Home Office: Dicas e ferramentas para seu trabalho remoto

Nos últimos dias, o modelo de Trabalho Home Office vem sendo adotado cada vez mais pelas empresas. Dessa forma, muitos trabalham de dentro de sua própria casa, por isso o nome Home Office ( que significa Escritório em Casa). Também considerado um Trabalho Remoto, essa modalidade de trabalho significa a possibilidade de exercer suas atividades de trabalho em qualquer local, através de meios facilitados pela internet.

Com a constante necessidade de adotar essa modalidade, a HomeHost preparou um conteúdo de dicas e ferramentas que recomendamos, para auxiliar a quem está nessa modalidade pela primeira vez, ou quem já é adepto do Home Office a mais tempo.

Conteúdo desse artigo:

Cuidados importantes para o Home Office

trabalho home officeTrabalhar dentro de nosso próprio lar, nos permite uma infinidade de possibilidades de organização. Isso significa que podemos adotar diversas práticas para facilitar ou tornar mais confortável o trabalho remoto. Porém, existem alguns cuidados que devemos ter.

Ao trabalhar Home Office, a primeira ideia que se vem a mente é a de conforto. Porém, na prática, as coisas não funcionam dessa forma.

O Home Office, assim como qualquer modalidade de trabalho exige disciplina e dedicação. Às vezes, podemos observar que exige até mais disciplina do que na modalidade de trabalho tradicional, alocado. Isso se dá, pois, se trabalhamos em um local que gostamos, pode haver diversos fatores de distração neste local.

Imagine trabalhar dentro de sua casa, tendo ao seu entorno diversas coisas que lhe remetem a momentos de distração, como televisão, videogames, etc. Sem falar nos afazeres domésticos por si só. Portanto, a chance de perdermos o interesse pelo trabalho e nos distrairmos é muito grande.

Dessa forma, é muito importante que a pessoa se organize bem, tenha um ambiente adequado e tenha disciplina para trabalhar em Home Office.

Dicas para o Home Office

Conforme explicado anteriormente, trabalhar em casa exige disciplina e organização. Portanto, abaixo listamos algumas dicas para conseguir se adaptar bem ao Home Office.

  • Prepare um ambiente da sua casa para trabalhar. Evite locais que tenham muito movimento de pessoas e também o seu quarto. Mantenha seu quarto apenas como o local para descanso, repouso.
  • Se você tem filhos pequenos e mora com outros familiares, a atenção deve ser redobrada. É necessário explicar a eles muito bem que o fato de estar em casa não significa que você estará repousando ou disponível. Deixe claro que estará trabalhando.
  • No ambiente que decidir realizar seu trabalho Home Office, tenha sempre ferramentas que você costuma utilizar. Isto é, se costuma fazer muitas anotações, já deixe próximo um caderno, canetas , etc.
  • Faça pequenas pausas. Recomendamos o método Pomodoro. Este método tem como objetivo aumentar a produtividade dos seus estudos ou realização de tarefas. Recomendamos o artigo “Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar seu tempo para executar mais” publicado pelo NaPratica.Org.
  • Organize bem os seus horários de trabalho, e evite sair do planejamento.
  • Se o isolamento lhe afetar, busque alternativas, como, por exemplo, ouvir música enquanto trabalha. Evite os excessos. Caso contrário, isso pode afetar a sua produtividade.
  • Aproveite as diversas ferramentas que é possível encontrar na internet. Com elas, dificilmente você passará dificuldade para se organizar, ou até mesmo para realizar algumas tarefas.

Ferramentas recomendas para utilizar no trabalho remoto e Home Office

Agora que já sabemos as principais dicas para conseguir organizar bem o Trabalho em Home Office com sua vida particular, vamos então conhecer algumas ferramentas que são capazes de auxiliar muito ao trabalhar remotamente.

Boa parte das ferramentas que recomendamos, oferecem opções gratuitas. Além disso, elas são capazes de rodar diretamente do navegador, o que pode ser uma grande vantagem para quem não possuí um equipamento muito potente e atual.

Ferramentas de Gestão de Projetos

Trello

Trello

Trello é uma das ferramentas mais populares para gerenciamento de equipes e projetos. Possui um Layout simples e intuitivo.

Ele conta com quadros, lista e cartões para organização tanto dos afazeres de uma equipe ou até mesmo individualmente.

O Trello também faz questão de facilitar sua integração com outras ferramentas que você usa em seu dia a dia.

Portanto, a ferramenta também é muito utilizada para organização e planejamento pessoal. Sendo assim, ela é uma ferramenta muito querida pelos profissionais de Trabalho Remoto e Home Office.

BaseCamp

basecamp

BaseCamp foi desenvolvido especialmente para a modalidade de trabalho remoto. Com ele, fica fácil atribuir diferentes responsabilidades a equipe para chegar ao mesmo objetivo: finalizarem um projeto junto.

Portanto, ele permite a equipe compartilhar arquivos, definir prazos, atribuir tarefas, centralizar feedbacks, entre outros.

Ferramentas de Comunicação

Slack

Slack - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Slack vem ganhando cada vez mais destaque e adoção no meio corporativo.

Possibilita chats individuais ou em grupos. Portanto, ele é consegue acabar com os problemas de comunicação por e-mail, separando conversas pessoais de conversas profissionais e permite realizar alinhamentos constantes.

Devido a esses motivos, é uma ferramenta muito adotada para o Trabalho Remoto e para o Home Office.

Telegram

Telegram- ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Telegram é um aplicativo de conversas. Ele é muito parecido com o WhatsApp. Porém, possui algumas características que o torna mais interessante para o meio Corporativo.

