O que é Hospedagem de Site?

Provavelmente você já se questionou sobre o que é hospedagem de site? Sempre que você deseja criar um site, uma aplicação web ou até mesmo apenas manter um domínio de e-mail, você se depara exatamente com a necessidade de ter uma hospedagem. Nesse tutorial vamos explicar de uma forma bem simples e direta tudo que você precisa saber para entender o que é a Hospedagem. Portanto, veremos os seguintes tópicos:

O que é hospedagem de site?

Uma hospedagem nada mais é que um ambiente totalmente configurado para guardar os seus arquivos e disponibiliza-los na web. Ou seja, é um servidor ou partições dele capaz de manter todas suas aplicações online.

Dessa forma, ao criarmos um site, na verdade, estamos falando de um conjunto de arquivos (como, por exemplo, arquivos HTML, CSS, PHP entre outros). Porém, todos esses arquivos precisam ser acessados, portanto, precisam estar presentes em um determinado local. Esse local é o que chamamos de Servidor. Um servidor, na verdade, é um computador físico otimizado para a armazenagem e tráfego de arquivos e aplicações envolvendo a web, como, por exemplo, um site. Obviamente, este computador se mantém sempre ligado para garantir que seu site ou aplicação esteja online 24 horas.

Mas, é claro que nem todo site ou aplicação necessita de uma máquina completa, portanto, esse servidor pode dividir-se em partições menores. Dessa forma o servidor poderá ser utilizado e compartilhado por diversas pessoas. A hospedagem então, nada mais é que o aluguel de uma partição desse servidor. Por isso existem diversos planos de hospedagem, desde planos mais simples, como também a planos mais complexos e completos, cada uma para atender a necessidade do cliente.

Porém, além de contratar um serviço de hospedagem, você também necessita de um nome de domínio

Portanto, seu provedor de hospedagem é responsável por manter o seu site ou aplicação no ar, assim como também proteger de ataques maliciosos, e transferir o conteúdo do servidor até o navegador dos visitantes que acessarem a partir do seu nome de domínio.

Diferença entre domínio e hospedagem

Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de site, vamos entender então um pouco sobre o conceito de domínio.

O que é um domínio?

Um domínio nada mais é que o endereço do seu site na internet. Ou seja, é a URL pela qual outras pessoas poderão ter acesso a sua aplicação na web. Inclusive te permitir ter um e-mail de domínio próprio, personalizado.

Um domínio é composto por uma sequência de números de IP. Porém, para facilitar a memorização dele, utilizamos um nome de domínio. Ou seja, transformamos um endereço numérico em um nome de melhor memorização,  como, por exemplo, o registro do domínio: meudominio. Além disso, um domínio possui uma extensão TLD que é a terminação do seu nome virtual, como, por exemplo, o .com.br. Dessa forma, ao digitarmos a URL www.meudominio.com.br estaremos então acessando toda a aplicação web disponível no servidor que estiver comportando este domínio.

Observe também que os domínios são únicos, portanto, é impossível que duas pessoas utilizem o mesmo domínio. Você poderia encontrar dois sites que use o mesmo nome de domínio, porém com extensões diferentes. Também é possível encontrar páginas que utilizam mais que um domínio. Contudo, nunca encontrará dois sites diferentes utilizando o mesmo domínio e a mesma extensão.

A relação entre o domínio, a hospedagem e seu site ou aplicação web

Já sabemos então que a hospedagem é onde ficam armazenados todos os arquivos do seu site, e-mail ou outras aplicações web. Dessa forma, garante que seu site fique no ar 24 horas. Já um domínio, como explicado inicialmente neste artigo, nada mais é que o endereço do seu site na internet. Ou seja, é a URL pela qual outras pessoas poderão ter acesso a sua aplicação na web.

Portanto, quando um usuário digita o seu domínio na URL, ele vai estar fazendo uma requisição ao servidor de hospedagem, que será responsável por responder, ou seja, renderizar no navegador o conteúdo disponível, como, por exemplo, o seu site.

Portanto, para poder utilizar adequadamente um domínio, tanto para criação de páginas profissionais quanto para utilizar e-mail personalizado, entre outros, você precisará adquirir um plano de hospedagem.

Podemos fazer uma comparação com o nosso dia a dia: A hospedagem de site é como se fosse uma casa, já o domínio é como se fosse o endereço desta casa. Portanto, dentro da casa, haverá todo o conteúdo (como um site) hospedado. Ao adentrar no endereço (domínio) você terá acesso a esse conteúdo.

Os diferentes tipos de hospedagem de site

Como explicado anteriormente, existem diversos planos de hospedagem que variam de acordo com o provedor e também com a necessidade do usuário. Porém, além dos planos, temos também que entender que existem diferentes tipos de hospedagem de site, justamente para atender desde usuários com necessidades mais simples até usuários com necessidades complexas.

Portanto, é comum encontrar diversos tipos de hospedagem, dentre eles, os mais utilizados e conhecidos são:

  • Hospedagem de sites Compartilhada;
  • Servidor VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado);
  • Servidor de Hospedagem Dedicado;
  • Hospedagem Cloud (hospedagem na nuvem)

Vamos então entender um pouco sobre cada um deles.

O que é uma Hospedagem Compartilhada

Uma hospedagem compartilhada, na verdade, representa um Servidor físico de grande porte que é separado em diversas partições. Sendo assim, ao contratar um plano de hospedagem compartilhada, você estará compartilhando do mesmo servidor que outros usuários. Cada cliente contrata um plano de hospedagem compartilhada e detêm um pedaço deste mesmo servidor. Ou seja, os sites dividem os recursos de CPU e memória. Porém, cada cliente possui seu próprio painel de controle, e tem seus dados protegidos e isolados dos demais clientes.

As vantagens de ter uma hospedagem de site compartilhada são diversas:

  • Costumam ter os preços mais acessíveis do mercado;
  • O servidor já vem pré-configurado;
  • Costumam possuir um Painel de controle simples e intuitivo, onde não é necessário muito conhecimento técnico;
  • Tanto a manutenção quanto a administração dos servidores são feitas pelo provedor de hospedagem;
  • Este tipo de servidor possui uma segurança bastante alta e robusta, contra invasões e ataques na internet.

Dentre as desvantagens, listamos:

  • Para usuários mais avançados, ele não oferece praticamente nenhum controle sobre as configurações do servidor;
  • Existem limitações físicas e técnicas maiores que os demais tipos de hospedagem;
  • O desempenho dos outros sites pertencentes ao mesmo servidor pode afetar também ao desempenho do seu (por exemplo, picos de tráfegos em outros sites, pode deixar que o seu site fique mais lento).

Porém, ainda assim, essa é o tipo de hospedagem mais utilizada e também mais recomendada principalmente para iniciantes. Atende perfeitamente aos usuários que pretendem criar um site, criar um blog, ou até mesmo pequenos portais. Bastante recomendada para pequenos negócios virtuais que ainda não possuem a necessidade de recursos avançados e mantém uma quantidade baixa ou média de tráfego.

O que é uma Hospedagem VPS (Virtual Private Server)

A hospedagem de sites do tipo VPS continua sendo uma hospedagem que compartilhar de um mesmo servidor com outros usuários. O VPS (Virtual Private Server) funciona através da virtualização. Esta técnica permite criar ambientes virtuais privados a partir de um servidor físico. Portanto, diferente da hospedagem compartilhada, no VPS, o provedor de hospedagem aloca um partição do servidor exclusivamente dedicada para você, incluindo recursos como processamento, memória e espaço em disco.

Um servidor VPS costuma ser equivalente a ter seu próprio servidor completo, lhe permitindo ir mais além do que uma hospedagem de site compartilhada. Além de possuir muitos mais recursos e liberdade nas configurações do servidor, além de possuir também um IP Dedicado.

Dentre as principais vantagens desse tipo de hospedagem de site estão:

  • Espaço no servidor completamente dedicado a você;
  • O desempenhos dos outros sites pertencentes ao mesmo servidor não afeta ao desempenho do seu;
  • Possui fácil escalabilidade e é bastante customizável;
  • Acesso root ao servidor e IP dedicado.

Como desvantagem, temos:

  • O valor costuma ser maior que os valores de uma hospedagem compartilhada;
  • É necessário conhecimento técnico para gerenciamento do servidor.

Um servidor VPS pode ser uma excelente solução para negócios em expansão, e lhe permite estar trabalhando em um ambiente próprio. Dessa forma é muito recomendado tanto para negócios que já possuem uma quantidade maior de tráfego quanto para desenvolvedores e agências que necessitam de um ambiente próprio.

O que é um Servidor de Hospedagem Dedicado

Diferentemente dos anteriores, a Hospedagem de site do tipo Servidor dedicado, representa que você possui o seu próprio servidor físico, exclusivamente e completamente para você. Nenhuma partição deste servidor físico será utilizada por outros, que não você mesmo.

Portanto, a hospedagem dedica lhe proporciona uma autonomia e flexibilidade incrível, podendo configurar seu servidor como preferir, assim como escolher os softwares que deseja utilizar, o sistema operacional, e ainda configurar o ambiente de hospedagem conforme suas necessidades.

Alugar um servidor dedicado, é como ter a mesma potência de possuir seu próprio servidor, porém com a vantagem de ter o suporte do provedor.

Por oferecer um sistema físico completo, com ambiente exclusivo, escalável e muito estável, a infraestrutura de um servidor dedicado é mais cara que a de um Servidor VPS, e consequentemente que a hospedagem compartilhada.

Este tipo de hospedagem é recomendada para aplicações de grande porte, que necessitem de maiores recursos.

Dentre as vantagens, temos:

  • Total controle sobre as configurações do servidor;
  • ambiente altamente confiável (pois o servidor é exclusivo a você, sem compartilhar com mais ninguém);
  • Acesso root e IP dedicado;
  • Maior segurança.

Porém, as desvantagens são:

  • Possuem um custo elevado em relação aos demais tipos de hospedagens aqui citadas;
  • é necessário um conhecimento técnico maior para o gerenciamento do servidor.

Hospedagem de site Cloud (hospedagem na nuvem)

A hospedagem de site na nuvem, também conhecida como hospedagem cloud, funciona através de técnicas onde diversos servidores virtuais diferentes são interligados entre si, aumentando a capacidade de armazenamento e processamento.

Dessa forma, entenda a hospedagem cloud, na nuvem, como um rede de computadores interconectados. Portanto, à medida que mais máquinas estão conectadas a esta rede, mais recursos são adicionados à nuvem.

Portanto, dessa forma, ao invés de acessar um servidor individual, o seu site ou aplicação pode trabalhar a partir de um cluster que utiliza os recursos de um pool. Ou seja, caso haja alguma falha no meio do caminho, um outro servidor estará mantendo as páginas rodando da forma correta, mantendo seu site no ar. Isso garante que seu site tenha um altíssimo uptime, ou seja, a chance de seu site ficar fora do ar, são quase nulas.

Dentre as principais vantagens desse tipo de hospedagem de site temos:

  • Alto Uptime, ou seja, as chances de seu site ficar offline é mínima, quase nula;
  • Falhas de servidor não afetam no seu site;
  • é mais escalável que um VPS;
  • Fornecimento de recursos de acordo com a demanda.

Porém, dentre as desvantagens temos:

  • ainda há diferenças para estimar os custos;
  • geralmente, não é fornecido acesso root.

Quanto custa a hospedagem de site?

O custo para a hospedagem de site varia conforme o provedor que você escolhe, além do tipo e também dos planos de hospedagem. Portanto, não podemos dizer um custo específico, varia conforme suas necessidades e conforme os provedores.

Na HomeHost você encontra diversos planos de hospedagem para você escolher a que melhor atende a suas necessidades a partir de R$4,70 mensal no Plano Start. E aproveite, pois, a partir do plano básico anual ou bianual você recebe a primeira anuidade do seu registro domínio totalmente grátis! Porém, caso, ainda assim, queira contratar o plano mensal, você ainda pode registrar seu domínio com a primeira anuidade por apenas R$1,99!

Planos de hospedagem da homehost

E além dos planos de hospedagem compartilhada, conforme a imagem acima, você também pode estar verificando outros tipos de hospedagem que oferecemos, como nossos planos para Hospedagem em Servidor VPS  e também nossos planos de revenda de hospedagem.

