Hospedagem de site: O que é?

Provavelmente, você ouviu falar do termo hospedagem de site referente a estadia em hotéis, pousadas e até no lar de alguém. Mas como você vai aprender neste artigo, a hospedagem de site é bem diferente! Esse serviço fornece armazenamento e garante a disponibilização de um site, fazendo-o trabalhar de forma eficiente, 24h por dia, para todos os usuários ao redor do mundo. Entenda o que é hospedagem de site na internet.

Como a hospedagem de site funciona?

Basicamente, podemos dizer que a hospedagem é o local em que ficam armazenados todos os arquivos do seu site. Fazendo uma analogia, enquanto o domínio é como se fosse o endereço da sua casa, a hospesdagem é a sua casa em si.
Ela funciona como um espaço online onde você guarda tudo o que você apresenta para o seu usuário dentro do seu site.

Tipos de hospedagem para site

Assim como existem vários tipos de estadias para hotéis e pousadas, existem vários tipos de hospedagens e planos para o seu site, conheça todos eles:

Hospedagem compartilhada

É a hospedagem mais comum do mercado, em que você compartilha o mesmo servidor com diversos outros sites. A principal vantagem é o baixo custo dos planos e a fácil configuração do sistema.

Hospedagem dedicada

É equivalente a um hotel só para você. Ele funciona através de um servidor exclusivo para o seu site, atendendo sua demanda de forma exata e personalizada. O controle e o desempenho é altamente maximizado, mas o preço é muito alto e exige uma mão de obra qualificada ao seu dispor.

Hospedagem VPS (Virtual Private Server)

Ele mescla as duas categorias citadas acima, sendo um servidor dedicado segmentado em lotes, e o lote adquirido por você é uma vps. Essa categoria é indicada para quem tem necessidades específicas não atendidas por hospedagens compartilhadas. Contudo, é ideal para quem tem capital disponível para investir em um servidor dedicado.

Hospedagem em Cloud

Uma evolução da vps, pois funciona em dois ou mais servidores. Por exemplo, permite a migração para outros hardwares caso o atual apresente falhas.

Vantagens Homehost com a hospedagem de sites

Por fim, agora que você sabe o que é e como funciona a hospedagem de sites. Agora, conheça todas as nossas vantagens e contrate um plano que atenda a sua necessidade.

– Ativação em até 5 minutos;
– 4 opções de planos, de R$7,90 a R$69,90 por mês;
– Disponibilidade das melhores aplicações para o seu site: WordPress, Joomla, Drupal e Magento;
– Fácil gerenciamento;
– Mais de 3.000 templates prontos, além de guias e artigos de como criar o seu site;
– Ferramentas de e-mail.
– Atendimento 24h todos os dias para suportes técnicos, além do chat e telefone;

Dessa forma, a HomeHost oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas e tem o plano perfeito que cabe no seu bolso. Quer saber mais sobre o nosso serviço de hospedagem?
Conheça nosso site!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!