Compara a seus concorrentes, o Telegram consegue apresentar maior velocidade, agilidade e segurança. Além disso, traz a possibilidade de compartilhar arquivos com até 1,5 GB. Permite também a criação de Chats Secretos, além de possuir técnicas de Privacidade que só recebem elogios. Portanto, é uma ferramenta muito útil para o Home Office.

Ferramentas de videoconferências e reuniões virtuais

Zoom Meetings

Zoom - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

O Zoom Meetings permite realizar reuniões por videoconferência ou ainda realizar webnários. Portanto, é uma ótima plataforma para Reuniões virtuais.

Também é possível realizar o compartilhamento de arquivos, textos e apresentações pelo Chat, em forma de Bate Papo.

Portanto, o Zoom é muito utilizado não só no mundo corporativo mas também no mundo acadêmico, pois, é uma ótima ferramenta para Aulas à Distância em tempo real.

É uma das ferramentas de videoconferência mais utilizadas por profissionais que exercem Trabalho Remoto ou Home Office.

Google Hangouts

google hangouts - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Google Hangouts é a ferramenta criada pelo Google com o objetivo de tornar reuniões virtuais simples, funcional e intuitivas. Com ele, é possível realizar o agendamento de reuniões, mandar lembretes através do calendários, fazer videoconferências e compartilhar arquivos. Portanto, o Hangouts é uma ótima opção de reunião virtual para a modalidade de Trabalho Remoto.

Além de tudo isso, ele possui uma integração com as demais ferramentas do Google.

Ferramentas de Acesso Remoto

LogMeIn e Team Viewer

logMeIn - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Team Viewer - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

O LogMeIn e o Team Viewer são ferramentas de acesso remoto. Ou seja, através deles, é possível controlar a área de trabalho de seus computadores ou servidores de  qualquer local. Sendo necessário apenas acessar remotamente e ter conexão com internet.

Assinatura eletrônica com validade Jurídica

DocuSign e Click Sign

clicksign

docusign - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Quando se trata de trabalho remoto, há muita dúvidas quanto a assinatura de contratos e documentos. Se considerarmos a forma tradicional, isso pode ser algo complicado. Porém, a solução para este problema é utilizar meios de assinatura eletrônica.

O DocuSign e o ClickSign ,  permitem que se realizem assinaturas de forma 100% digital e com validade jurídica.

Para quem adotou o Trabalho Remoto e o Home Office, essas ferramentas são muito úteis, pois lhe possibilitam assinar, à distância, documentos urgentes.

Ferramentas de Armazenamento e Compartilhamento de arquivos

Google Drive

google drive

Google Drive é um serviço Google que possibilita o Armazenamento em Nuvem. Além disso, ele facilita o compartilhamento de arquivos com outras pessoas.

Por ser um serviço Google, possui integração com diversos outros serviços Google, como o Google Docs. Portanto, você consegue compartilhar facilmente seus documentos com seus colegas de trabalho mesmo estando em Home Office.

OneDrive

OneDrive

OneDrive é um serviço da Microsoft para Armazenamento e Compartilhamento em Nuvem. Portanto, possui integração com diversos serviços da Microsoft.

Porém, seu principal destaque está na funcionalidade de “cofre pessoal”. Isto é, a possibilidade de armazenar arquivos confidenciais de forma protegida por senhas.

WeTransfer

We Transfer - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

Através do WeTransfer, podemos realizar o upload de arquivos e compartilha-los, através de um link, com qualquer pessoa.

Porém, o WeTransfer tem uma grande vantagem. Diferentemente de seus concorrentes, mesmo na opção gratuita, é possível realizar o download de diversos documentos através de arquivos comprimidos (zipados). Portanto, não é necessário baixar cada arquivos individualmente, permitindo que possamos baixar todos de uma só vez.

Ferramenta para controle de horas trabalhadas no Trabalho Remoto e Home Office

Toggl

Toggl - ferramenta de trabalho remoto e Home Office

O Toggl é uma ferramenta de controle de horas trabalhadas disponível em diversas plataformas. Com ele, é possível administrar e contabilizar o tempo investido para cada projeto ou cliente. Dessa forma, o Toggl ainda permite a mensuração automaticamente por funcionário ou, ainda, por equipe.

Além disso, o Toggl é capaz de gerar relatórios detalhados. Portanto, ele elimina a necessidade do preenchimento de planilhas.

Portanto, para adeptos ao Trabalho Remoto e  Home Office o Toggl é uma ferramenta excelente para o controle de horas.

Dicas para empresas e autônomos

Se deseja trabalharem Home Office ou possibilitar esta modalidade de trabalho em sua empresa, é necessário estar preparado para isso.

A primeira dica para isso é que você ofereça seus serviços pela internet ou mantenha uma presença virtual. Recomendamos fortemente a criação de sites e lojas virtuais.

Portanto, você pode hospedar seu site na Homehost. Além de planos excelentes, ainda é possível adquirir um domínio gratuito. Quer melhor? A HomeHost traz para você um criador de Sites excelente, de forma que em pouquíssimo tempo você consegue criar seu site ou até mesmo sua loja virtual sem gastar nada a mais por isso e sem precisar ser um desenvolvedor!

Para empresas que trabalham diretamente com servidores locais, talvez esteja na hora de repensar sobre isso. Cada vez mais, o custo para manter um servidor local se torna inviável quando comparado a contratação de servidores virtuais ou dedicados. Um VPS (Servidor Privado Virtual) ou um Servidor Dedicado, são muito úteis para empresas que adotam o método de Trabalho Remoto e Home Office. A HomeHost oferece diversos planos  de VPS e Servidores Dedicados com equipamentos modernos e de alta performance! Garantindo segurança e alto desempenho para você.

Não perca tempo, acesse já o site da HomeHost e aproveite tudo que temos a oferecer!

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Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

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