Painel de controle cPanel

Um painel de controle em uma Hospedagem nada mais é que uma ferramenta que disponibiliza recursos para você estar interagindo com seu servidor. É comum que a maioria dos provedores de hospedagem já entreguem um painel de controle para que você possa estar operando com seu site ou aplicações. Dentre os painéis mais utilizados e conhecidos, está o cPanel, um painel de controle bem simples e intuitivo.

Com o cPanel, você pode acessar diversas funcionalidades do servidor de forma rápida e simples. É um painel que, apesar de oferecer recursos avançados, também é muito simples de ser utilizados por iniciantes. Ou seja, não é necessário possuir conhecimentos avançados para conseguir fazer boa parte das alterações através dele.

Painel de Hospedagem de site cPanel

A interface do cPanel é bem objetiva e direta. Logo que você acessar, já terá todos os recursos disponíveis a sua frente, indo direto ao ponto.

Através do Painel de Controle de Hospedagem de Sites como o cPanel, você pode estar gerenciando todo o servidor, gerenciamento de domínios, de contas FTP, de contas de e-mail e outros, administrar bancos de dados, instalar facilmente ferramentas como WordPress, lojas virtuais, e muito mais.

Portanto, o cPanel é um dos painéis mais indicados para quem busca praticidade e acessibilidades aos recursos de gerenciamento do servidor, além de ser muito útil tanto para usuários iniciantes quanto para usuários avançados.

O que é hospedagem de site com loja virtual?

Apesar de algumas pessoas acharem que uma loja virtual possui uma forma diferente de estar disponível na internet, esse é um engano. Uma hospedagem de site com loja virtual nada mais é que uma hospedagem normal, porém os arquivos introduzidos dentro dele são de um site contendo uma loja virtual. Além disso, é importante estar atento aos recursos que sua hospedagem oferece, pois, as plataformas de loja virtuais costumam demandar de recursos mais avançados, principalmente se tratando de processamento, espaço em disco e banco de dados mais robustos.

Dentre as formas de construção de sites de lojas virtuais, existem diversas técnicas utilizadas assim como também alguns construtores que já trazem recursos prontos, como, por exemplo, o Magento e o WooCommerce.

Magento

O Magento é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que permite que qualquer usuário crie, desenvolva e lance a sua própria loja online. Portanto, o Magento é um plataforma de e-commerce (comércio eletrônico). Desenvolvida na linguagem de programação PHP e com banco de dados em MySQL. A plataforma é muito conhecida e uma das mais utilizadas dentre as lojas virtuais no mundo inteiro. É uma plataforma distribuída livremente no site da empresa, e possui uma comunidade muito grande ao redor do mundo.

O Magento é uma plataforma open source, ou seja, possui seu código aberto, de forma que um desenvolvedor possa explorar, alterar funções ou ainda desenvolver novas funções para o sistema. Portanto, com conhecimentos sólidos de programação, é possível estar customizando a plataforma da forma que você melhor preferir.

Painel de Controle do Magento
Painel de Controle do Magento

WooCommerce

Diferentemente do Magento, o WooCommerce é um plugin disponibilizado para a plataforma WordPress. Também é open source, o seja, de código aberto, e gratuito. Através deste plugin é possível criar sua loja virtual em WordPress de forma fácil e intuitiva.

A integração com o WordPress é excelente, e dessa forma, você consegue criar sua loja virtual e também um blog no mesmo ambiente, além de poder instalar outros plugins de interação, segurança e desempenho com facilidade.

Também está entre as ferramentas mais utilizadas para a construção de lojas virtuais no mundo e possui uma comunidade gigantesca. Além disso, possuí uma série de temas já distribuídos, personalizados e otimizados para a criação de lojas virtuais, facilitando muito a criação da sua loja virtual.

Por possuir código aberto, assim com o próprio WordPress, desenvolvedores podem estar alterando e modificando o código, personalizando da forma que preferirem e necessitarem.

Qual a melhor hospedagem de site para mim?

Após a leitura de todos os tópicos anteriores, fica claro que para escolher a melhor hospedagem de site para você é necessário primeiro compreender as necessidades do seu site. Além disso, você terá que escolher entre o provedor de hospedagem, o tipo de hospedagem e por fim o plano de hospedagem que se adéque ao seu perfil.

