Como bloquear acesso de IPs ao seu site via .htaccess [2024]

Neste Tutorial vamos explicar como bloquear acesso de IPs ao seu site através do arquivo .htaccess.

Se você ainda não sabe o que é o arquivo .htaccess, então recomendamos a leitura do artigo onde você pode conferir tudo sobre esse arquivo. Inclusive, também possuímos um artigo onde você pode estar bloqueando o acesso de IPs ao seu site através do cpanel que você pode conferir.

Confira os seguinte tópicos:

Além disso, ainda preparamos uma super dica para você:

Onde encontrar o arquivo .htaccess

O arquivo .htaccess é uma ferramenta muito interessante para seu site que muitos não conhecem. O .htaccess é um script de configuração a nível de diretório para os Servidores. Dessa forma, podemos utilizado para fazer diversas definições dentro dele. Portanto, com ele, também podemos bloquear o acesso de IPs específicos ao no site. 

Antes de qualquer coisa verifique se sua hospedagem permite a utilização do .htaccess. Verifique se há um arquivo chamado .htaccess no diretório raíz de seu site (por exemplo no public_html). Vale ressaltar que a maioria dos servidores Web que rodem em ambientes Linux, em especial os servidores Apache, permitem a utilização desse arquivo.

Ao encontra-lo, você pode fazer um teste simples para identificar se ele está funcionando. Porém, incialmente, recomendamos que você faça um backup original do .htaccess fazendo o download dele.

Após isso, para realizar o teste, basta estar inserindo qualquer coisa (não técnica) que faça ele gerar um erro. Se o seu site sair do ar, é por que o arquivo está funcionando corretamente. Portanto, agora volte o arquivo para o seu conteúdo original, o qual você fez o backup anteriormente. Assim, seu site voltará ao ar normalmente.

Mas vamos então ao que interessa: aprender a bloquear acesso de IPs por .htaccess

Bloqueando IPs através do .htaccess

Vale ressaltar que o arquivo de extensão .htaccess pode ser acessado a partir de um editor de texto simples, como o próprio bloco de notas, ou qualquer editor de texto atual de sua preferência. Como por exemplo o Sublime Text, o Atom, o VS Code e outros.

Portanto, utilize o editor de sua preferência para editar o arquivo.

Posteriormente, você pode estar utilizando os seguintes códigos de comandos para o .htaccess:

order allow,deny
allow from all
deny from 177.98.1.159

Com os comandos acimas, você estará restringindo o acesso ao IP 177.98.1.159. Dessa forma, se alguém tentar acessar seu site através desse IP, ele se deparará com um erro 403, ou seja, acesso proibido.

Portanto, você só precisará alterar o IP do exemplo acima para o IP que você deseja, de fato, bloquear.

Além disso, você também pode utilizar várias linhas de comandos para poder bloquear mais de um IP, como no exemplo abaixo:

order allow,deny
allow from all
deny from 177.98.1.159
deny from 200.160.1.238

Você também pode bloquear faixas de IPs inteiras. Para isso, vamos dizer que você queira bloquear a faixa de IP 177.85.1.*. Portanto, utilize o código como no exemplo abaixo:

order allow,deny
allow from all
deny from 177.85.1.*

Dica: Bloqueando IPs Geograficamente

Digamos que, por algum motivo, você deseja bloquear acessos ao seu site de todo uma região. Pois saiba que é possível bloquear IPs através do .htaccess para toda uma região.

Você pode utilizar o site Country IP Blocks para poder obter uma lista de IPs referentes a algumas regiões, bastando então copiar e colar.

Portanto, basta selecionar os países e regiões que você deseja bloquear o acesso. Posteriormente clique em Create ACL e pronto. Será gerada uma lista dos IPs para você copiar e colar diretamente no seu arquivo .htaccess.

Observação

Esse artigo foi atualizado em Dezembro de 2020 e está de acordo com os padrões para 2021

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Homehost

Homehost

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!