Permissões de arquivos: Configurando CHMOD usando cPanel

A configuração de permissões de arquivos e pastas (equivalente ao chmod no Linux) é uma dúvida muito comum ao instalar scripts e aplicações. Através do cPanel é bastante simples realizar esta configuração, para podermos dar permissões de escrita, leitura e execução em nosso site.

O CHMOD (Linux) é um comando que diz ao servidor quem pode ter acesso a determinado arquivo ou pasta. Iremos explicar o processo de configuração de permissões de forma mais simplificada para planos de hospedagem neste artigo.

Caso seu painel de controle seja o DirectAdmin, recomendamos este artigo sobre como alterar permissões no DirectAdmin.

O primeiro passo é acessar o painel de controle cPanel, através do link http://dominio-do-site.com:2082 . Substitua dominio-do-site.com pelo endereço do seu site.

Dentro do cPanel, clique na opção Gerenciador de arquivos, que fica dentro da aba Arquivos.

permissoes de arquivos chmod 1

Dentro do gerenciador de arquivos, localize a pasta onde estão os arquivos que você deseja dar o CHMOD (permissões). Vamos acessar a pasta public_html, aonde fica a raiz do site.

permissoes de arquivos chmod 2

Na coluna marcada em vermelho, você pode ver as permissões atuais de cada arquivo ou pasta.

permissoes de arquivos chmod 7

Dentro da pasta public_html, está o conteúdo raiz do seu site. Supondo que seu objetivo seja fazer um chmod (dar permissões) ao arquivo3.php , clique com o botão direito do mouse sobre ele. Você também pode selecionar mais de um arquivo ou pasta de uma única vez. Em seguida, clique sobre a opção Change permissions.

permissoes de arquivos chmod 4

Nesta tela, podemos ver as permissões possíveis para o arquivo selecionado:

permissoes de arquivos chmod 5

Explicando as permissões mais comuns:

Permissão Usuário Grupo Mundo
chmod 644 L / G L L
chmod 755 L / G /E L / E L / E
chmod 777 L / G /E L / G /E L / G /E

Siglas: L = Leitura , G = Gravação e E =Execução

A permissão correta a ser delegada dependerá da aplicação a ser usada. Recomendamos sempre consultar o manual ou a documentação em questão.

As permissões podem ser usadas em modo simbólico (letras) ou em modo octais (números). Por exemplo, para usar em modo simbólico, o comando chmod +x concede permissão de execução.

Após escolher a permissão necessária, basta clicar nas permissões que deseja delegar, e clicar em Change permissions. Esta operação equivale à execução do comando chmod no Linux.

permissoes de arquivos chmod 8

Desta forma as permissões deste arquivo serão alteradas, e já terão efeito.

Chmod no Linux – Alterando permissões pelo terminal SSH

Tais permissões também podem ser alteradas através do acesso via terminal SSH ao servidor linux. O acesso via terminal SSH também se aplica a servidores VPS em linux, onde você tem acesso root (administrador) completo.

Com servidores VPS ou Cloud, é possível alterar grupos e usuários pelo comando chown, caso você tenha acesso root. Os planos de hospedagem de sites dão acesso limitado, somente ao espaço do seu site. Acessando a pasta public_html:

cd public_html

Delegando a permissão 755 ao arquivo3.php:

chmod 755 arquivo3.php

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!