com registro gratuito.

Geralmente os domínios mais conhecidos e confiáveis costumam ter a extensão .com ou .com.br, assim como outras extensões como .net, .org, .gov. Para isso, é necessário estar realizando um registro, que geralmente tem como cobrança um valor anual. O mais recomendável para você criar um site profissional é a escolha de um domínio com a extensão .com.br, que indica que é um site comercial e nacional. Também é a melhor opção para você ter seu próprio domínio de e-mail personalizado. A escolha de um bom domínio é essencial para o sucesso da sua empresa no mundo digital, na internet.

Porém você também pode criar seu domínio através de extensões gratuitas, inclusive temos um artigo sobre criar um Domínio com registro Grátis.

Domínio Profissional x Domínio Grátis

Para ambos os casos, ao possuir um domínio você pode estar hospedando em um servidor, o que lhe permite manter suas aplicações web disponíveis na internet. Ou seja, você pode criar um site, criar algum sistema online, criar e-mails personalizados, entre outros. Porém, criar um domínio profissional, ou seja, com registro pago, lhe traz uma série de vantagens.

Entre elas, as principais são:

  • Um domínio profissional traz maior credibilidade e confiabilidade para seus clientes;
  • Domínios profissionais possuem reconhecimento maior dentro dos mecanismos de busca, como o Google, sendo ótimos para técnicas de SEO;
  • Ter um domínio profissional lhe permite criar conta de e-mail personalizada com o seu domínio, o que também transmite maior credibilidade aos seus clientes;
  • Maior autonomia sobre o domínio.

Onde criar um domínio?

No Brasil, a empresa responsável por criar e administrar o registro de domínios é a Registro.br pertencente ao NIC.br. Ao acessar o site Registro.br você terá acesso a diversas opções de nomes de domínio com a extensão .br. O registro de um domínio costuma ter uma renovação por períodos anuais. Atualmente, o valor de um domínio de extensão .com.br pelo registro.br custa R$39,90 anual.

Além dessas, diversas outras empresas autorizadas também podem realizar o registro de domínios. Dessa forma, não existe um valor fixo para comprar um domínio. É muito comum que empresas de hospedagem realizem também essa função.

Na Homegost você pode encontrar planos de hospedagem com o registro de domínio com primeira anuidade Grátis! Exatamente! Não paga nada na primeira anuidade!

Como criar um domínio através da HomeHost

Assinando o plano de Hospedagem na HomeHost na modalidade anual ou bianual a partir do plano básico, você garante a primeira anuidade do seu domínio com extensões como .com.br, .net, entre outros, totalmente grátis! Ou seja, durante todo o primeiro ano do seu registro, você não vai pagar nada por criar seu domínio. Portanto, você só precisará pagar o valor de renovação do domínio que ocorre anualmente!

E caso, ainda assim, você prefira assinar o plano mensal, você pode criar seu domínio com a primeira anuidade por apenas R$1,99!

Para isso, basta seguir os seguintes passos: inicialmente, acesse a página inicial da HomeHost ( homehost.com.br ), e você encontrará logo abaixo do banner principal um campo para inserir um nome de domínio. Conforme na imagem abaixo:

Painel de registro de dominio da HomeHost

Digite nele o nome de domínio que você deseja comprar para o seu site. Lembre-se de utilizar um bom nome de domínio, que seja de fácil memorização e que esteja ligado a sua marca pessoal ou de marca de negócio. Você pode estar lendo algumas dicas para escolher um bom nome de domínio no nosso artigo. E não se esqueça, um nome de domínio é único, portanto não pode ser um domínio já existente. Porém, digite o nome que desejas no campo e ele lhe informará se está disponível ou não.

Utilizamos o nome “testemeunomedominio” com a extensão .com.br para poder executar um teste, e ele está disponível, como na imagem abaixo:

Tela de cadastro da homehost

Portanto, agora basta clicar em continuar, preencher todo o formulário de cadastro e assim você terá seu próprio domínio registrado através da HomeHost, juntamente com seu plano de hospedagem escolhido!

Acesse agora a página da HomeHost e adquira seu plano de hospedagem e um registro de domínio com a primeira anuidade grátis!!!

Como criar um domínio para seu e-mail

Através de um domínio, podemos criar um e-mail personalizado, ou seja, com domínio próprio. Por exemplo: contato@meudominio.com.br.

A forma de criar um domínio para seu e-mail é exatamente a mesma de criar um domínio. Após possuir um domínio, é necessário que o mesmo esteja hospedado em um Servidor Web, como, por exemplo, nos planos de hospedagem da HomeHost. A partir disso, você poderá criar seu e-mail. Cada Provedor de Hospedagem costuma oferecer um tipo de painel de controle, como, por exemplo, o cPanel, e através dele você pode criar, editar e excluir um ou mais e-mails.

Você pode ver mais sobre o assunto no nosso artigo: como ter seu próprio domínio de e-mail.

Como criar um domínio e usar no Gmail

Você também pode estar utilizando serviços como o Gmail e criando sua Conta Google utilizando o seu próprio e-mail. Ou seja, você terá uma conta no Gmail sem a extensão do Gmail, e sim com a extensão do seu domínio. Lembre-se que você já precisa ter criado um e-mail através da plataforma de gerenciamento de e-mails do seu servidor.

Inicialmente acesse a página inicial da Conta Google. Posteriormente clique em Criar uma conta do Google, conforme a imagem abaixo:

Criar conta google

Após isso, na próxima página, por padrão, ele lhe oferece criar uma conta Google com e-mail de domínio do Gmail. Portanto, ao invés disso, no campo para digitar e-mail, selecione a opção Usar meu endereço de e-mail atual em vez disso, conforme na imagem abaixo:

Criando conta google com E-mail de Domínio próprio

Desta forma basta você digitar seu e-mail com domínio próprio e continuar a criação da conta Google. Posteriormente, eles irão fazer uma verificação, geralmente enviando um código para o seu e-mail e também confirmando o seu número de celular.

Dessa forma, ao finalizar todo o processo de cadastro, você poderá acessar sua conta Google através do seu e-mail de domínio próprio, e com isso você tem acesso normal ao Gmail, assim como aos Apps Google.

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor Web especialista em Front End apaixonado por tecnologia! www.instagram.com/rafaelmarquesdev/ linkedin.com/in/rafamarquesrmb/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat