Como instalar o WordPress no cPanel manualmente

Algumas empresas de hospedagem oferecem instaladores automáticos para instalação de scripts incluindo o WordPress. Mas a forma ideal de ter a versão mais atualizada e a configuração personalizada como desejamos é seguir a clássica instalação manual.

Neste tutorial faremos a instalação clássica utilizando o painel de controle cPanel.

Vamos começar pelo banco de dados, depois seguimos para os arquivos. Acesse seu cPanel com seu usuário e senha e vá até a opção de bancos de dados MySQL.

Na tela de gerenciamento de bancos de dados clique na opção crie um banco de dados, com nome por exemplo wordpress. Verifique que no momento da criação o nome de seu usuário FTP é adicionado antes do login do banco de dados. Ou seja, se seu login é meulogin o nome do banco fica meulogin_wordpress. Guarde este nome para utilizar na configuração do wordpress.

Com o banco MySQL criado é necessário um usuário para acessá-lo. Voltando a tela de administração de bancos de dados há uma opção para criar um usuário. Escolha o nome como desejar, por exemplo usuario, e uma senha. O nome também terá o login do cPanel adicionado no início, ficará então meulogin_usuário. Guarde com você este nome de usuário e senha, você também vai precisar deles durante a configuração.

Depois de criados usuário e banco de dados é necessário que associe este usuário ao banco de dados. Ainda na tela onde criou o banco e usuário há uma opção para associar. Marque o banco e usuário que criou e adicione. Aparecerá uma tela questionando as permissões para o usuário, clique em ALL PRIVILEGES (TODOS OS PRIVILEGIOS).

Faça agora download do pacote .tar.gz com a versão mais nova do WordPress a partir do site oficial wordpress.org.

Caso não possua um programa para descompactar o .tar.gz faça download do Winrar – grátis e funciona perfeitamente com o .tar.gz. Pode haver uma versão .zip no site, mas como PHP segue padrões do Linux pode deixar de existir no futuro. Descompacte todos os arquivos para um diretório em seu computador.

Para enviar os arquivos conecte-se ao FTP de seu site utilizando seu software preferido. Se ainda não tiver um simples e funcional é o FileZilla. O acesso ao FTP pode ser feito no nome de seu site como servidor, seu login e senha de FTP que são os mesmos do cPanel.

No software de FTP no servidor você deve acessar o diretório public_html – onde seu site ficará. Verifique também que o pacote do WordPress que fez download possui um diretório chamado wordpress. Você não deve enviar o diretório e seu conteúdo, mas deve entrar no diretório e depois enviar todo o conteúdo que está dentro deste diretório.

Enviados os arquivos acesse o endereço de seu site no navegador – se os arquivos estiverem OK você será levado para a tela de configuração do WordPress.

Na tela de configuração será perguntado o nome do banco de dados MySQL, usuário e senha (utilize o que criou nos passos iniciais). Também deverá dar um nome para o início das tabelas. Não é obrigatório, mas o padrão é wp_ . Nesta tela você também deverá entrar com o login e senha de administrador do WordPress – guarde estas informações com segurança.

Tudo certo, finalizado, agora é só testar.

Para acessar seu site abra o endereço de seu site em seu navegador, deve aparecer o WordPress padrão.

Para acessar o painel de administração utilize o diretório /wp-admin. Se seu site se chamar meusite.com acesse http://meusite.com/wp-admin. Neste artigo explicamos o processo de login e recuperação de senha no WordPress.

Caso prefira, a instalação também pode ser feita pelo instalador automático, conforme mostra o vídeo:

Fonte: http://codex.wordpress.org/Using_cPanel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat