Como migrar do Blogger para o WordPress

Está pensando em migrar do Blogger para o WordPress mas não sabe nem por onde começar? Pois fique sabendo que é mais simples do que parece! Nesse tutorial você vai aprender como migrar todo o seu conteúdo do Blogger para o WordPress de forma rápida e simples!

O WordPress é uma das melhores e o mais popular CMS para Blogs no mundo. Com ele você consegue montar blogs profissionais e ainda personalizar da forma que quiser! Atualmente, ele é tão poderoso que não é usado apenas para blogs, mas também para sites e até mesmo sistemas de E-Commerce. As vantagens de utilizar o WordPress são muitas, e ele consegue ser superior ao Blogger em vários aspectos.

E se você ainda está no Blogger, mas deseja profissionalizar o seu blog torna-lo mais eficiente, a melhor escolha é justamente migrar para a o WordPress! A Homehost oferece diversos planos de Hospedagem otimizados para o uso do WordPress, então não perca tempo e venha colocar seu blog WordPress no Ar!

Neste tutorial vamos lhe ensinar o passo a passo para você migrar as publicações do seu Blogger para o WordPress. Além disso, você ainda aprenderá como criar um redirecionamento do Blogger para a seu novo Domínio no WordPress! Ou seja, você irá redirecionar todo o seu tráfego do Blogger direto para o seu novo site em WordPress e não perderá os seus antigos leitores! E não importa se você está iniciando ou se já tem conhecimento, seguindo o passo a passo você com certeza conseguirá migrar suas publicações!

Migrando o seu Site do Blogger para o WordPress

Migrar o conteúdo do seu Site do Blogger para o WordPress é bem simples e rápido. Dividimos em duas etapas. Inicialmente iremos baixar o conteúdo do Blogger. Em seguida, vamos então migrar o conteúdo baixado do Blogger para dentro do WordPress!

1º Passo – Baixar o Conteúdo do Blogger

Inicialmente, faça o login na sua conta do Blogger, o serviço de Blogs da Google! Após fazer o login no Blogger, localize na barra lateral do painel administrativo a opção “Configurações” e clique nela.

Acessando as Configurações do Blogger

Após acessar a página de configurações, role a página até encontrar as opções de “Gerenciar blog“. Selecione então a opção “Fazer backup do conteúdo“.

Baixar Conteúdo do Blogger

Após isso, clique na opção “Fazer Download“.

Download do Conteúdo do Blogger

Logo após você clicar, será iniciado o download de um arquivo do tipo “.xml“. Esse arquivo contém todo o conteúdo atual do Blogger. Portanto, salve-o pois você utilizará em seguida.

2º Passo – Importando o Conteúdo para o WordPress

Para migrar completamente o conteúdo do Blogger para o WordPress, será necessário importar o conteúdo baixado no passo anterior para o WordPress. É importante que você já tenha instalado o WordPress em seu servidor. Você pode baixar a plataforma em “www.wordpress.org

Portanto, acesse o painel de administração do seu WordPress. Na barra lateral do painel, localize a opção “Ferramentas” e selecione a opção “Importar”.

Importar o conteúdo para o WordPress para Migrar do Blogger para o WordPress

Posteriormente, você precisa localizar a opção de Importar do Blogger, e em seguida basta clicar em “instalar agora“.

Instalar a Ferrmenta de Importação do Blogger no WordPress

Após a instalação, clique na opção “Rodar Importador“.

Rodar Importador para Migrar do Blogger para o WordPress

Na tela seguinte, basta clicar na opção de Escolher Arquivo, em seguida selecione o arquivo XML que foi baixado do Blogger, no passo anterior. Por fim basta clicar em “Carregar arquivo e Importar“!

Pronto! Você acaba de migrar do Blogger para o WordPress!

Redirecionando o seu Site do Blogger para o WordPress

Ao migrar do Blogger para o WordPress, muito provavelmente você estará saindo do domínio “blogger.com” (ou algo parecido) e passando para um domínio próprio. Se você não fizer nenhum tipo de redirecionamento, o público antigo do seu blog pode continuar acessando o seu Blogger, ao invés de acessar o seu novo domínio. Portanto, é muito importante que você redirecione todos os acessos do Blogger para o WordPress. Dessa forma, você manterá o seu publico! Além disso, realizando o redirecionamento correto, você ainda consegue aproveitar a relevância alcançada no seu Blogger e “transferir” para o novo domínio em WordPress! Ou seja, todo seu trabalho de SEO não terá sido em vão!