A HomeHost é um provedor de hospedagem que já conta com 15 anos de mercado. Somos uma empresa Brasileira, com o suporte técnico totalmente nativo e em Português. A HomeHost tem datacenter próprio, ou seja, tem o controle total de seus servidores. Outras empresas terceirizam os seus servidores, tirando segurança e privacidade de seus clientes. A HomeHost conhece a hospedagem cPanel como ninguém. E além de tudo isso, oferecemos planos de hospedagem de sites barata a partir de R$ 4,70 mensais (Plano Start Bianual). Para ser a melhor hospedagem de site, a HomeHost une um preço justo a um atendimento qualificado! Portanto, não há dúvidas que oferecemos um serviço de altíssima qualidade.

Contudo, ainda assim, o mais recomendado é que você sempre entre em contato com os provedores que está interessado, à fim de tirar dúvidas e encontrar com o qual você mais se identifique e que ofereça o serviço mais adequado as suas necessidades.

Já para a escolha do tipo de hospedagem, seguem algumas dicas e recomendações:

Hospedagem para pequenos e médios empreendimentos

Se seu site, blog ou aplicação não necessita de recursos de processamento alto, além de ter um trafego mensal de até 50 mil visitas, uma hospedagem compartilhada conseguirá suprir perfeitamente suas necessidades.

Conforme seu for crescendo, utilizando mais recursos de imagens e vídeos, além de outros funções, pode ser necessário ir ampliando o seu plano.

Quando se trata de negócios, pode ser necessário utilizar de outros recursos, como e-mail marketing entre outros, portanto, o plano deve ser analisado conforme a necessidade.

Hospedagem para médios empreendimentos, agências e Desenvolvedores

Apesar de uma hospedagem compartilhada conseguir atender boa parte dos casos de médios empreendimentos, é importante verificar o porte e a quantidade de trafego que seu site recebe. Portanto, para um médio empreendimento, pode ser mais indicado seria estar adquirindo uma plano de hospedagem VPS ou Hospedagem Cloud. Principalmente quando se lida com diversos recursos multimídia e possui um trafego mensal acima de 50mil visitantes por mês. Mais uma vez, a escolha do plano em si, varia das suas necessidades. Ainda é possível que um médio empreendimento venha a necessitar de algo maior e mais específico, nesse caso, a indicação é um plano de Hospedagem de Servidor Dedicado.

As hospedagens do tipo VPS e Cloud também são altamente recomendadas para agências de desenvolvedores, pois os mesmos geralmente precisam estar gerenciando os sites de seus clientes. Além disso, garante um ambiente próprio para o mesmo utilizar, fazer testes, criar ambientes, entre outros.

Em alguns casos, é até mais interessante e mais em conta estar adquirindo planos de Revenda de Hospedagem.

Hospedagem para Grandes Empreendimentos

Para grandes empreendimentos, não há dúvida, que o mais recomendado é possuir um servidor dedicado. Porém, a depender do porte, um VPS dos planos mais elevados pode suprir bem as necessidades. Quando se trata de grande empreendimentos, as necessidades são muito variáveis, portanto um conhecimento técnico mais avançado assim como uma análise completa das necessidades do empreendimento é mais que necessário, antes de decidir pelo plano a contratar. Indicamos que essa análise seja feita por profissionais do setor.

Considerações Finais

A hospedagem de sites é algo muito importante de se escolher, assim como o domínio. Portanto, as vezes é necessário ter um custo maior, para obter um retorno melhor. São casos que devem ser bem estudados, pensando no seu objetivo, na sua realidade e necessidades. Além disso, nada impede de você estar migrando de um plano para outro, conforme suas necessidades vão aumentando. Portanto, apesar de parecer algo complexo, com a leitura desse artigo, acreditamos que você não encontrará mais problemas para decidir qual hospedagem escolher! E caso ainda assim, venham a ter dúvidas, entrem em contato com o suporte do provedor ao qual estão interessados.

Para ser a melhor hospedagem de site, a HomeHost une um preço justo a um atendimento qualificado! Portanto, não há dúvidas que oferecemos um serviço de altíssima qualidade. Aproveite e veja nossos planos!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!