Como migrar o WordPress de diretório

Caso tenha realizado a instalação do seu WordPress de forma equivocada ou até mesmo para desenvolvimento em um subdiretório e deseja alterar a forma de acesso, neste tutorial, você aprenderá a mover a instalação do atual diretório para a raiz (public_html). Veja um exemplo na imagem abaixo:

1ª  Passo – Faça backup do seu WordPress

Antes de qualquer procedimento, faça um backup dos arquivos do seu WordPress e de seu banco de dados.

2º Passo – Entre no Gerenciador de Arquivos

Acesse seu painel de controle cPanel e clique na ferramenta Gerenciador de Arquivos.

3º Passo – Entre no diretório public_html

Dentro do seu Gerenciador de arquivos, acesse o conteúdo do diretório public_html e localize o subdiretório no qual o WordPress está instalado.

4º Passo – Mover o conteúdo do diretório

Em nosso exemplo, o WordPress foi instalado no subdiretório “wp“. Entre neste diretório e selecione todo o conteúdo clicando no botão “Selecionar tudo“.

Ao selecionar todo o conteúdo do seu WordPress, clique com botão direito para expandir um menu de opções. Em seguida, clique na primeira opção “Move ou Mover”.

Ao clicar em mover, uma janela será aberta solicitando o novo caminho do conteúdo. Em nosso exemplo, vamos mover o conteúdo para a raiz da public_html e por isso, deixaremos o caminho da seguinte forma: /public_html

5º Passo – Editar as configurações

Em nosso exemplo, como movemos o conteúdo para a raiz da public_html, volte até a raiz e localize o arquivo wp-config.php. Este arquivo é responsável por guardar as configurações do seu site. Edite este arquivo (wp-config.php) e adicione as seguintes linhas abaixo:

define('WP_HOME','http://meudominio.com.br');
define('WP_SITEURL','http://meudominio.com.br');

Obs.: Lembre-se de alterar o domínio do nosso exemplo (meudominio.com.br) para o seu domínio.

Salve estas configurações e efetue teste de acesso ao seu WordPress digitando somente seu domínio na barra de endereços do navegador.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!