Aprenda como fazer Backup com o Softaculous

Ter um backup é muito importante e evita grandes problemas caso algum arquivo seja danificado. Portanto, você vai aprender com a HomeHost como fazer o Backup com o Softaculous do seu site!

O Softaculous é um instalador de aplicativos utilizado tanto no cPanel quanto no DirectAdmin! Através dele, você pode realizar diversas funções, como instalar o WordPress, editar suas instalações, instalar outros serviços, realizar Backup dos seus arquivos, etc.

Quando você utiliza o Softaculous para instalar um aplicativo, como o WordPress, outros CMS, ou até mesmo um framework, como Laravel em PHP, você também pode utilizar o Softaculous para criar um Backup dessas instalações. E nesse tutorial, você aprenderá a fazer e restaurar um backup de forma rápida e simples com toda a praticidade que o Softaculous nos permite!

Sumário e Observações

Para este tutorial, levamos em consideração que você já possuí a instalação de um aplicativo feito através do Softaculous, como por exemplo, o próprio WordPress! Portanto, utilizaremos um instalação do WordPress para os nossos exemplos. Porém, poderia ser qualquer outro aplicativo instalado através do Softaculous.

Se desejar, pode clicar sobre os tópicos abaixo para navegar diretamente para eles:

Por que utilizar o Backup com Softaculous

O Softaculous é um Instalador de aplicativos que nos permite realizar a instalação e gerenciamento de diversas ferramentas para a criação do site, como o WordPress, Joomla, Laravel, e várias outras ferramentas. Portanto, apesar de você poder fazer backup de diversas formas, como através do próprio Gerenciador de arquivos do cPanel ou do gerenciador de arquivos do DirectAdmin, utilizando FTP, e outras opções, nós sugerimos utilizar o Softaculous.

Com o Softaculous é muito simples e rápido de se fazer um backup e até mesmo de restaura-lo! Além disso, você pode contar com a maturidade do Softaculous para garantir que o processo seja realizado com segurança e evitando erros!

Portanto, utilizar o Softaculous para gerenciar seus Backups é uma das melhores opções para você!

Criando um Backup com o Softaculous

Inicialmente, acesse o painel do Instalador de Aplicativos Softaculous.

Tela do Painel de Controle do Softaculous

Observe que no menu superior há algumas opções. Dentre eles há a opção “All Instalations” ou “Todas as instalações“. Portanto, clique sobre essa opção, como no exemplo abaixo.

Clique sobre a opção All Instalations no menu superior do softaculous

Você estará no painel de Instalações do Softaculous. Será mostrado todas as instalações de aplicativos que você fez utilizando o Softaculous. Diante disso, no nosso exemplo, vamos fazer um backup do WordPress. Entretanto, você pode fazer o mesmo processo para instalações de outros aplicativos, como o Joomla, OpenCart, Laravel e outros disponíveis no Softaculous. A tela do painel de Instalações será como na imagem abaixo:

Tela do Painel de Instalações do Softaculous

Portanto, observe que à direita da sua instalações há alguns ícones. Clique sobre o botão “Backup” para pode criar o seu backup no Softaculous.

Clicando sobre a opção "Backup" para criar um Backup no Softaculous.

Em seguida, você pode alterar as configurações de backup. Porém, caso você não tenha experiência com as opções, mantenha no formato padrão.

Tela de configurações de Backup do Softaculous

Por fim, basta clicar sobre o botão “Backup Installation” ou “Instalação de Backup“.

Clicando sobre o botão "Backup Installation" para realizar a instalação do backup no Softaculous.

Posteriormente, aguarde finalizar o processo. Pode durar alguns minutos, a depender da quantidade de arquivos. Não feche a página durante esse tempo.

Tela de carregamento do Backup.

Em seguida, será exibido uma mensagem com a conclusão do seu backup no Softaculous e duas opções. Para voltar ao painel inicial do Softaculous, basta clicar sobre o botão “Return to Overview“.

Clique sobre o botão Return to Overview

Restaurando um Backup com o Softaculous

Você já aprendeu como fazer o Backup com o Softaculous. Vamos agora aprender como restaurar o seu backup utilizando novamente o Softaculous!

Ao acessar o Painel do softaculous, observe no menu superior a opção “Backups and Restore” e clique sobre ele.

Clique sobre a opção Backups and Restore no menu superior do Softaculous

Em seguida, aparecerá todos os backups salvos no seu servidor através do Softaculous. No nosso exemplo, um Site em WordPress.

Tela do painel principal de Backup and Restore do Softaculous

Observe que, à direita da instalação há alguns ícones e opções. Na primeira opção, “Download Backup“, você pode realizar a download do seu arquivo de backup do Softaculous e salva-lo na sua máquina ou em qualquer local que desejar. Para isso, basta clicar no botão e o download iniciará automaticamente.

Clicando sobe a opção "Download Backup" para realizar o download do arquivo de backup.

No entanto, queremos recuperar esse backup. Portanto, clique no ícone “Restore“.

Clicando sobre a opção Restore para realizar a recuperação do seu backup no Softaculous

No menu seguinte, você deve marcar as opções de restauração que desejar. A opção “Restore Directory” permite a restauração de todo o diretório. Já a opção, “Deleting existing files/folders” serve para apagar todos os arquivos e não apenas sobrescrever os arquivos iguais aos do backup. Por fim, a opção “Restore Database” serve para realizar também a restauração do seu banco de Dados. Para outros aplicativos, que não o wordpress, pode haver opções diferentes, basta ler a descrição e você saberá o que fazer.

Em seguida clique sobre o botão “Restore Installation” e aguardar o processo de restauração se concluir. Isso pode durar alguns minutos.

Tela do Painel de Restauração

Por fim, ao aparecer a mensagem de conclusão da restauração, basta clicar na opção “Return to Overview” para retornar ao painel inicial do Softaculous.

Mensagem de Conclusão da Restauração, clique no botão "Return to Overview"

Pronto! Você acaba de realizar a recuperação do Backup com o Softaculous no seu Servidor!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!