1º Passo – Obtendo o código de redirecionamento com Plugin no WordPress

Após já ter terminado de migrar o Blogger para o WordPress, acesse novamente o seu painel administrativo do WordPress. Posteriormente, instale o plugin “Blogger to WordPress“. Esse é um plugin gratuito que irá auxiliar a realizar o redirecionamento do Blogger para o WordPress de forma bem simples!

Plugin Blogger para WordPress

Instale e ative o plugin em seu WordPress. Posteriormente, localize na barra lateral a opção “Ferramentas” e selecione “Redirecionamento do Blogger para o WordPress” ou “Blogger to WordPress Redirection“.

Redirecionamento do Blogger para WordPress

Na página seguinte, clique na opção “Start Configuration“.

Clique no Botão Start Configuration

Em seguida, aparecerá uma lista de blogs, de onde você importou o conteúdo do Blogger. Clique em “get code” ao lado do endereço do blog correto e copie o código.

Clique no Botão Get Code para obter o código HTML

2º Passo – Redirecionando do Blogger para o WordPress

Agora, retorne para o painel administrativo do Blogger. Para poder realizar o redirecionamento você precisará inserir o código obtido anteriormente diretamente no template do blogger.

Portanto, na barra lateral selecione a opção “Tema“.

Selecionando o Tema do Blogger

Em seguida, clique sobre a setinha do botão “Personalizar

Personalizar o Tema do Blogger

Agora selecione a opção “Alternar para o tema clássico de primeira geração“.

Alterne para o tema clássico de primeira Geração

Assim que a página recarregar, aparecerá um novo botão, clique em “Editar HTML“.

Clique no Botão Editar HTML

Nesta nova página, aparecerá um código de HTML completo, como no exemplo da imagem abaixo.

HTML do tema do Blogger

Basta então selecionar tudo (você pode usar o atalho cmd+a ou ctrl+a no código) e substituir pelo código que você copiou no passo 1. Em seguida, basta clicar no botão de “salvar“.

Salve o HTML do Blogger

Após finalizar essa etapa, você já concluiu o redirecionamento do seu Blogger para o WordPress. Porém, se ainda estiver com dúvida, reinicie o navegador e tente acessar o link do seu site do Blogger. Se tudo ocorreu corretamente, então você será redirecionado para o seu novo domínio com o site do WordPress, ao invés do antigo Blogger.

O que fazer após migrar do Blogger para o WordPress?

Se você seguiu todo o passo a passo até aqui, então você já conseguiu migrar o conteúdo do seu site do Blogger para o WordPress.

Porém, observe que você migrou apenas o conteúdo do seu Blogger, portanto, o layout do seu site estará conforme o do WordPress. Então, agora é o momento de você trabalhar no layout do seu WordPress, aproveite as diversas opções de temas oferecidos! No WordPress você pode customizar tudo: por exemplo, fontes, cores, imagens, ícone do site, etc. Você também pode criar seu próprio tema ou ainda utilizar um page Builder para personalizar da forma que preferir!

Também é muito importante cuidar da segurança do seu site WordPress! Dê uma conferida em alguns artigos em que ensinamos a você utilizar o Wordfence, um dos melhores Plugins de Segurança para o WordPress! Aprenda também como você pode moderar comentários e usuários no seu WordPress.

Além disso, o WordPress é um dos melhores CMS quando se trata de SEO! Então use a abuse de técnicas de SEO para ranquear o seu site nos principais Buscadores!

Enfim. Agora você já sabe tudo o que precisa fazer para migrar o seu site do Blogger para o WordPress. Portanto, está mais do que preparado para profissionalizar, otimizar e personalizar o seu blog! Aproveite todo o conteúdo que possuímos aqui no Blog da HomeHost e não deixe de conferir os nossos planos de Hospedagens com servidores otimizados para o WordPress!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!