O que é banco de dados?

O que é banco de dados?

Como o próprio nome sugere, um banco de dados é um ambiente onde é possível armazenar dados de forma organizada, gerando conjuntos de arquivos. Ele permite o agrupamento de informações que, posteriormente, podem ser extraídas para outras funções. Este artigo explicará de forma resumida o que é banco de dados.

Esses arquivos são operados pelos SGBD, Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, que são programas usados para gerir a base de dados. Para que isso seja feito, o SGBD utiliza um tipo de linguagem. Por exemplo, a mais conhecida é a SQL, Structured Query Language. Conheça as opções de SGBDs disponíveis atualmente!

Os bancos de dados mais comuns hoje

Os bancos de dados mais usados atualmente variam de acordo com o contexto e as necessidades específicas de cada aplicação ou setor. No entanto, alguns exemplos dos bancos de dados mais populares e amplamente utilizados são:

  • MySQL: É um banco de dados relacional de código aberto amplamente utilizado em aplicações web. O MySQL é conhecido por sua facilidade de uso, desempenho confiável e ampla compatibilidade.
  • PostgreSQL: É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto e altamente poderoso. Ele é valorizado por sua extensibilidade, recursos avançados e conformidade com os padrões do setor.
  • MongoDB: É um banco de dados orientado a documentos de código aberto que usa uma estrutura flexível de documentos no formato JSON. O MongoDB é amplamente utilizado em aplicativos que requerem escalabilidade e flexibilidade de esquema.
  • Microsoft SQL Server: É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Em resumo, é comumente usado em ambientes corporativos e aplicações baseadas em tecnologias Microsoft.
  • Oracle: É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de alto desempenho e escalabilidade desenvolvido pela Oracle Corporation. Por exemplo, é amplamente utilizado em grandes empresas e em aplicações que exigem recursos avançados.

Além desses, existem outros bancos de dados populares, como SQLite, MariaDB, Redis, Cassandra, entre outros, cada um com suas características e casos de uso específicos. A escolha do banco de dados mais adequado depende das necessidades e requisitos da aplicação em questão.

Como funciona um banco de dados?

Um banco de dados é um sistema organizado e estruturado para armazenar, gerenciar e recuperar informações. Ele consiste em uma coleção de dados relacionados organizados de maneira estruturada em tabelas, que por sua vez são compostas por linhas (registros) e colunas (campos).

O funcionamento de um banco de dados envolve várias etapas, incluindo:

  • Criação do banco de dados: Nessa etapa, é definida a estrutura do banco de dados, como, por exemplo, as tabelas, os campos e os relacionamentos entre eles. Isso geralmente é feito usando uma linguagem de definição de dados, como SQL (Structured Query Language).
  • Inserção de dados: em seguida, após a criação do banco de dados, os dados podem ser inseridos nas tabelas. Isso é feito usando operações de inserção, como o, por exemplo, comando “INSERT” no SQL. Os dados são inseridos em linhas individuais, onde cada campo da linha é preenchido com um valor específico.
  • Consulta de dados: Para recuperar informações do banco de dados, é feita uma consulta usando uma linguagem de consulta, como SQL. As consultas podem ser usadas, por exemplo, para selecionar registros específicos, filtrar dados com base em condições, realizar operações de junção para combinar informações de várias tabelas e muito mais.

E mais:

  • Atualização e exclusão de dados: Além da inserção, também é possível atualizar e excluir dados existentes no banco de dados. Isso é feito usando operações como, por exemplo, “UPDATE” e “DELETE” no SQL. Essas operações permitem modificar registros existentes ou remover registros do banco de dados.
  • Gerenciamento de segurança e acesso: Os bancos de dados geralmente possuem recursos de segurança para proteger os dados armazenados. Isso inclui a criação de usuários e permissões de acesso, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam visualizar e modificar os dados.
  • Otimização e manutenção: por fim, um banco de dados pode exigir otimizações e manutenções regulares para garantir um desempenho adequado. Isso pode envolver a criação de índices para acelerar consultas, otimização de consultas, monitoramento de recursos e realização de backups regulares para garantir a integridade dos dados.

Em suma, essas são apenas algumas das principais etapas envolvidas no funcionamento de um banco de dados. Sendo assim, a complexidade e os recursos específicos podem variar dependendo do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) utilizado e das necessidades da aplicação.

o que e um banco de dados

Vantagens de ter um banco de dados

Ter um banco de dados é extremamente importante, principalmente, para a evolução do seu negócio. Você pode utilizá-los para colher informações sobre clientes, funcionários, aprimorar campanhas, etc.

Em resumo, eles são responsáveis por melhorar o tempo de resposta, possibilitar o compartilhamento de dados, reduzir a redundância na coleta de informações, fornecer facilidade para o usuário, dentre outras vantagens. Em seguida, explicaremos melhor os benefícios de cada uma delas para o seu negócio!

Redução de informações redundantes

Com um sistema de banco de dados, você reduz a redundância de informações. Esse processo é feito automaticamente, sem que seja necessária a inclusão manual. Por isso, os resultados são mais eficazes e ele reduz a chance de informações serem repetidas.

Facilidade para o usuário

Com a evolução tecnológica, atualmente, os dados de um SGBD são mais fáceis de serem acessados e manipulados. Essa administração pode ser feita de maneira mais simples pelo usuário, sem que haja a necessidade de um profissional de computação especializado para avaliar o sistema, e por isso, reduz despesas.

Agilidade de resposta e redução de falhas

Como os dados ficam armazenados em uma estrutura única, a resposta para os pedidos de informação é mais rápida, porque são processadas com mais agilidade pelo sistema. Por isso, também, há redução de falhas, já que o controle e alterações na operação são gerenciadas no mesmo local.

Agora você já sabe o que é um banco de dados e quais são as vantagens de usá-lo na sua empresa. Se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente aqui da Homehost. Continue acompanhando o nosso blog e conte-nos o que achou do artigo aqui nos comentários!

O que é SQL em um banco de dados?

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de programação projetada para gerenciar e manipular bancos de dados relacionais. Ela fornece um conjunto de comandos e instruções que permitem criar, consultar, atualizar e gerenciar dados em um banco de dados.

Em outras palavras, o SQL é uma linguagem padronizada e amplamente usada em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (RDBMS), como MySQL, PostgreSQL, Oracle, Microsoft SQL Server, entre outros.

O SQL permite que os desenvolvedores e administradores de banco de dados interajam com o banco de dados de forma eficiente, realizando tarefas como:

  • Criação e modificação de tabelas: O SQL permite criar novas tabelas em um banco de dados e definir sua estrutura, incluindo os nomes das colunas, tipos de dados, restrições e índices. Também é possível modificar tabelas existentes, adicionando, alterando ou excluindo colunas.
  • Consulta e recuperação de dados: O SQL permite realizar consultas para recuperar informações específicas de um banco de dados. Com comandos como SELECT, por exemplo, é possível filtrar registros com base em condições, combinar dados de várias tabelas usando operações de junção, ordenar resultados e realizar cálculos e agregações.
  • Inserção, atualização e exclusão de dados: O SQL fornece comandos como INSERT, UPDATE e DELETE para inserir, atualizar e excluir registros em uma tabela, respectivamente. Isso permite a manipulação dos dados armazenados no banco de dados.
  • Gerenciamento de segurança e acesso: O SQL permite criar usuários, atribuir permissões e controlar o acesso aos dados em um banco de dados. Isso inclui definir permissões de leitura/gravação, restrições de acesso e garantir a segurança dos dados.
  • Criação e execução de procedimentos e funções: O SQL suporta a criação de procedimentos armazenados e funções, que são blocos de código SQL que podem ser reutilizados para executar tarefas complexas ou cálculos específicos no banco de dados.

Essas são apenas algumas das funcionalidades básicas do SQL. A linguagem oferece uma ampla gama de recursos e recursos avançados, permitindo a criação e manipulação de bancos de dados de forma poderosa e eficiente.

Como criar um banco de dados?

Para criar um banco de dados, você precisa escolher um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) e instalá-lo em seu sistema. Existem várias opções populares disponíveis, como o MySQL, SQL Server, Oracle, PostgreSQL e SQLite. Em resumo, cada SGBD tem sua própria sintaxe SQL e recursos específicos.

Após instalar o SGBD, você precisará abrir o software correspondente. Isso pode ser um programa de linha de comando ou uma interface gráfica, dependendo do SGBD escolhido. Em seguida, você deve se conectar ao servidor do banco de dados fornecendo as informações de autenticação necessárias, como nome de usuário e senha.

Uma vez conectado ao servidor, você pode executar um comando SQL para criar um novo banco de dados. Por exemplo, no MySQL, você pode usar o comando “CREATE DATABASE” seguido pelo nome desejado para o banco de dados. A sintaxe exata pode variar dependendo do SGBD que você está usando.

Após a execução bem-sucedida do comando de criação do banco de dados, ele estará disponível para uso. Você pode começar a criar tabelas, definir esquemas, inserir dados e executar consultas para interagir com o banco de dados.

É importante ressaltar que a criação de um banco de dados requer conhecimento em SQL e familiaridade com o SGBD escolhido. Cada SGBD tem suas próprias particularidades e recursos específicos. Portanto, consulte a documentação do SGBD escolhido para obter informações mais detalhadas e exemplos precisos.

Quais os diferentes tipos de bancos de dados

Existem diferentes tipos de bancos de dados, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e cenários de aplicativos. Alguns dos tipos mais comuns de bancos de dados incluem, por exemplo:

  1. Bancos de dados relacionais: Esses são os bancos de dados tradicionais baseados em tabelas relacionais. Eles usam a linguagem SQL (Structured Query Language) para gerenciar e consultar dados. Exemplos incluem MySQL, SQL Server, Oracle, PostgreSQL.
  2. Bancos de dados orientados a objetos: Esses bancos de dados armazenam dados como objetos, em vez de tabelas, permitindo que os objetos tenham comportamentos e propriedades associados. Exemplos incluem MongoDB, CouchDB.
  3. Bancos de dados de coluna ampla: Também conhecidos como bancos de dados de armazenamento de coluna, eles armazenam dados em colunas, em vez de linhas, o que é eficiente para consultas que envolvem análise e agregação de grandes conjuntos de dados. Exemplos incluem Apache Cassandra, HBase.
  4. Bancos de dados de documentos: Esses bancos de dados armazenam dados em documentos, geralmente em formato JSON ou XML. Eles são flexíveis e permitem estruturas de dados não uniformes. Exemplos incluem MongoDB, Couchbase.
  5. Bancos de dados em memória: Esses bancos de dados mantêm todos os dados em memória para acesso rápido, o que os torna ideais para aplicações que exigem alta velocidade de leitura e gravação. Exemplos incluem Redis, Memcached.
  6. Bancos de dados de série temporal: Projetados para armazenar e processar dados de séries temporais, como dados de sensores, logs de servidor, dados de IoT. Exemplos incluem InfluxDB, TimescaleDB.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de bancos de dados disponíveis. Cada tipo possui suas próprias características, pontos fortes e casos de uso ideais. A escolha do tipo de banco de dados depende das necessidades específicas do seu aplicativo e dos requisitos de armazenamento e consulta dos seus dados.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!